Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

prato do dia

- Publicada em 23 de Abril de 2021 às 03:00

Hambúrgueres e outros sanduíches

Severo Burger

Severo Burger


/ALESSANDRO QUEVEDO/DIVULGAÇÃO/JC
Houve o tempo em que o popularíssimo cheese (ou xis) era uma refeição prática, mas de óbvia segunda classe. Nada comparável a uma mesa bem posta, garçons de gravata borboleta, menu e ambiente elegantes, nada disso. Era jogo rápido, precinho acessível, matava - ou melhor, assassinava - a fome e ponto final.
Houve o tempo em que o popularíssimo cheese (ou xis) era uma refeição prática, mas de óbvia segunda classe. Nada comparável a uma mesa bem posta, garçons de gravata borboleta, menu e ambiente elegantes, nada disso. Era jogo rápido, precinho acessível, matava - ou melhor, assassinava - a fome e ponto final.
Os recheios eram tão criativos que, em certos casos, chegavam às raias da crueldade. A competição também se dava no ramo da fartura - no meu caso, nas vezes em que a fome da madrugada me jogava em algum trailer da época, a maionese lambuzava a camisa, a mostarda ia parar no colo, gordura espirrava para o banco do carro. E, claro, eu uivava de raiva, porque o monstruoso sanduíche jamais vinha acompanhado de algum detalhado manual de instruções, então como devorar aquilo tudo?!
Hoje vivemos a época do hambúrguer, adjetivado como gourmet, vitimado pelo preço correspondente. O sanduíche adquiriu outro status, cativou clientela jovem e não apenas isso - famílias inteiras são vistas em torno das mesas, dos avós aos netos compartilhando ambientes alegres e informais.
Esse exemplar na foto do alto é do aclamado Severo Burger, que faz sucesso no Iguatemi e está prestes a inaugurar loja no BarraShopping (dia 3 de maio), com muito espaço e capricho.
Aonde a pandemia lançou os restaurantes classudos de antigamente? Bem, isso é tema para outro dia. Mas o ritmo em que aqueles desaparecem e as hamburguerias se instalam, ao vivo ou por delivery, esse chega a assustar. E ai de quem não ceder um espaço em seu cardápio aos hambúrgueres: o recém-inaugurado Rancho 141, que se intitula meat house, além de algumas carnes diferenciadas serve burger classic, smoked hot dog e sanduíche de carne de porco. Vai fugir como?
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/04/21/206x137/1_steak_baguette-9299428.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6080859e0015e', 'cd_midia':9299428, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/04/21/steak_baguette-9299428.jpg', 'ds_midia': 'PRATO DO DIA - FOTO 2 Steak Baguette - L'Entrecôte de Paris', 'ds_midia_credi': 'L'Entrecôte de Paris/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'PRATO DO DIA - FOTO 2 Steak Baguette - L'Entrecôte de Paris', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%', align=Steak Baguette. FOTO: L'Entrecôte de Paris/DIVULGAÇÃO/JC
Outro exemplo: L'Entrecôte de Paris, rede que conheço de São Paulo, também presente em Brasília, Rio e Curitiba. Serve somente o corte que lhe dá nome, um molho com 21 ingredientes secretos e belas coleções de entradas, acompanhamentos e sobremesas. Pois acaba de unir a baguete que trazia no couvert ao entrecôte dos principais, resultando no Steak Baguette aí da foto ao lado. Com uma porção de batatas fritas e um suco ou refrigerante, sai por R$ 59,90; com uma taça de vinho, R$ 69,90.
Precisa mais? Ou ficou claro que sanduíches, mesmo se degustados com garfo e faca, entraram rachando em nossa vida gastronômica?

Stinco, já foi à sua mesa?

 Stinco bovino ao vinho branco

Stinco bovino ao vinho branco


GASTRONOMIA UCS/DIVULGAÇÃO/JC
Se for serrada, vira lindos ossobucos; se assar quase inteira, a canela do boi chama-se stinco, iguaria muito presente nas mesas italianas, inclusive nas da colônia gaúcha. Costuma-se servir com risotos ou massas de fios longos. Para acompanhar, a Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes sugere um Cabernet Franc.

Stinco bovino ao vinho branco

Enviada pela Escola de Gastronomia da UCS
ingredientes [seis porções]
  • 2,5 kg de stinco
  • 400 ml de vinho branco seco
  • 200g de cenoura
  • 300g de cebola
  • 150g de aipo
  • 150g de alho poró
  • 50g de alho
  • 5g de alecrim
  • 1g de louro
  • 150 ml de azeite
  • sal e pimenta do reino
  • caldo de carne ou de legumes (opcionais)
modo de preparo
  1. Deixar o stinco por 12 horas em marinada com vinho branco, legumes cortados em cubos pequenos e ervas aromáticas.
  2. Retirar a carne da marinada, secar bem e refogar em azeite até ficar bem dourada.
  3. Passar o stinco a um refratário com borda médio-alta, temperar com sal e pimenta, derramar por cima os legumes e as ervas da marinada, reservando o vinho.
  4. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C. Quando os legumes estiverem dourados, acrescentar também o vinho reservado e cobrir tudo com papel alumínio.
  5. O cozimento deverá demorar em torno de quatro horas, ou até a carne se soltar do osso. Se for necessário, acrescentar caldo de carne ou de legumes durante o tempo de forno.
  6. Fatiar o stinco na mesa, finalizando com os legumes e o próprio molho de cozimento.