Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 03 de maio de 2019.
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Carlos Pires de Miranda

Gastronomia

muito prazer

Edição impressa de 03/05/2019. Alterada em 03/05 às 03h00min

Pequenas delícias

VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER, polenta do Komka FOTO CPM

VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER, polenta do Komka FOTO CPM


/CPM/ESPECIAL/JC
Carlos Pires de Miranda
  • Quase todo mundo vai ao Komka em busca das carnes, mas para mim a principal atração está na imagem: bastõezinhos de polenta, fritos ao ponto exato, crocantes, dignos de repetições. Depois se pode pedir algum filé e uma farta porção de cebolas fritas, outra especialidade da casa. Avenida Viena, 1275. Chegue cedo.
  • Demorou, mas fomos testar a Gelateria Gianluca Zaffari, que fica no agradável Boulevard Laçador. Ampla coleção de sorvetes em quatro diferentes apresentações, como esse na casquinha. Mais: sundae, banana split, smoothies, cafés e sucos.
  • Sempre que volto de Gramado me abasteço no armazém da Praça das Etnias, em Gramado. Da última vez comprei alguns patês e semana passada abri um de ervas finas com pimenta. Muito bom!
  • O patê ficou melhor ainda porque, para degustá-lo, escolhi esse pão da Barbarella - o levain revisitado, em novo formato, agora com 10% de farinha integral (foto). Rua Dinarte Ribeiro, 56.
  • Na mesma rua (número 155), está a Chocólatras, onde compramos sobremesas para o domingo: estão na foto dois brownies de nozes, ovos moles, chocolate e merengue e dois chocochic, com mousse de chocolate e recheio de doce de leite - R$ 14,00 por unidade.

Jantar ideal no Juvenil

Steak au Poivre

Steak au Poivre


CPM/ESPECIAL/JC
Sob a segura e agregadora coordenação de Acir Inda, o jantar do Juvenil Club Gourmet deste mês reuniu o número ideal de confrades: 25. Os cozinheiros foram José Reinaldo Ritter (sopa de capeletes), João Miguel Veiga (mousse com frutas vermelhas) e Cláudio Corrêa Noronha, que apresentou clássicos filets au poivre (foto), de pouco colorido, mas inefável sabor. Veja a receita.
Filet au poivre
Ingredientes (quatro porções):
  • 1,6 kg de filé mignon
  • 100g de pimenta branca em grãos
  • 2 cubos de caldo de carne
  • talo de alho-poró fatiado
  • sal
  • 100g de manteiga
  • 2 xícaras de vodca
  • 200g de nata
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de preparar:
  1. Prensar pimentas em um pilão, até bem antes de virarem pó. Dissolver cubos de carne em uma xícara de água fervente. Reservar.
  2. Limpar e cortar a carne, formando bifes com 2,5cm de altura. Temperar com sal e distribuir as pimentas somente sobre um dos lados.
  3. Dissolver manteiga em uma frigideira larga, refogar rapidamente as fatias de alho-poró e adicionar os bifes, com a pimenta para cima.
  4. Virá-los cuidadosamente depois de quatro minutos, manter no fogo por mais um minuto. Retirar os bifes e reservá-los.
  5. Na mesma frigideira, derramar o caldo de carne, a vodca, aquecer bem e flambar. Acrescentar a nata, misturar bem, retirar uma pouco desse molho, nele dissolver o amido e devolver à frigideira.
  6. Colocar os filés em um refratário e levar ao forno. Quando estiverem aquecidos, derramar o molho quente sobre eles e servir, escoltados por arroz branco e batata-palha.

Adega

VIV GASTRONOMIA ADEGA - FOTO CRISTIANO CARNIEL

VIV GASTRONOMIA ADEGA - FOTO CRISTIANO CARNIEL


/CRISTIANO CARNIEL/DIVULGAÇÃO/JC
  • Em Canela, o Férreo, restaurante que integra o complexo da Estação Campos de Canella (foto), disponibiliza uma adega self-service: o cliente consulta os preços, escolhe e leva sua garrafa para a mesa. Diariamente das 11h às 23h. Ótima ideia - lembro que no antigo Puppi Baggio era assim, com loja no térreo e cantina em cima.
  • Um filão a ser explorado pelos consumidores: os vinhos que a RAR produz em colaboração com vinícolas do Exterior. Da Itália vêm o Amarone, o tinto Trevenezie e o bom Prosecco DOC que está na foto; de Tupungato (Argentina), o Malbec Merlot e o branco Pinot Grigio/Torrontes.

Via e-mail

Espetáculo Cats, com a Escola de Danças Kitty

Espetáculo Cats, com a Escola de Danças Kitty


CAMILA R. VIEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
  • Neste sábado o 300 Cosmo Dining Room reapresenta o espetáculo Cats, com a Escola de Danças Kitty. A sugestão é experimentar o menu da casa e depois assistir ao show (foto), que começa às 23h. Rua Marquês do Pombal, 300.
  • Deville volta a servir sua feijoada aos sábados, a começar do dia 11 de maio, em benefício da Oficina Santa Rita de Cássia. E seu grande diferencial está de volta: os acarajés, servidos no lobby, juntamente com caldinho de feijão, mandioca frita e batidas de cachaça. O convite custa R$ 110,00, incluindo entradas, sobremesas, refrigerante, água mineral, cerveja e a música ao vivo. Garanta o seu: (51) 98950-3622.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia