Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 27 de Dezembro de 2019 às 03:00

Peixe nosso e peixe nobre

Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar

Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar


BACALHAU DA NORUEGA DIVULGAÇÃO/JC
Em casa, o costume é festejar o Réveillon com um churrasco ou com pescados. Mas como os preços das carnes nobres andam elevados, até vale apelar para o sempre valorizado bacalhau que nos chega da Noruega. Ou lembrar-se de outro peixe, este facilmente encontrado em nosso litoral. Faça sua escolha!
Em casa, o costume é festejar o Réveillon com um churrasco ou com pescados. Mas como os preços das carnes nobres andam elevados, até vale apelar para o sempre valorizado bacalhau que nos chega da Noruega. Ou lembrar-se de outro peixe, este facilmente encontrado em nosso litoral. Faça sua escolha!
Ingredientes
[4 porções]
  • 1 kg de lombo ou postas de bacalhau dessalgado
  • 250 ml de azeite extra virgem
  • 200 g de cebola laminada
  • 6 dentes de alho cortado em lâminas
  • 1 folha de louro
  • sal, pimenta-do-reino moída e tomilho-limão
  • 150 ml de suco de laranja
  • 1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
  • 2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
  • flor de sal
Modo de preparo
  1. Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar.
  2. Dourar cebola em 150 ml de azeite, com metade do alho, louro e tomilho. Misturar suco de laranja e cozinhar em fogo brando. Temperar com sal e pimenta.
  3. Saltear mandioquinha em azeite e alho restantes. Tempere com flor de sal e, no momento de servir, polvilhar cebolinha francesa.

Tainha recheada com farofa de camarão

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/12/23/206x137/1_viv_gastronomia___homem_na_cozinha___tainha_recheada_com_farofa_de_camarao_foto_yoki_divulgacao-8939030.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e01204d98fea', 'cd_midia':8939030, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/12/23/viv_gastronomia___homem_na_cozinha___tainha_recheada_com_farofa_de_camarao_foto_yoki_divulgacao-8939030.jpg', 'ds_midia': 'HOMEM NA COZINHA - TAINHA RECHEADA -  YOKI DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_credi': 'YOKI DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'HOMEM NA COZINHA - TAINHA RECHEADA -  YOKI DIVULGAÇÃO', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Derramar metade da água na assadeira e levar ao forno por 25 minutos. Foto: Yoki/Divulgação/JC
Ingredientes
[5 porções]
  • 1 tainha limpa (cerca de 1,5kg)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino
  • xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola pequena picada
  • 250g de camarões pequenos sem casca e limpos
  • xícara (chá) de cheiro verde picado
  • 1 xícara (chá) de farofa
  • 2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
Modo de preparo
  1. Colocar tainha em uma assadeira e temperar com suco de limão, azeite, sal e pimenta. Com ajuda de um garfo, fazer furinhos na parte interna do peixe, para que o tempero penetre. Cobrir com filme plástico e deixar em geladeira por uma hora.
  2. Aquecer óleo em uma frigideira média e refogar cebola até ficar macia. Acrescentar camarões e retirá-los logo que ficarem rosados.
  3. Adicionar à frigideira cheiro verde, farofa, azeitonas, sal e cozinhar até os ingredientes ficarem bem envolvidos e com eles rechear a tainha, incluindo os camarões.
  4. Aquecer o forno a 180°C, fechar o peixe com palitos de 2cm em 2 cm e passa-lo a uma assadeira grande.
  5. Derramar metade da água na assadeira e levar ao forno por 25 minutos. Completar com a água restante e assar por mais 25 minutos, ou até a tainha ficar cozida e ainda úmida.
  6. Com o molho que ficou do cozimento pode-se preparar uma farofa: colocar uma xícara (chá) de água na assadeira, leve ao fogo mexendo e raspando o fundo, adicionar meia xícara (chá) de farofa e meia colher (sopa) de coentro picado. Servir ao redor da tainha.

Vitor Paulo Loesch

Vitor Paulo Loesch, proprietário do restaurante El Fuego do Moinhos Shopping

Vitor Paulo Loesch, proprietário do restaurante El Fuego do Moinhos Shopping


LUIZA PRADO/JC
1. Com a carne nas alturas, houve aumento nos preços?
Não, continuamos praticando os mesmos preços dos últimos meses, oferecendo nossos bufês de entradas, de pratos quentes, de acompanhamentos e a coleção de carnes, escolhidas à vontade no balcão dos assadores. Inclusive picanha, costelão, entrecôte, vazio e outras.
2. Qual o segredo da El Fuego?
Bem, depois de 39 anos administrando no setor, primeiro em Gramado, depois no Moinhos Shopping, onde estamos desde a inauguração, a gente aprende: nesta época é normal ocorrer algum aumento de custo das carnes. Então passa a ser uma questão de planejamento de estoque - e de respeito aos nossos clientes, que lotam a casa o ano todo.
3. Reajustes com a virada do ano?
Não está nos planos. Pelo menos até março, a menos que algo extraordinário ocorra, pretendemos continuar com os mesmos R$ 59,80 por pessoa ou, somente nos almoços de sábados, domingos e feriados, R$ 74,80.

Via e-mail

Conselho de quem não começou ontem a escrever sobre gastronomia: não vá a restaurantes no verão porto-alegrense, sem antes telefonar para saber se estão funcionando. As exceções costumam ser os de shoppings, hotéis e as churrascarias - Barranco e Parrilla del Sûr, por exemplo. Mas ligue, sempre.
Para quem curte hambúrguer, o Aussie (Marquês do Pombal, 322) vai começar o ano com promoção: somente no dia 1 de janeiro, a partir de 18h, a cada dois hambúrgueres comprados, um terceiro será de graça. Quatro novos sabores, uma exclusiva fondue de burguer e sobremesas já estarão no menu.
Que tal esse frozen de uva com açaí, muito fácil de fazer? Basta bater em liquidificador 1 xícara (chá) de suco de uva integral, meia xícara (chá) de água de coco, uma polpa de açaí congelada, uma colher (sopa) de mel e pedrinhas de gelo. Rende duas porções, receita enviada pela Superbom.
Este colunista entra em férias, com retorno previsto para dia 7 de fevereiro. Feliz 2020 a todos!