Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

LIVROS

- Publicada em 18 de Abril de 2019 às 03:00

Surto coletivo sombrio

A execução de 14 mulheres, cinco homens e dois cachorros na baía de Massachusetts, em 1692, todos acusados de bruxaria, que se deu pelo desencadeamento de um surto coletivo sombrio, é inesquecível. O fato se deu em meio às tensões da vida colonial e sob o obscurantismo religioso presente na puritana aldeia de Salem e é, sem dúvida, um dos capítulos mais distópicos do passado norte-americano. A tragédia deve ser sempre lembrada e todos esperam que não se repita.
A execução de 14 mulheres, cinco homens e dois cachorros na baía de Massachusetts, em 1692, todos acusados de bruxaria, que se deu pelo desencadeamento de um surto coletivo sombrio, é inesquecível. O fato se deu em meio às tensões da vida colonial e sob o obscurantismo religioso presente na puritana aldeia de Salem e é, sem dúvida, um dos capítulos mais distópicos do passado norte-americano. A tragédia deve ser sempre lembrada e todos esperam que não se repita.
A feitiçaria se materializou em janeiro, o primeiro enforcamento ocorreu em junho e tudo terminou em setembro. Depois dos julgamentos, fez-se um silêncio crivado de culpa. A partir de tal fato e com base em meticulosas pesquisas históricas, a grande escritora e jornalista norte-americana Stacy Smith, autora do best-seller Cléopatra: uma biografia (Zahar, 2011) e do romance Vera (Mrs. Vladimir Nabokov), que ganhou o Pulitzer em 2000, lançou no Brasil, pela Zahar, As Bruxas (324 páginas, tradução de José Rubens Siqueira. O New York Times o considerou como o primeiro grande livro de não ficção sobre o tema em décadas. Stacy é uma das mais aclamadas autoras norte-americanas da atualidade.
O New York Times não exagerou. O fantástico thriller psicológico, opressivo e forense vai fundo sobre o drama que marcou o século XVII. Intriga, traição e histeria na aldeia deixaram perplexos os habitantes. Vizinhos acusavam vizinhos, maridos acusavam esposas, pais e filhos acusavam perniciosamente uns aos outros. Quem merecia a morte por ter ligação com Satã? Os acusados foram muitos, as testemunhas confundiam seus algozes e, ao fim da histeria, dezenove pessoas foram enforcadas por prática de bruxaria.
Com precisão histórica e prosa vibrante a obra mostra as cores, as texturas e as inquietações daquele tempo. Salas de tribunal, ruas, igrejas, fazendas, tavernas e prisões foram palcos para um emaranhado de encantamento, raiva e tragédia.
Em nossa época de redes sociais, inimigos invisíveis e intolerância às diferenças, esta história indelével faz mais sentido do que nunca. Estão na narrativa, principalmente, as exigências de uma fé rigorosa e as agruras da Nova Inglaterra puritana.
O livro confirma o talento e a fama da autora, que já recebeu os prêmios George Washington Book Prize e o Ambassador Book Award e colabora com a revista The New Yorker e com os jornais The New York Times e Washington Post.

Jornalismo, jornalistas

Dia 7 de abril foi comemorado o Dia do Jornalista. Em 7 de abril de 1831 Dom Pedro I abdicou em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. Em 20 de novembro de 1830 fora assassinado o jornalista Giovanni Libero Badaró, que defendia a liberdade de imprensa, criou o jornal Observador Constitucional e opunha-se à Monarquia reinante no País. A revolta popular contra o assassinato do jornalista foi um dos fatores que levaram Dom Pedro I a abdicar.
A Associação Brasileira de Imprensa - ABI foi fundada em 7 de abril de 1908 e em 1931 instituiu esta mesma data como sendo o Dia do Jornalista. O fato, assim como também Watergate e a queda de Nixon, mostram o grande poder da imprensa livre, que uns chamam de Quarto Poder. Claro que o imenso poder sempre deve estar acompanhado de alta responsabilidade social, amor aos fatos e à verdade (seja ela qual for). Nesse momento de divisões, fake news e quando cada cidadão é seu próprio editor, como previu MacLuhan, mais do que nunca os jornais e os jornalistas devem procurar seguir os pilares do jornalismo, como a liberdade, a pluralidade, a busca da verdade, a objetividade e o desejo de prestar um bom serviço à sociedade.
Qualquer violência a jornais ou jornalistas deve ser denunciada e punida, pois nesse caso é como se a sociedade e seu direito à informação tivessem sido violados. Uns exagerados andam dizendo que com os meios de comunicação atuais os jornalistas seriam dispensáveis. Absurdo. Quem vai fazer o trabalho fundamental de filtrar as notícias, checar as fontes, analisar, comentar, criticar e comentar os fatos? Se alguns jornalistas e jornais exageram ou praticam jornalismo questionável, aí mesmo é que a imprensa é importante para denunciar e criticar a própria atividade.
Jornalistas não devem se considerar heróis, papais sabe-tudo e devem deixar a arrogância de lado, até pelo respeito à democracia e ao público. Antigamente jornal e jornalista não eram notícia. Hoje alguns entrevistadores querem superar o entrevistado e muitos praticam com exagero o tenebroso shownalismo. Evidente que hoje, em tempos de tantas divisões, brigas, egos oceânicos, vaidades e histerias de porte amazônico, mais do que nunca é difícil ser jornalista e praticar bem a profissão. Mas é preciso ter fé e esperança, ouvir os quinze lados envolvidos, pesquisar as montanhas de informações das mídias eletrônicas e fazer o melhor possível. Elogiar na segunda-feira, criticar na terça, ficar quieto na quarta e procurar distribuir com equilíbrio elogios e críticas a tudo e todos pode ser um bom caminho.
Jornalista não precisa ser sempre do contra ou sempre a favor e, na medida do possível, não deve trabalhar limitado por crenças religiosas, partidárias, ideológicas ou outras. Quanto mais liberdade melhor, embora a gente saiba muito bem que as pessoas adoram jornalistas que falam bem delas e odeiam os que as criticam. Faz parte, demasiado humano. Às vezes, The price of sucess is the press... Lady Diana, por exemplo, adorava brincar de gato e rato com os jornalistas, e o público curtia.
 

Lançamentos

  • Minha aldeia, o mundo (wwLivros, 264 páginas), do contabilista, contista e cronista Adilar Signori, coletânea de crônicas, marca sua estreia em livro individual. Ele tem 62 prêmios literários e participou de 45 antologias. Seus 56 textos tratam de recuperar o tempo em sua aldeia universal, a Roca Sales na beira do Vale do Taquari, com sensibilidade e afeto.
  • Revista BBM (publicação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo, número 1), editada por Plínio Martins Filho, traz textos sobre viajantes, sociabilidade feminina na Porto Alegre dos anos 1920, gralhas em Machado de Assis, Biblioteca Mindlin e as publicações da BBM.
  • Linha de chegada - O poder do hábito e da disciplina para conquistar suas metas (Editora Linha de Chegada, 134 páginas), da jornalista Cristiane Moraes, da psicanalista Márcia Tolotti e do treinador e ultramaratonista Marialdo Rodrigues, trata de corridas, corredores, técnicas e da crença no trabalho com dedicação.
 

A propósito...

Modestamente, dentro das minhas milhares de limitações, sempre me inspirei em dois grandes jornalistas: Paulo Fontoura Gastal e Danilo Ucha. Eles respeitavam os nomes consagrados, os novos, os rio-grandenses, os brasileiros e os estrangeiros. Sempre foram democráticos, plurais e trabalharam com carinho e competência para a sociedade. Foram profissionais-modelos na área da cultura e Danilo, também na economia e na política. Sempre lembro deles e talvez por essas coisas essa coluna Livros este ano completa 25 anos de publicação ininterrupta. Andam até me chamando até de decano... bom, mas decano duro (nos princípios...), mas sem perder a ternura jamais... Obrigado, queridos leitores!