Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 28 de setembro de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Edi��o impressa de 28/09/2018. Alterada em 28/09 �s 01h00min

Log�stica reversa

Os fabricantes nacionais de pneus, por meio da Reciclanip, entidade que gerencia o processo de logística reversa, coletaram mais de 458 mil toneladas de pneus inservíveis em 2017 - isso significa que a indústria atingiu 101,78% da meta estabelecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. Para saber onde descartar pneus inservíveis, consumidores e empresas podem localizar o ponto de coleta mais próximo no site www.reciclanip.org.br.
Negócios aqui e lá fora
A presença de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil no maior Salão de Veículos Comerciais do mundo, o IAA 2018 de Hannover, na Alemanha, rendeu a abertura de um novo mercado. A empresa confirmou a venda de 20 unidades do semipesado Atego 1726 4x4 para as Filipinas, país asiático que, pela primeira vez, receberá caminhões da marca fabricados em São Bernardo do Campo (SP). O lote foi adquirido pela Semirara Mining and Power Corporation, um dos maiores produtores de carvão e energia das Filipinas. Em outro segmento de mercado - e em solo brasileiro -, a Mercedes-Benz e seu concessionário Mardisa fornecerão 1.500 ambulâncias Sprinter para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Conforme licitação do Ministério da Saúde, as entregas terão início a partir de 2019, diretamente para prefeituras municipais de todas as regiões do País.
Mobilidade urbana
A Ford, o Uber e a Lyft firmaram uma parceria inédita com a Shared Streets, nova plataforma de compartilhamento de dados criada para facilitar o trabalho do setor privado em cidades de todo o mundo e melhorar a mobilidade urbana. Os dados gerados por essas empresas darão aos setores público e privado novas ferramentas para o gerenciamento do espaço viário, reduzindo os congestionamentos, as emissões e os acidentes. Lançada no início deste ano e já usada em mais de 30 cidades pelo mundo, a Shared Streets cria uma linguagem universal para o compartilhamento de dados sobre as vias das cidades. Serve também como uma plataforma para a colaboração público-privada no gerenciamento das ruas e prepara as cidades para o avanço tecnológico.
Joint venture alemã
O BMW Group e a Daimler AG pretendem erguer a sede de sua joint venture de mobilidade global em Berlim, na Alemanha. A proposta das empresas é estabelecer a sede da nova fornecedora de serviços fora de suas respectivas estruturas corporativas. Dessa forma, pretendem expandir esse novo modelo de negócios de forma sustentável para permitir a rápida oferta global dos serviços.
Distribuição sustentável
A Cervejaria Ambev e a VW Caminhões e Ônibus assinaram um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócio de mobilidade elétrica. O objetivo das empresas é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis. A tratativa foi revelada um mês após a Cervejaria Ambev publicar que terá mais de um terço da frota composta por caminhões Volkswagen elétricos até 2023. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é a maior do tipo já divulgada no mundo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia