Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 25 de abril de 2019.
Dia do Contabilista.

Jornal do Comércio

25/04/2019 - 18h01min.
Alterada em 25/04 às 18h06min
COMENTAR | CORRIGIR

IoTA será hub para pesquisa e criação de soluções de Internet das Coisas

Meta é gerar conexão entre estudantes, pesquisadores e empresas

Meta é gerar conexão entre estudantes, pesquisadores e empresas


FIBO/DIVULGAÇÃO/JC
Hub de disseminação de conhecimentos sobre Internet das Coisas (IoT) e de colaboração entre empresas, o IoT Academy (IoTA) será lançado oficialmente no dia seis de maio, na PUC-Campinas. O chefe do Núcleo de IoT do MCTIC, Guilherme de Paula Corrêa, vai falar sobre os planos para essa tecnologia no Brasil.
O IoTA é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da universidade com a Fibo – a primeira startup a se instalar na PUC-Campinas. Players como Konker, Matera e GM7 já aderiram a esse novo ecossistema, que também funcionará como laboratório para alunos e professores.
O espaço conta com uma área de administração, um ambiente para reuniões e a área de operações da IoT Academy, composta de bancadas, estações de trabalho e equipamentos de tecnologia, entre eles sensores de RFID que já fazem parte de um projeto-piloto. Todo complexo, que inclui ainda uma área de convivência e de descompressão, soma cerca de 200m². “Ao abrir suas portas para a iniciativa privada, em um setor de ponta como IoT, a PUC-Campinas mostra uma visão de futuro que haverá de dar bons frutos”, comenta o diretor da Fibo, Alexandre Bueno.
Outro projeto da IoT Academy que está sendo preparado para esse ano é um livro que vai apresentar cases de grandes empresas e instituições que estão liderando a concepção e a implantação de projetos de Internet das Coisas no Brasil, como Bayer, Natura, Claro, HT Micon, Microsoft e Instituto Cesar. A obra é uma iniciativa com a Fibo e do Estúdio Editorial e será lançado em outubro, durante a Futurecom, em São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Patrícia Knebel

Ecossistemas de inovação, tendências globais para os negócios, marketing digital, as tecnologias que são os pilares da transformação digital (como mobilidade, Internet das Coisas e Big Data) e todas as novidades que impactam o comportamento dos consumidores e o futuro das empresas e das cidades estão na coluna Mercado Digital. Estou feliz por você estar aqui.