Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 21 de novembro de 2019.
Dia Mundial da Televisão. Dia da Homeopatia e Dia do Homeopata.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 22/11/2019.
Alterada em 22/11 às 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

No Juvenil, jantares de final de temporada

FOTO ABRE - CONFRARIAS

FOTO ABRE - CONFRARIAS


RODRIGO E CASSIANA/DIVULGAÇÃO/JC
Os dois grupos de associados que se reúnem em torno da boa mesa na ALJ estão encerrando as atividades do ano. Segunda-feira será o último jantar do Juvenil Club Gourmet, do qual sou um dos fundadores, além de orgulhoso criador do nome. Semana passada foi a Confraria Leopoldina, exclusivamente feminina, que teve sua reunião de encerramento: a chef convidada foi Marta Fedrizzi, que deslumbrou com esta sobremesa, deliciosa e fácil de fazer.
Os dois grupos de associados que se reúnem em torno da boa mesa na ALJ estão encerrando as atividades do ano. Segunda-feira será o último jantar do Juvenil Club Gourmet, do qual sou um dos fundadores, além de orgulhoso criador do nome. Semana passada foi a Confraria Leopoldina, exclusivamente feminina, que teve sua reunião de encerramento: a chef convidada foi Marta Fedrizzi, que deslumbrou com esta sobremesa, deliciosa e fácil de fazer.

Bolo mousse de chocolate

Ingredientes
(12 fatias)
  • 400g de chocolate meio amargo, picado
  • 200g de manteiga sem sal
  • 12 ovos
  • 1 xícara de açúcar
Modo de preparo
  1. Derreter chocolate com manteiga e reservar.
  2. Bater as claras em neve e, separadamente, as gemas com açúcar até que estejam fofas.
  3. Misturar chocolate com gemada e, aos poucos, adicionar claras em neve, mexendo delicadamente.
  4. Colocar 2/3 da massa em uma fôrma de fundo solto e levar ao forno a 180º C, por mais ou menos 40 minutos – sempre é válido o teste do palito, quando sair limpo, estará assada.
  5. Reservar o restante da massa em geladeira, retirar o bolo do forno e deixar esfriar completamente.
  6. Cobrir com a mousse reservada e devolver ao refrigerador até a hora de servir.
  7. Cada fatia pode ser acompanhada por uma bola de sorvete.

Adega

Nada como uma degustação de vinhos conduzida por seu produtor. Esta ocorreu no salão da NB Steak, onde coube ao espanhol Oscar Montaña apresentar novos rótulos de duas de suas vinícolas, Marqués de Tomares e Premium Fincas, ambas da festejada região de Rioja.
Enquanto estive presente, tivemos ocasião de avaliar três ótimos vinhos, harmonizados com a respeitável sequência de entradas e carnes da casa. O início foi com um Gran Reserva Tomares, de uvas Viura e Garnacha de vinhedos velhos, da safra 2010 - um branco com tamanha longevidade, na boca consegue revelar-se uma surpresa altamente positiva. Tem 12,5% de graduação alcoólica e passa pelo menos 36 meses em barricas de carvalho francês.
Um tinto Montaña Finca la Claudia Reserva, com 100% de uvas Garnacha de 2015 e 14% de graduação, veio a seguir. Ele amadurece por 18 meses em barrica de carvalho francês e resulta em buquê de frutas maduras e paladar agradável com duradouro final.
Mas as grandes estrelas do lançamento são os dois Cohiba Atmosphere (foto), o Gran Reserva 2010 e o Reserva 2011 - este, eu provei. É composto por 80% de Tempranillo, 10% de Graciano, 7% de Mazuelo e 3% de Viura, todas colhidas à mão. Os vinhedos têm em média 60 anos e ficam a 730 metros de altitude. Revela-se um vinho estruturado, levemente agressivo na boca, amansado por 18 meses em barricas de carvalho francês e outros 18 meses já engarrafado.
Detalhes em ouro de 24 quilates no rótulo valorizam as 18 mil garrafas produzidas (mais 6 mil do Gran Reserva). Os vinhos são distribuídos no Brasil pela Porto a Porto.

Via email

FOTO 5 - VIA E-MAIL SANTO MIMO
Entre as novidades estão a costelinha ao molho barbecue e os ovos cozidos em molho pomodoro
STUDIO NATTAN CARVALHO/DIVULGAÇÃO/JC
  • Santo Mimo completa um ano neste mês, com novos pratos em sua mesa de brunch (acima), montada em todos os domingos, das 10h30min às 15h. Quase tudo o que entra no menu é produzido lá mesmo. As novidades são costelinha ao molho barbecue, ovos cozidos em molho pomodoro, snacks de frango com molho de laranja e torta de doce de leite. Av. Independência, 437. Reservas: (51) 3276-0649.
  • Quem já conhece precisa saber: o elogiado brunch do Magnólia terá sua última edição de 2019 neste domingo, a partir de 11h. Restaurante, bar e cinema, ambientados em uma belíssima casa dos anos 1950, constituem verdadeira atração para quem vai a Canela, com elogiável cozinha. A chance de conhecer de dia é o brunch: adultos pagam R$ 99,00, crianças até 10 anos têm preços reduzidos. Rua Dona Carlinda, 255. Reserve mesa pelo telefone (54) 3278-0102.
  • Esta carne provei raras vezes na vida. Maravilhosa, mas os custos de sua produção são tamanhos que o preço final ao consumidor assusta: uma picanha wagyu com menos de 1,5kg, custa R$ 506,00, como se vê na imagem.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia