Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 07 de Julho de 2021 às 20:28

Verso Habitat Criativo, novo hub de inovação de Gramado, será inaugurado ainda em 2021

Maria Julia vivenciou experiências em ambientes de inovação de Portugal e Estados Unidos

Maria Julia vivenciou experiências em ambientes de inovação de Portugal e Estados Unidos


Tiago Lemos/Divulgação/JC
A cidade de Gramado vai ganhar em breve um ambiente de encontro de startups, conexão de empreendedores locais e diálogo com os setores mais tradicionais da economia, de olho na transformação digital das empresas e da cidade.
A cidade de Gramado vai ganhar em breve um ambiente de encontro de startups, conexão de empreendedores locais e diálogo com os setores mais tradicionais da economia, de olho na transformação digital das empresas e da cidade.
É o Verso Habitat Criativo, que ocupará uma área de quase 2 mil m² em pavilhões onde no passado era uma fábrica de esquadrias. O soft opening deve acontecer ainda esse ano, entre setembro e outubro.
A expectativa é ter espaços compartilhados para trabalho e convivência e gerar conexões entre pessoas e organizações. Tudo em consonância com as raízes locais e em um cenário de uma cidade ainda com prevalência de empresas tradicionais e que precisa inovar para gerar novas possibilidades de negócios e atrair os jovens.
“Vamos transformar esse espaço em um ambiente de inovação, que conversará com a cidade e unirá os negócios tradicionais à nova economia”, projeta a idealizadora do projeto, Maria Julia Bezzi. A iniciativa é do Grupo Monte Verde, da sua família, que possui uma série de operações na cidade, como imobiliária, hotel, construtora e incorporadora e gestão de condomínios. O projeto arquitetônico é do Estúdio Dozi.
Maria Julia, que tem 28 anos, morou um tempo fora do Brasil. Fez uma imersão na Singularity University, nos Estados Unidos, e depois, durante um ano e meio, vivenciou uma experiência no ambiente de inovação Startup Lisboa. Lá, era uma das responsáveis por ajudar no gerenciamento das startups que fazem parte do projeto Launch in Lisbon, e conectá-las com os hubs portugueses
Ao retornar ao Brasil, recebeu o desafio da família de ajudar a transformar o negócio da construtora, e da própria cidade natal. “Lisboa é muito parecida com Gramado, uma cidade com muita força no seu turismo e ainda conservadora, mas que está avançando”, explica.
O Verso reúne cerca de 30 salas privadas, que vão desde espaços menores até àqueles capazes de receber empresas âncoras. Também terá salas de reuniões, uma arena e um auditório. Outro foco será a criação de uma área gastronômica diferenciada, que abrigará um café e ilhas de restaurantes com cozinha compartilhada.
Já estão acontecendo conversas com outras iniciativas para eventuais parcerias, como o Gramado Summit, e com empresas que são referência na região, especialmente em Gramado e Canela, que poderão ocupar o ambiente.
Uma iniciativa de Porto Alegre está servindo de referência para o Verso. “O Instituto Caldeira é uma grande inspiração para a gente e esperamos em breve poder fazer uma parceria para recebermos empreendedores de Porto Alegre no nosso espaço e também ter um local na capital para as empresas de Gramado”, revela.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO