Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 11 de março de 2019.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Márcia Christofoli

Intervalo

Edição impressa de 11/03/2019. Alterada em 11/03 às 01h00min

E o ano começa...

Aquela velha frase de que "o ano só começa depois do Carnaval" pode começar a valer exatamente hoje. Será? Há quem diga que quem assim pensa, está há mais de 60 dias atrasado. Também, pudera! O mercado publicitário vem aquecendo seus motores desde os primeiros dias de janeiro, como há muito não se via acontecer, ou seja, em ritmo acelerado. E não apenas projetos sendo retomados, o que se vê (ou se ouve) é que novos negócios estão surgindo, contratos renovados ou fechados como novidades mesmo. Os anos ímpares costumam ser mais movimentados, pois não há interferência de eventos políticos ou esportivos de grande impacto. Se alguém ainda não reparou nesse aquecimento, é hora de abrir mais os olhos...

Crescendo aos poucos

A compra de espaços em mídia nos meios e veículos apresentou crescimento de 10% em 2018, conforme a Kantar Ibope Media. Em relação a 2017, o comércio foi responsável por 18% do valor publicitário bruto e também foi o setor que mais movimentou a compra, com variação 15% superior ao ano anterior. De acordo com os números apresentados, novos anunciantes tiveram uma participação expressiva no último período, e os eventos que se destacaram para alavancar estes percentuais foram a Black Friday, em novembro, e a Copa do Mundo, que aconteceu entre junho e julho e impactou o setor ao longo de todo o semestre.

Parceiros

Influenciadores digitais recebem qualificação da RSbloggers

Influenciadores digitais recebem qualificação da RSbloggers


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O projeto Influencers Academy, realizado pela agência de comunicação e marketing de influência RSbloggers, está com inscrições abertas. Com o objetivo de capacitar influenciadores digitais gaúchos, a iniciativa trata de temas como direito digital, publicidade on-line, contratos e direito autoral, fotografia mobile, ferramentas para edição, técnicas e inspirações para composição de imagens atraentes, entre outros. As qualificações acontecem uma vez por mês, entre março e agosto, e são vendidas separadamente. Os encontros presenciais serão sempre aos sábados, das 9h ao meio-dia, na ESPM Sul.
 

Presença feminina

Mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil. Esta é uma das conclusões da pesquisa Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil, divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O estudo aponta, no entanto, que elas representam apenas 45% do total de cargos de direção ou vice-presidência nas empresas nas quais trabalham. Realizado com 578 profissionais de 20 estados, o levantamento registra ainda que 78% das entrevistadas são empregadas em empresas privadas de grande porte (62%), sendo 41% em multinacionais e 37% em companhias nacionais de todos os setores da economia, com destaque para o de serviços (27%), que inclui agências de Comunicação.
 

AGÊNCIAS

Matriz assina última fase da campanha de trânsito do governo

Matriz assina última fase da campanha de trânsito do governo


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
MATRIZ é a responsável pela quarta e última fase da campanha de trânsito para o governo do Rio Grande do Sul. A ação é composta por quatro vídeos que trazem depoimentos de pessoas que sobreviveram a acidentes automobilísticos.
 

Gente

Alessandro Garcia lança podcast para falar sobre personagens negros

Alessandro Garcia lança podcast para falar sobre personagens negros


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
  • Maria Cristina Sant'Anna está na área de Planejamento Comercial da TV Record. Pós-graduada em Gestão em Marketing e Marketing e Relacionamento na ESPM-Sul, agora cursa Produção Multimídia, no Senac.
  • Formada em Publicidade e Propaganda, Shaiane Farias assumiu a Gestão de Novas Estratégias de Branding, Comunicação, Endomarketing e Eventos na Record TV RS. Ela tem 10 anos de experiência em planejamento estratégico e também passou pela Rede Pampa de Comunicação.
  • Diretor de Criação da agência Bistrô e de Diversidade da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Alessandro Garcia apresenta o podcast "Negro da Semana". O programa, que pode ser ouvido pela plataforma Spotify, apresentará, a cada sete dias, uma biografia com escritores, cineastas, músicos, atores e outros nomes negros representativos da história.

Perfil

Ana Maria Rossi

Ana Maria Rossi


/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Ana Maria Rossi foi eleita em 2006, pelo Jornal do Comércio no Prêmio Melhores Mulheres na categoria Saúde e Nutrição. Doutora em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal, e com cursos de mestrado em Comunicação de Massas e Psicologia Clínica, é reconhecida para tratamentos de estresse e ansiedade. Contudo, o que muitos não sabem é que ela ainda é bacharel em Direito e Jornalismo, sendo o último, a profissão na qual atuou por anos como repórter. Saiba de mais detalhes dessas histórias no perfil de Coletiva.net.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia