Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 30 de Outubro de 2020 às 03:00

O que a pandemia nos devolveu


ANDRÉIA PIRES DE MIRANDA/DIVULGAÇÃO/JC
Antigamente era praxe nas famílias, especialmente quando as mulheres trabalhavam em casa. À meia-tarde reuniam-se filhos, alguns amigos que estivessem brincando por ali, e acontecia o café da tarde. Até tinha café, normalmente com leite, ou este com Ovomaltine, mais pães, manteiga, geleias e bolos. Sim, quase um café colonial, como os que nasceram em Morro Reuter e prosperaram no circuito Gramado-Canela, onde o Bela Vista é o melhor exemplo.
Antigamente era praxe nas famílias, especialmente quando as mulheres trabalhavam em casa. À meia-tarde reuniam-se filhos, alguns amigos que estivessem brincando por ali, e acontecia o café da tarde. Até tinha café, normalmente com leite, ou este com Ovomaltine, mais pães, manteiga, geleias e bolos. Sim, quase um café colonial, como os que nasceram em Morro Reuter e prosperaram no circuito Gramado-Canela, onde o Bela Vista é o melhor exemplo.
Sábado desses, em meio à quarentena que se abrandava, tive essa ideia. O café com leite saiu direto das cápsulas, houve quem optasse por Capuccino, ou mesmo suco de uva integral. Mas as estrelas foram estas: na primeira foto, delicioso bolo integral de banana do Alecrim, de onde também veio o best-seller da casa, de impecável textura: pão 100% integral.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/28/206x137/1_cuca_doce_de_leite_la_croissanterie-9176524.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f99df5c4ecbb', 'cd_midia':9176524, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/28/cuca_doce_de_leite_la_croissanterie-9176524.jpg', 'ds_midia': 'CUCA DOCE DE LEITE LA CROISSANTERIE', 'ds_midia_credi': 'ANDRÉIA PIRES DE MIRANDA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'CUCA DOCE DE LEITE LA CROISSANTERIE', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '600', 'cd_midia_h': '100%' align=
Cuca com doce de leite. Foto: ANDRÉIA PIRES DE MIRANDA/DIVULGAÇÃO/JC
Na outra imagem, uma cuca lambuzada com doce de leite, adquirida em La Croissanterie, de onde também vieram croissants, a crocância habitual prejudicada pelo dia chuvoso. Os complementos eram da Banca 43 da Bela Vista: manteiga Aviação, queijo Gruyère e lombinho de porco apimentado, cortados em finas lâminas.
Como brinde, além dos endereços, repasso aos leitores uma breve receita de geleia de vinho, do sommelier Giovani Fabian, da Associação das Vinícolas dos Altos Montes (no detalhe).
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/28/206x137/1_geleia_de_vinho-9176537.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f99df9bbf99b', 'cd_midia':9176537, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/10/28/geleia_de_vinho-9176537.jpg', 'ds_midia': 'CAFÉ DA TARDE - GELEIA DE VINHO - VINHOS DOS ALTOS MONTES', 'ds_midia_credi': 'VINHOS DOS ALTOS MONTES/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'CAFÉ DA TARDE - GELEIA DE VINHO - VINHOS DOS ALTOS MONTES', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%',
Geleia de vinho. Foto: VINHOS DOS ALTOS MONTES/ DIVVULGAÇÃO/ JC 

Geleia de vinho

Ingredientes
[para 200gde geleia]
  • 750 ml de vinho Merlot ou Cabernet Franc
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • colher (café) de manteiga
modo de preparar
  1. Em uma panela, leve o vinho ao fogo médio por 25 minutos, ou até que ele reduza e concentre.
  2. Acrescentar açúcar, suco de limão, manteiga e mexer até engrossar. Quando começar a aparecer o fundo da panela, desligar o fogo e transferir a geleia para um pote de vidro.
  3. Reservar na geladeira por quatro horas e estará pronta para servir.

via e-mail


NUH ASIAN FOOD/DIVULGAÇÃO/JC
Em soft opening há uma semana, apresentando iguarias de Camboja, China, Coreia, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Taiwan e Vietnã, eis o Nuh (foto). O restaurante é resultado de viagens de seus quatro idealizadores, um deles o experiente Edu Sehn. Por ora, opera somente com delivery, mas na próxima terça-feira as quatro mesas do jardim já estarão disponíveis, mediante reservas: (51) 99615-8807.
  • Fui informado de um movimento de comerciantes para recuperar o charme e a elegância que abandonaram a rua Padre Chagas. Além do restaurante oriental Mosaico, uma parrilla irá se somar ao circuito, haverá equipe de segurança na rua e nem se cogita tolerar badernas madrugada afora, que ano passado ainda aconteciam.
  • E aos que lamentaram o fim do Dado Pub, os empreendedores que adquiriram a área em seu entorno garantem a preservação do prédio no novo projeto.
  • Dias do sorvete, do macarrão, da sobremesa, do sushi e do veganismo foram recentemente festejados. O que não ocorreu com o Dia de Saint Patrick, somente em razão da pandemia. Arre!

Dia das massas


MELCHIOR NETO/DIVULGAÇÃO/JC
Domingo passado, por força de lei, festejou-se no Brasil o Dia do Macarrão. Em consequência, recebi e arquivei dezenas de receitas, enviadas por assessorias de restaurantes e de indústrias. Entre tantas, separei uma simples e outra sofisticada, do chef Henrique Escábia: Tagliatelle com camarão rosa, alho confit e perfume de limão siciliano. Esta será enviada a quem solicitar ao e-mail do colunista. A outra, do chef Melchior Neto, é muito fácil, está na foto maior e vem a seguir.

Mac and cheese

ingredientes
[duas porções]
  • 2 xícaras (chá) de massa caracol
  • 300g de bacon picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de açafrão
  • 200 ml de creme de leite
  • 200g de requeijão
  • 200g de Cheddar
  • 100g Parmesão ralado
modo de preparo
  1. Cozinhe a massa em água com uma pitada de sal, até ficar al dente e reservar.
  2. Fritar bacon, reservar, e na mesma frigideira adicionar azeite, manteiga, creme de leite, açafrão, requeijão e os queijos.
  3. Mexer até formar um creme homogêneo e misturar à massa. Acomodar em uma travessa, finalizar com bacon e servir.