Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 24 de agosto de 2018.
Dia do Artista.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Edição impressa de 24/08/2018. Alterada em 23/08 às 22h28min

Melhor desempenho lá fora

A Volare, unidade de negócios da Marcopolo S.A. e fabricante de veículos leves para o transporte de passageiros, prevê alcançar, em 2018, o seu melhor desempenho no mercado internacional, com a exportação de mais de 500 unidades. O resultado é fruto da estratégia implementada pela marca desde 2015 para incremento de sua presença em países da América Latina, África e Oriente Médio. O principal mercado de exportação da empresa é o Chile, que absorve 50% do total dos veículos exportados. No ano passado, a Volare destinou 370 unidades ao exterior, um pouco abaixo do registrado em 2016, quando embarcou 426 veículos.
Estreante na Expointer
A Jaguar Land Rover participará pela primeira vez da Expointer, que começa neste sábado, 25 de agosto, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A empresa ocupará uma área total de 1,5 mil metros quadrados, expondo os modelos Jaguar E-Pace, Jaguar F-Pace, Range Rover Velar e Range Rover Sport. No local também haverá uma pista de test drive.
Evolução das vendas
As vendas de veículos eletrificados do BMW Group totalizaram 71.310 unidades em todo o mundo neste ano, obtendo um crescimento de 40,6% em relação ao volume de entregas alcançado nos primeiros sete meses do ano passado. A evolução foi alavancada pela grande procura pela versão híbrida plug-in do sedã executivo Série 5 na China, com um total de 8.078 exemplares comercializados nos sete meses iniciais de 2018. A marca também registrou fortes expansões nos Estados Unidos e Reino Unido.
Novo presidente
A DAF Caminhões Brasil anuncia o mexicano Carlos Ayala como seu novo presidente. O executivo, que ocupava desde janeiro o cargo de vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, assume o lugar de Michael Kuester, que volta a Seattle, nos Estados Unidos, em uma posição junto à diretoria da Paccar, fabricante global de caminhões leves, médios e pesados, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF.
Jato de criatividade
A Bosch desenvolveu o Jet Wiper - um sistema de jato de água integrado ao braço do limpador de para-brisa. Devido às suas configurações técnicas, o indicado é que o dispositivo seja incorporado ao veículo ainda na fase de desenvolvimento, já que elimina a instalação dos ejetores convencionais de água sobre o capô. O Jet Wiper borrifa um jato de água diretamente à frente das palhetas, o que proporciona uma limpeza uniforme sem que a pulverização prejudique a visão do motorista. Ao contrário dos sistemas convencionais, a tecnologia garante que a lavagem seja realizada com mais eficiência e reduz o consumo de água em até 50%, segundo a Bosch.
Eletrificação de frotas
Já chegaram ao Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, companhia que atua em municípios dos estados de São Paulo e Espírito Santo, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos. Os veículos fabricados na China fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programada para este ano. Outra empresa que investirá em mobilidade elétrica é a Cervejaria Ambev, que anunciou que, até 2023, passará a usar 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus no transporte de bebidas. Com a parceria, cerca de 35% da sua frota será composta por veículos movidos a energia limpa.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia