Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 09 de Abril de 2020 às 14:42

App brasileiro é pioneiro no monitoramento de casos de Covid-19

 Be On foi uma das soluções selecionadas essa semana pelo Start.Health, do Pacto Alegre e da Prefeitura de Porto Alegre

Be On foi uma das soluções selecionadas essa semana pelo Start.Health, do Pacto Alegre e da Prefeitura de Porto Alegre


Be On/Divulgação/JC
Sabe aqueles casos de Covid-19 que às vezes estão próximos de você, como um vizinho do prédio ao lado ou um amigo? Agora eles podem ser comunicados pelo aplicativo Be On e, desta forma, contribuir para a prevenção de mais pessoas.
Sabe aqueles casos de Covid-19 que às vezes estão próximos de você, como um vizinho do prédio ao lado ou um amigo? Agora eles podem ser comunicados pelo aplicativo Be On e, desta forma, contribuir para a prevenção de mais pessoas.
A ferramenta permite ao usuário cadastrado informar situações de indivíduos que estão próximos e que são suspeitos ou portadores do vírus, bem como os casos de óbitos e curas. Ao fazer isso, quem for usuário do app e estiver perto receberá o alerta. “É impressionante o número de pessoas que passa a se cuidar muito mais depois de saber que alguém próximo está com a doença”, explica o CEO do Be On, Gustavo Caleffi. Já fora emitidos 223 alertas do coronavírus no Brasil pelo aplicativo, sendo 65 no Rio Grande do Sul e 37 em Porto Alegre.
Segundo ele, o grande diferencial desta aplicação em relação as que existem no mundo é justamente o fato de os alertas serem georreferenciados. Ou seja, é possível mapear a presença do vírus com precisão geográfica e conectar pessoas para ajuda comunitária. “Diariamente os órgãos de saúde e governamentais nos informam a quantidade de pessoas infectadas, mas não sabemos o quão próximo de nós o vírus pode estar. Esses alertas ajudam a visualizarmos se em nosso bairro ou rua e até mesmo em nosso prédio tem alguém com o vírus”, relata.
Os alertas são anônimos, bem como os usuários são orientados a não colocar o nome da pessoa cujo caso está sendo reportado. “Se alguém fizer isso, uma ferramenta de Inteligência Artificial identifica, nos avisa e retiramos”, explica o empreendedor.
O Be On foi uma das soluções selecionadas essa semana pelo Start.Health, uma iniciativa do Pacto Alegre e da Prefeitura de Porto Alegre para buscar soluções já prontas para ajudar no combate ao Covid-19. O aplicativo existe desde 2018 e foi criado para que as pessoas possam comunicar riscos comunitários, como assaltos, incêndios, acidentes e situações de saúde, climáticas e ambientais.
Já são 47 mil usuários cadastrados que, assim que o registrados, podem comunicar situações para todos que estão a um raio de 1km possam se prevenir. Isso vale, por exemplo, para um porteiro que vê um assalto em frente ao prédio e tem a oportunidade de avisar outras pessoas. Se a pessoa mora em uma área e trabalha distante, por exemplo, pode criar um radar da sua residência e passar a receber os alertas mesmo estando distante.
Desde o dia 14 de março, foi inserido na plataforma o tema do coronavírus. “A mesma inteligência e lógica da plataforma está sendo usada para que possamos monitorar os casos de Covid-19. A nossa missão é preservar vidas”, relata Caleffi. O Be On é gratuito e está disponível para usuários Android e iOS.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO