Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Junho de 2019 às 21:20

Linha 2020 do Toro tem novas versões


FCA/DIVULGAÇÃO/JC
A Fiat antecipa a linha 2020 do Toro, líder de vendas entre as picapes médias e grandes, atualmente com mais de 29% de participação. Entre as novidades, mudanças no design frontal, acréscimo de equipamentos e a inclusão de duas novas versões de entrada Endurance - uma com motor 1.8 flex e câmbio manual, outra com um 2.0 turbodiesel e transmissão automática de nove marchas.
A Fiat antecipa a linha 2020 do Toro, líder de vendas entre as picapes médias e grandes, atualmente com mais de 29% de participação. Entre as novidades, mudanças no design frontal, acréscimo de equipamentos e a inclusão de duas novas versões de entrada Endurance - uma com motor 1.8 flex e câmbio manual, outra com um 2.0 turbodiesel e transmissão automática de nove marchas.
A dianteira do Toro ganhou um novo para-choque do tipo impulsão com quebra-mato. Nas versões Endurance, a caçamba recebe agora santo-antônio, e o vidro traseiro traz protetor exclusivo, para evitar danos quando se transporta cargas mais volumosas.
O alarme com comando na chave passa a ser de série em todas as configurações da picape. Uma central multimídia maior, com tela de sete polegadas, passa a ser item de série padrão, exceto nas versões Endurance, em que é disponibilizada como opcional.
A gama do Toro possui quatro opções: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch, com três variantes de motores (1.8 e 2.4, ambos Flex, e 2.0 turbodiesel) e três diferentes câmbios - manual de cinco marchas, automáticos de seis e nove marchas. Também há configurações com tração 4x2 ou 4x4.
A Fiat lidera o mercado total de picapes no Brasil, graças ao sucesso do próprio Toro e também da Strada, seu modelo para o segmento leve. Juntos, os veículos ficaram com 38,5% de market share em 2018 - a Strada respondeu por 20,6%, enquanto o Toro por 17,9%.
 

Satisfação com concessionárias

Foi divulgado o Customer Service Index (CSI) StudySM Brasil 2019. O estudo verifica a satisfação do cliente com os serviços de concessionárias de veículos, examinando cinco fatores: início do serviço, qualidade do serviço, consultor técnico, instalações da loja e retirada do veículo. Entre as marcas de maior volume, a Toyota foi a melhor avaliada, seguida da Honda e Hyundai-HMB. Entre as marcas de luxo, a Audi ficou em primeiro, superando, respectivamente, BMW e Mercedes-Benz.

Unidade de reposição

A Randon Implementos inaugurou, em Linhares, no Espírito Santo, uma Unidade de Reposição, mediante investimento de R$ 20 milhões. Voltado a peças para equipamentos de transporte de carga, o empreendimento conta com área total de 20 mil metros quadrados, construída de 8 mil metros quadrados e capacidade para armazenar até 2 mil diferentes componentes para reposição. 

Cliente fiel

A Turbus, operador de transporte rodoviário do Chile, adquiriu 74 novos ônibus rodoviários da Marcopolo. Os veículos têm previsão de entrega para o mês de julho e serão utilizados nas linhas que ligam a capital, Santiago, e cidades do Sul e Norte do país. Cliente fiel, a Turbus comprou 225 ônibus da Marcopolo nos últimos seis anos. 

Fornecedores sustentáveis

O compromisso da Volkswagen do Brasil com a sustentabilidade será estendido a seus parceiros de negócios com a implementação do "Sustentability Rating" (Avaliação de Sustentabilidade), sistema que será adotado como critério para a seleção de fornecedores, que terão que atender aos padrões de conduta sociais, ambientais e de "compliance" da montadora. A partir de julho, a nomeação de fornecedores não será mais possível sem o Sustentability Rating, que terá validade máxima de seis anos. Os fornecedores precisarão compartilhar todas suas informações de sustentabilidade, as quais passarão por análise da Volkswagen. 

Elétricos em Fernando de Noronha


/ZAIRA MATHEUS ZAM/DIVULGAÇÃO/JC
A Renault entregou os primeiros carros 100% elétricos para a administração do arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Os seis veículos - três Zoe, dois Twizy e um Kangoo Z.E. - foram cedidos para uso oficial em regime de comodato. A iniciativa faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero - a ilha é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Recentemente, o governo de Pernambuco encaminhou um decreto-lei que veta a entrada em Fernando de Noronha de carros, motos, ônibus e caminhões que emitam dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022. A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel que rodam por lá. Como parte da parceria com o Projeto Noronha Carbono Zero, a Renault também venderá carros 100% elétricos para moradores locais com condições especiais de pagamento.

Importados patinam

As 16 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com o emplacamento de 3.094 unidades, obtiveram, em maio, alta de 4,9% em relação a abril deste ano, quando foram vendidos 2.950 automóveis importados. O resultado positivo, porém, não foi suficiente para melhorar o desempenho das empresas no acumulado dos primeiros cinco meses de 2019. De janeiro a maio, 13.538 veículos importados foram licenciados, contra 14.935 em igual período de 2018, o que resulta em queda de 9,4%. Na avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, "a persistência do dólar acima dos R$ 4,00 e a falta de confiança do consumidor na economia brasileira ainda impactaram o setor".