Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 07 de Maio de 2021 às 03:00

Um risoto para as mães


EATALY/DIVULGAÇÃO/JC
Não conseguimos ir a São Paulo sem dar uma passada no Eataly. Para almoçar em um dos restaurantes, ou simplesmente adquirir especiarias no empório. Esta receita - com várias outras que o espaço não permite publicar - veio da Risotteria, uma das atrações do lugar. E cabe perfeitamente em uma mesa comemorativa ao Dia das Mães.
Não conseguimos ir a São Paulo sem dar uma passada no Eataly. Para almoçar em um dos restaurantes, ou simplesmente adquirir especiarias no empório. Esta receita - com várias outras que o espaço não permite publicar - veio da Risotteria, uma das atrações do lugar. E cabe perfeitamente em uma mesa comemorativa ao Dia das Mães.

Risotto di Gorgonzola e peras

ingredientes
[4 porções]
  • 2 peras
  • 200g de açúcar
  • 10g de mel
  • 600ml de caldo de legumes
  • 40ml de azeite extra virgem
  • 60g de cebola picada
  • 200g de arroz arbóreo
  • 40ml de vinho branco
  • 60g de Grana Padano ralado
  • 120g de Gorgonzola
  • 70g de manteiga sem sal
  • 10g de pistache
modo de preparo
  1. Cortar as peras em gomos, distribuir em uma assadeira untada com manteiga, e levar ao forno a 180ºC.
  2. Quando a fruta estiver macia e dourada, polvilhar um pouco do açúcar por cima de cada gomo.
  3. À parte, fazer uma calda de açúcar com água (em partes iguais), acrescentar mel e deixar fervendo mais um pouco.
  4. Resfriar, juntar calda e peras. Reservar.
  5. Em uma panela, aquecer o caldo de legumes.
  6. Em outra, colocar azeite, cebola e refogar até que esta fique translúcida. Adicionar o arroz e tostar levemente, sem dourar.
  7. Derramar o vinho branco na panela e deixar evaporar. Juntar o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, cozinhando até o arroz estar al dente.
  8. Acrescentar Gorgonzola, Grana Padano e manteiga, misturando com garfo para adquirir consistência bem cremosa.
  9. Finalizar com as peras e o pistache (ou amêndoas raladas).

via e-mail


EATALY/DIVULGAÇÃO/JC
  • Mês passado comentei sobre The Raven, um oásis para quem não aprecia a agitação costumeira da Cidade Baixa. Ficou faltando uma imagem do destaque de nosso almoço, que localizei depois. Aí vai: salmão grelhado com shiitake, cebola roxa, ervilha torta e amêndoas laminadas (R$ 69,00). Jantar durante a semana, aos sábados e domingos, também almoço. Reservas: (51) 3072-2882.
  • Outro que está com atendimento presencial é o Sette Pasta Bar. E traz novidades: nos pratos de carne e peixe os acompanhamentos vêm inclusos. Esse pesce al limone da foto abaixo tem escolta de verduras grelhadas; polpo al ginepro (polvo grelhado), de batatinhas e funcho dourados. De terças-feiras a sábados, das 19h às 22h; almoço aos sábados e domingos até14h30min. Reservas e delivery: (51) 3012-2926.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/206x137/1_sette___pesce_al_limone_com_acompanhamento_foto_fernanda_martini-9310121.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6092f769de2ea', 'cd_midia':9310121, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/05/sette___pesce_al_limone_com_acompanhamento_foto_fernanda_martini-9310121.jpg', 'ds_midia': 'VIA E-MAIL - Sette Pasta Bar - pesce al limone da foto tem escolta de verduras grelhadas; polpo al ginepro (polvo grelhado), de batatinhas e funcho dourados FOTO 2 Fernanda Martini  ', 'ds_midia_credi': 'EATALY/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'VIA E-MAIL - Sette Pasta Bar - pesce al limone da foto tem escolta de verduras grelhadas; polpo al ginepro (polvo grelhado), de batatinhas e funcho dourados FOTO 2 Fernanda Martini  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%', align=EATALY/ DIVULGAÇÃO/ JC
  • Novidade no primeiro piso do Praia de Belas Shopping: foi lá que se instalou o terceiro restaurante Outback de Porto Alegre. O padrão é aquele, conhecido mundo afora. Para quem não lembra, a chegada da rede Outback à cidade foi no Iguatemi, em 2005.

A volta da feijoada no Plaza


EATALY/DIVULGAÇÃO/JC
Não será a mesma dos tempos do Plazinha, não. Primeiro porque retorna neste domingo, oportunamente de olho no almoço familiar com as mães. Depois porque terá assinatura da Mule Bule, que assumiu a cozinha do São Rafael. Por fim, porque as opções serão cinco, desde a completa até mesmo uma feijoada vegana! Sem falar nas entradas e nos acompanhamentos, estes incluindo a clássica couve refogada e uma inesperada copa de lombo assada com molho de goiabada.
Com sobremesas, R$ 60,00 (crianças de 10 a 13 anos pagam a metade). Reservas: (51) 99667-1621.