Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

restaurante

- Publicada em 28 de Maio de 2021 às 03:00

O Marcos também nos Laghetto


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
O berço foi em Rio Grande, em 1985, pela facilidade de aquisição de pescados frescos. Depois a rede se estendeu a Porto Alegre, onde até hoje segue representada no Bourbon Country. Agora, um acordo passa a oferecer os menus do Marco's em quatro hotéis da rede Laghetto: dois em Bento Gonçalves, um em Porto Alegre (no Stilo Higienópolis) e na matriz, que segue ativa em Rio Grande, agora sediada no hotel de lá.
O berço foi em Rio Grande, em 1985, pela facilidade de aquisição de pescados frescos. Depois a rede se estendeu a Porto Alegre, onde até hoje segue representada no Bourbon Country. Agora, um acordo passa a oferecer os menus do Marco's em quatro hotéis da rede Laghetto: dois em Bento Gonçalves, um em Porto Alegre (no Stilo Higienópolis) e na matriz, que segue ativa em Rio Grande, agora sediada no hotel de lá.
Marco Machado da Costa é quem comanda as operações - não sei se continua fazendo, mas no começo ele madrugava dentro dos pesqueiros que chegavam ao porto -, desde a compra dos insumos até a supervisão de tudo o que chega às mesas.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/26/206x137/1_camarao_crocante__foto_divulgacao_-9324770.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60ae9698dc070', 'cd_midia':9324770, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/26/camarao_crocante__foto_divulgacao_-9324770.jpg', 'ds_midia': 'RESTAURANTE - CAMARÕES CROCANTES MARCOS', 'ds_midia_credi': 'MARCOS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'RESTAURANTE - CAMARÕES CROCANTES MARCOS', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%', ' align=FOTO: MARCOS/DIVULGAÇÃO/JC
Na foto acima, um dos best sellers do Marco's: inefáveis camarões crocantes. E abaio, a oferta da semana: polvo na brasa com arroz de mexilhões - R$ 79,00 por pessoa. Claro, nos quatro hotéis, almoço e jantar são abertos ao público.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/26/206x137/1_polvo_braseado_com_arroz_de_mexilhoes___foto_divulgacao_-9324769.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60ae9698dc070', 'cd_midia':9324769, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/26/polvo_braseado_com_arroz_de_mexilhoes___foto_divulgacao_-9324769.jpg', 'ds_midia': 'RESTAURANTE -polvo na brasa com arroz de mexilhões MARCOS', 'ds_midia_credi': 'MARCOS/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'RESTAURANTE -polvo na brasa com arroz de mexilhões MARCOS', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%', align=
FOTO: MARCOS/DIVULGAÇÃO/JC

Para espantar o frio


VINHOS DOM BOSCO/DIVULGAÇÃO/JC
Esta receita é uma feliz sugestão para um final de semana de quase inverno. Ela integra o e-book O vinho e seus segredos, elaborado para a Dom Bosco.

Pernil ao molho de vinho

ingredientes
[8 a 10 porções]
  • 1 pernil de porco com cerca de 3 kg
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de alecrim fresco
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 5 dentes de alho inteiros
  • 1 cebola grande cortada em pétalas
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 6 batatas cozidas, cortadas em canoas
  • alecrim fresco
  • azeite extra virgem
  • 100 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 anises-estrelados
modo de preparo
  1. Limpar o pernil, conservando sua capa de gordura. Levar a uma assadeira.
  2. Misturar vinho, vinagre, louro, alecrim, azeite e esfregar sobre toda a carne. Furar aqui e ali, preenchendo as perfurações com dentes de alho.
  3. Espalhar cebola sobre o pernil, cobrir com papel-alumínio e manter sob refrigeração por pelo menos duas horas, virando-o de vez em quando.
  4. Retirar da geladeira, besuntar com manteiga, recobrir com folha de alumínio e levar ao forno, preaquecido a 200 °C, por cerca de duas horas e meia.
  5. Remover papel-alumínio, virar o pernil, acrescentar batatas e assar por mais duas horas, regando com o caldo que se forma na assadeira e reservando-o ao final.
  6. Em um recipiente, dissolver farinha em água, adicionar ao caldo peneirado do cozimento com vinho, suco de limão, cravos, anises-estrelados e ferver até engrossar.
  7. Servir o pernil com molho, batatas regadas com azeite e alecrim.

O extermínio da rua Padre Chagas

Lembro do Café do Porto, da Torta de Sorvete, de um restaurante mexicano, que o filho de um amigo nosso abriu na antiga residência da família; do Orquestra de Panelas, do Bagutta, já na esquina da Padre Chagas com a Fernando Gomes...
Nesta, onde também conheci os famosos Lilliput e o Jazz Café de Dirceu Russi, restaram apenas uma creche e, na quadra seguinte, um grande empreendimento imobiliário, que promete respeitar o bairro.
Ou seja, sou antigo por ali, vi muita coisa boa surgir e fenecer.
É o meu receio em relação à Padre Chagas: na primeira quadra, tudo foi fechando, o Mulligan - que desencadeou os festejos de Saint Patrick's Day, os quais acabaram trazendo um público indesejável para a região - apenas se encarregou de apagar a luz. Na segunda quadra ainda sobra o Armazém dos Importados e nada mais ligado à gastronomia.
Na parte entre as ruas Luciana de Abreu e Dinarte Ribeiro, alguns bons lugares resistem, pressionados por outros que vendem bebidas para consumir no meio da rua. Aí reside o problema: sexta-feira passada havia 800 pessoas se aglomerando nas calçadas - um estilo de visitante que não interessa, não gasta e só faz bagunça.
É esse tipo de comportamento que desgosta moradores e ameaça empreendedores sérios, que veem a clientela rumar para endereços da rua Dinarte Ribeiro, exatamente como há meses aqui se previu.
Uma atuação preventiva, firme e rigorosa da prefeitura parece ser o remédio para devolver a paz a bons comerciantes e frequentadores da Padre Chagas. Que venha!