Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 20 de Abril de 2021 às 14:05

Una Makers quer atrair hipercriativos para Pelotas

Inspirado no design industrial, prédio já abriga empresas como Nodo, Cluster e DEx01

Inspirado no design industrial, prédio já abriga empresas como Nodo, Cluster e DEx01


Roberta Gewehr/Divulgação/JC
O Una Makers, novo prédio instalado em um bairro planejado aberto, o Una, é a aposta de empreendedores de Pelotas para atrair os hipercriativos para a cidade.
O Una Makers, novo prédio instalado em um bairro planejado aberto, o Una, é a aposta de empreendedores de Pelotas para atrair os hipercriativos para a cidade.
O espaço foi construído pela Idealiza Verticais e da Idealiza Urbanismo, junto com investidores. Com três pavimentos e inspirado no design industrial, já abriga startups e empresas da indústria criativa, como Nodo, Cluster, DEx01, TopWay, entre outras.
“Vimos que seria estratégico para um bairro planejado como o Una, que se propõe a ser futuro de uma cidade, que ele fosse visto pelas pessoas mais criativas e jovens como atrativo”, comenta Fabiano de Marco, sócio e cofundador da Idealiza Urbanismo e da Idealiza Verticais.
São oito salas e uma área comum com vista para o parque, que serve para sediar eventos e confraternizações entre as companhias locadas no Una Makers.
O projeto arquitetônico é de autoria da Ideia1 Arquitetura. Ele foi pensado na melhor forma de explorar a localização. Todas as circulações do projeto externamente, como corredores e escadas abertas, foram distribuídas para que essa vida que passa no parque e nas calçadas do bairro acontecesse em três dimensões no prédio também, tornando a fachada ainda mais ativa. Não existem vagas de estacionamento, e a maioria das pessoas chega até o local de bicicleta ou de carro via aplicativo.
Fabiano de Marco conta que visitou alguns espaços que o inspiraram, como a Acate Primavera, em Santa Catarina. Depois, conheceu o trabalho de Richard Florida que, no livro A Ascensão da Classe Criativa, atribui a prosperidade e resistência a crises da cidade de Austin, no Texas, à criatividade. O pesquisador fez uma análise do que levava algumas cidades a prosperarem mais do que outras, e um dos fatores apontados foi a capacidade de atrair hipercriativos.
E que elementos são capazes de fazer com que essas pessoas queiram morar em um local em detrimento de outros? Cultura, presença de uma vida noturna rica em gastronomia, tolerância à diversidade e questões urbanísticas. “O volume atípico de profissionais hiper criativos proporciona uma economia mais resiliente se compararmos com cidades dependentes da indústria tradicional”, explica.
O empreendedor cita os atrativos já existentes na região, como o fato de Pelotas ser um polo da Metade Sul do Estado, com grande volume de universitários, presença de parque tecnológico e universidades. “Decidimos construir um prédio que só seria locado para startups e hipercriativos e que, para isso, precisaria ter uma linguagem adequada a eles”, relata.
O bairro Una foi planejado com inspiração nos conceitos de Jan Gehl para Novo Urbanismo, de Jane Jacobs para Olhos na Rua e nos de Cidade Criativa, do norte-americano Richard Florida.
Para um dos idealizadores do projeto, o desafio agora para o Una Makers é a cooperação. “Queremos muito poder desenvolver uma relação de simbiose com o poder público municipal e a academia para avançarmos neste projeto”, conta.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO