Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 27 de dezembro de 2019.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 27/12/2019.
Alterada em 27/12 às 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

Peixe nosso e peixe nobre

Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar

Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar


BACALHAU DA NORUEGA DIVULGAÇÃO/JC
Em casa, o costume é festejar o Réveillon com um churrasco ou com pescados. Mas como os preços das carnes nobres andam elevados, até vale apelar para o sempre valorizado bacalhau que nos chega da Noruega. Ou lembrar-se de outro peixe, este facilmente encontrado em nosso litoral. Faça sua escolha!
Em casa, o costume é festejar o Réveillon com um churrasco ou com pescados. Mas como os preços das carnes nobres andam elevados, até vale apelar para o sempre valorizado bacalhau que nos chega da Noruega. Ou lembrar-se de outro peixe, este facilmente encontrado em nosso litoral. Faça sua escolha!
Ingredientes
[4 porções]
  • 1 kg de lombo ou postas de bacalhau dessalgado
  • 250 ml de azeite extra virgem
  • 200 g de cebola laminada
  • 6 dentes de alho cortado em lâminas
  • 1 folha de louro
  • sal, pimenta-do-reino moída e tomilho-limão
  • 150 ml de suco de laranja
  • 1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
  • 2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
  • flor de sal
Modo de preparo
  1. Grelhar bacalhau pelo lado da pele até ficar dourado. Pincelar com 50 ml de azeite e reservar.
  2. Dourar cebola em 150 ml de azeite, com metade do alho, louro e tomilho. Misturar suco de laranja e cozinhar em fogo brando. Temperar com sal e pimenta.
  3. Saltear mandioquinha em azeite e alho restantes. Tempere com flor de sal e, no momento de servir, polvilhar cebolinha francesa.

Tainha recheada com farofa de camarão

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/12/23/206x137/1_viv_gastronomia___homem_na_cozinha___tainha_recheada_com_farofa_de_camarao_foto_yoki_divulgacao-8939030.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e01204d98fea', 'cd_midia':8939030, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/12/23/viv_gastronomia___homem_na_cozinha___tainha_recheada_com_farofa_de_camarao_foto_yoki_divulgacao-8939030.jpg', 'ds_midia': 'HOMEM NA COZINHA - TAINHA RECHEADA -  YOKI DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_credi': 'YOKI DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'HOMEM NA COZINHA - TAINHA RECHEADA -  YOKI DIVULGAÇÃO', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Derramar metade da água na assadeira e levar ao forno por 25 minutos. Foto: Yoki/Divulgação/JC
Ingredientes
[5 porções]
  • 1 tainha limpa (cerca de 1,5kg)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino
  • xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola pequena picada
  • 250g de camarões pequenos sem casca e limpos
  • xícara (chá) de cheiro verde picado
  • 1 xícara (chá) de farofa
  • 2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
Modo de preparo
  1. Colocar tainha em uma assadeira e temperar com suco de limão, azeite, sal e pimenta. Com ajuda de um garfo, fazer furinhos na parte interna do peixe, para que o tempero penetre. Cobrir com filme plástico e deixar em geladeira por uma hora.
  2. Aquecer óleo em uma frigideira média e refogar cebola até ficar macia. Acrescentar camarões e retirá-los logo que ficarem rosados.
  3. Adicionar à frigideira cheiro verde, farofa, azeitonas, sal e cozinhar até os ingredientes ficarem bem envolvidos e com eles rechear a tainha, incluindo os camarões.
  4. Aquecer o forno a 180°C, fechar o peixe com palitos de 2cm em 2 cm e passa-lo a uma assadeira grande.
  5. Derramar metade da água na assadeira e levar ao forno por 25 minutos. Completar com a água restante e assar por mais 25 minutos, ou até a tainha ficar cozida e ainda úmida.
  6. Com o molho que ficou do cozimento pode-se preparar uma farofa: colocar uma xícara (chá) de água na assadeira, leve ao fogo mexendo e raspando o fundo, adicionar meia xícara (chá) de farofa e meia colher (sopa) de coentro picado. Servir ao redor da tainha.

Vitor Paulo Loesch

TRÊS PERGUNTAS PARA: Vitor Paulo Loesch, proprietário do restaurante El Fuego do Moinhos Shopping
Vitor Paulo Loesch, proprietário do restaurante El Fuego do Moinhos Shopping
LUIZA PRADO/JC
1. Com a carne nas alturas, houve aumento nos preços?
Não, continuamos praticando os mesmos preços dos últimos meses, oferecendo nossos bufês de entradas, de pratos quentes, de acompanhamentos e a coleção de carnes, escolhidas à vontade no balcão dos assadores. Inclusive picanha, costelão, entrecôte, vazio e outras.
2. Qual o segredo da El Fuego?
Bem, depois de 39 anos administrando no setor, primeiro em Gramado, depois no Moinhos Shopping, onde estamos desde a inauguração, a gente aprende: nesta época é normal ocorrer algum aumento de custo das carnes. Então passa a ser uma questão de planejamento de estoque - e de respeito aos nossos clientes, que lotam a casa o ano todo.
3. Reajustes com a virada do ano?
Não está nos planos. Pelo menos até março, a menos que algo extraordinário ocorra, pretendemos continuar com os mesmos R$ 59,80 por pessoa ou, somente nos almoços de sábados, domingos e feriados, R$ 74,80.

Via e-mail

Conselho de quem não começou ontem a escrever sobre gastronomia: não vá a restaurantes no verão porto-alegrense, sem antes telefonar para saber se estão funcionando. As exceções costumam ser os de shoppings, hotéis e as churrascarias - Barranco e Parrilla del Sûr, por exemplo. Mas ligue, sempre.
Para quem curte hambúrguer, o Aussie (Marquês do Pombal, 322) vai começar o ano com promoção: somente no dia 1 de janeiro, a partir de 18h, a cada dois hambúrgueres comprados, um terceiro será de graça. Quatro novos sabores, uma exclusiva fondue de burguer e sobremesas já estarão no menu.
Que tal esse frozen de uva com açaí, muito fácil de fazer? Basta bater em liquidificador 1 xícara (chá) de suco de uva integral, meia xícara (chá) de água de coco, uma polpa de açaí congelada, uma colher (sopa) de mel e pedrinhas de gelo. Rende duas porções, receita enviada pela Superbom.
Este colunista entra em férias, com retorno previsto para dia 7 de fevereiro. Feliz 2020 a todos!
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia