Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019.
Dia da Criação do Ministério das Comunicações.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Márcia Christofoli

Intervalo

Edição impressa de 25/02/2019. Alterada em 25/02 às 01h00min

A (não) personificação do legado

Durante muito tempo, o mercado publicitário gaúcho bebeu de fontes consagradas no meio. Não raro, os profissionais citavam nomes de seus gurus, seus mestres yoda, suas referências. Era quase a consumação da famosa frase "quando eu crescer, quero ser como ele (a)". Em um movimento ainda discreto, mas já bastante visível, essa personificação na propaganda está se esvaziando. A nova geração não parece querer seguir alguém, nem apostar suas inspirações em uma pessoa - ainda que ela tenha um invejável currículo de prêmios e/ou grandes feitos. O discurso agora é que o legado precisa ser de uma causa, de valores, de postura. Os jovens bebem de diversas fontes, não mais de um único nome, querem um propósito, buscam exemplos fora da terrinha e consagram atitudes, gestos, perfis. A propaganda gaúcha, historicamente, é saudosista e individualista. Os jovens? Nem um pouco.

Quase lá

Escala e SPR são as primeiras colocadas, respectivamente em primeiro e segundo lugares, na licitação que contratará duas agências de publicidade para atender à prefeitura de Porto Alegre, que prevê verba de R$ 34,9 milhões. Após etapa de proposta técnica, a fase é de recursos e, conforme o secretário de Comunicação da cidade, Orestes de Andrade Júnior, informou à coluna, o processo está dentro da normalidade e é preciso aguardar as etapas de preço e habilitação. "Cumpridas estas fases, devemos assinar os contratos com as escolhidas em, no máximo, 60 dias", prevê. Nos bastidores, o comentário é acerca da pontuação alcançada pelas licitantes. Apenas três agências se destacaram das demais, chegando a 90 pontos - a Morya está em terceiro lugar. Integrantes da comissão se surpreenderam com a baixa qualidade apresentada por muitas.

Parceiros

Tendências Comunicação e Notícias entra para grade da rádio e/ou

Tendências Comunicação e Notícias entra para grade da rádio e/ou


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
A equipe de Coletiva.net agora está em mais uma plataforma: a radiofônica. Sempre nas quartas-feiras, às 11h, irá ao ar na radioweb e/ou o programa "Tendências: Comunicação e Notícias", com apresentação da jornalista Patrícia Lapuente. A novidade será baseada nas publicações do selo "Tendências", editado pelo portal há 10 anos. Na estreia, os sócios da Cuentos y Circo, Giovanna Alvarenga e Fernando Puhlmann, falaram sobre interatividade na Comunicação. Também participa da atração semanal o comentarista Tiba Tiburski, que integra a equipe das publicações, assinando o projeto gráfico, desde a primeira edição.

Agências

  • E21 está com a conta da Herc, marca gaúcha que atua no segmento de construção civil, após concorrência que envolveu diversas agências. A responsabilidade é na estratégia de comunicação off e on da empresa que atende em todo o Brasil.
  • CADASTRA foi a eleita do Google para o título de Agência do Ano na competição Smart Challenge, que premiou a empresa que mais cresceu em adoção de produtos de automação em Search e Display.
  • BATUCA é a responsável pela campanha "Keep no Verão", para a Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves. A ação é temática dos anos 1990/2000, trazendo o cantor Felipe Dylon como protagonista.
 

Mergulho nos negócios

Sinapro e Confluência oferecem experiência a empresários

Sinapro e Confluência oferecem experiência a empresários


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Com o título "Mudança de Mindset", o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) se uniu à empresa de treinamentos Confluência para oferecer aos associados uma série de encontros de imersão. A iniciativa foi realizada por meio de pensamentos sistêmicos, análises e ciência de dados, além de psicanálise aplicada. Das 12 agências convidadas, cinco concluíram todo o processo: Integrada, Martins e Andrade, Órbita, Palcco e SPR. Conforme o presidente Fernando Silveira contou à Intervalo, a ideia surgiu do esforço da nova diretoria em oferecer conteúdos altamente empresariais. "Queremos dar à entidade uma relevância maior do que um sindicato, mas como grande apoiador dos seus processos de mudanças. Este foi o primeiro passo no objetivo de mergulhar no futuro das agências do ponto de vista de negócios, envolvendo inteligência na entrega", pontuou.
 

Perfil

Paulo Kendzerski quebrou a tradição e fez do empreendedorismo sua maior missão

Paulo Kendzerski quebrou a tradição e fez do empreendedorismo sua maior missão


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
De família com empregos tradicionais e duradouros, Paulo Kendzerski quebrou a tradição e fez do empreendedorismo sua maior missão. Natural de Pelotas, brinca ao dizer que é pelotense de nascimento e porto-alegrense por adoção, pois está na capital gaúcha há 20 anos. O advento da internet e, especialmente, do universo digital como um todo, permeia a trajetória de vida do fundador da WBI Brasil e do Instituto da Transformação Digital. Conheça mais dessa história no Perfil de Coletiva.net.
 

Gente

Fabio Berti assume coordenação dos cursos de PP e Turismo no IPA

Fabio Berti assume coordenação dos cursos de PP e Turismo no IPA


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista - IPA tem novo coordenador. O cargo passa a ser do jornalista Fabio Berti, que acumula ainda a mesma responsabilidade nas graduações de Turismo e Jornalismo - este último está sob seu comando há seis anos. A integração, segundo ele, é o embrião da Escola de Comunicação e Hospitalidade na instituição. Ele assume os postos até então ocupados por Nancy Vianna (PP) e Guilherme Bridi (Turismo).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia