Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 03 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Márcia Christofoli

Intervalo

Edição impressa de 03/12/2018. Alterada em 03/12 às 01h00min

Novas esperanças

Dezembro chega, e, com ele, o clima de final de ano se estabelece, não apenas entre as pessoas, mas em todo o ecossistema da comunicação. As campanhas já são no conhecido tom de "Adeus, ano velho; Feliz Ano-Novo". As marcas já iniciaram seus planejamentos de 2019, e poucos são os planos ainda para os próximos 30 dias. Agora, o que as marcas mais dizem é: "Falamos depois do dia 2 de janeiro". Tudo isso já está entendido, comprado e aceito pelo mercado, mas o que há de interessante, neste ano que finda, é o espírito positivo que anda circulando na propaganda gaúcha. Discreto, o sentimento de que coisas boas se aproximam cresce a cada evento, a cada encontro, a cada reunião. Quando o discurso é mais homogêneo e a expectativa se renova de verdade, a chance de termos um ambiente fortalecido é muito maior, especialmente por ser contagiante. Pode até não se concretizar, mas que o próximo ano tem despertado novas esperanças, ah, isso tem!

Marketing gaúcho

Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, o mercado gaúcho conhecerá a pesquisa ''Fotografia do Marketing do RS 2018", realizada pelo Grupo de Marketing da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). A nova edição do Encontro ARP de Grupos, no qual será apresentado o levantamento, acontecerá a partir das 18h30min, no auditório do prédio C da ESPM-Sul, e será voltado aos sócios da entidade, clientes e empresas do setor. Após a apresentação da pesquisa, os integrantes dos grupos do mercado debaterão os principais tópicos do resultado, sendo esta a primeira vez que as discussões são abertas com a proposta de elencar os principais problemas do setor.

Em âmbito nacional

Após seis meses da sua criação, o Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp) realiza o primeiro seminário nacional. A iniciativa com a participação de três gaúchos: Cassiano Sampaio, da Esplanada Comunicação Estratégica, de Brasília; Fábio Bernardi, da Morya; e José Luiz Fuscaldo, da Moove. Nos dias 12 e 13 de dezembro, no Kubitscheck Plaza, na capital federal, serão abordadas questões como estratégia, comunicação e democracia, e o evento contará com a participação de profissionais do Marketing Político brasileiro, autoridades e especialistas de diversas áreas para debater sobre as eleições deste ano.

Parceiros

Daniel, Leonardo e Gabriel, sócios da iNÓSS

Daniel, Leonardo e Gabriel, sócios da iNÓSS


/INOSS/DIVULGAÇÃO/JC
Voltada para Endomarketing e Comunicação Interna, a iNÓSS surgiu em 2012 e, ao completar seis anos de mercado, reformula seu posicionamento, passando a apostar em novos focos de serviços. A mudança, de acordo com os sócios Daniel Scliar Buchalter, Gabriel Fontanari e Leonardo Viegas, é reflexo das transformações que o setor vem sofrendo. Agora, concentrará esforços em gestão, processos, planejamento e recursos digitais para proporcionar experiências completas e obter resultados mais consistentes. Os serviços oferecidos passarão por estratégia, conteúdo, design digital.
 

Agências

  • ESCALA incentiva que o mercado busque as perguntas incômodas, e não as respostas prontas, além de focar mais nas pessoas do que nas tecnologias. Essa ação marca o fim de ano da agência e segue no ar até fevereiro de 2019.
  • PRÊMIO Colunistas 2018 tem entre os finalistas trabalhos das agências BRA Digital, BriviaDez, Dr.smith!, DZ Estúdio, Escala City, Loop Reclame, Paim, Zeppelin e W3haus. As peças estão em fase de avaliação on-line, e o julgamento presencial acontecerá em Curitiba, no Paraná, neste próximo fim de semana. A distinção é promovida pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

Gente

Fernando Silveira segue como presidente do Sinapro

Fernando Silveira segue como presidente do Sinapro


SINAPRO/DIVULGAÇÃO/JC
O publicitário Fernando Silveira, sócio-diretor da Integrada, continuará como presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) na gestão 2019-2021. Segundo ele, apesar do desgaste ao longo do último triênio, recebeu "um gás da diretoria e do mercado para dar sequência no trabalho". Mais do que isso, ele garantiu que sua ideia é de ampliação e melhora na performance da entidade. Ao lado de Fernando, estarão Juliano Hennemann (SPR), vice-presidente; Aira Franciosi (Moove), diretora financeira; e Delmar Gentil (BriviaDez), secretário-geral. A novidade fica por conta da criação do Conselho de Inovação, inaugurado por Alexandre Skowronsky (Global), Arthur Bender (Selling), João Satt (Competence) e Luciano Vignoli (E21).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia