Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Homem na cozinha

- Publicada em 26 de Abril de 2019 às 03:00

A estrela ainda foi o bacalhau

Bacalhau improvisado de Carlos Pires de Miranda

Bacalhau improvisado de Carlos Pires de Miranda


CPM/ESPECIAL/JC
Quem não serviu bacalhau na Semana Santa pode aproveitar - agora que o feriadão acabou, aqui e ali surgem promoções, com o valorizado peixe atingindo preços mais toleráveis. Vou-me permitir repassar aos leitores a receita que preparei em casa, criada mais na intuição e por experiências vividas em restaurantes pelo mundo afora. Deu certo.
Quem não serviu bacalhau na Semana Santa pode aproveitar - agora que o feriadão acabou, aqui e ali surgem promoções, com o valorizado peixe atingindo preços mais toleráveis. Vou-me permitir repassar aos leitores a receita que preparei em casa, criada mais na intuição e por experiências vividas em restaurantes pelo mundo afora. Deu certo.
Bacalhau improvisado
Ingredientes (quatro porções):
  • 800g de lombo de bacalhau dessalgado
  • 400g de batatinhas
  • 300g de cebolas para conserva
  • azeite, sal e pimenta do reino
  • 1 cebola grande em rodelas
  • 4 dentes de alho finamente fatiados
  • 1pimentão amarelo
  • pimentão verde
  • 1 cálice de espumante
  • 10 azeitonas pretas
  • 10 pimentas-biquinho
Modo de preparar:
  1. Aferventar bacalhau em uma panela por alguns minutos, cuidando para os lombos não se desmancharem. Retirar e reservar.
  2. Lavar bem e cozinhar batatinhas com cascas, descascar cebolas, regar tudo com azeite, temperar com sal, pimenta e levar ao forno até ficarem coradas.
  3. Aquecer meia xícara de azeite em uma frigideira, refogar, alho, cebola e pimentões, estes cortados em juliana.
  4. Derramar o espumante na frigideira, aumentar um pouco o fogo até o álcool evaporar. Por fim, adicionar azeitonas e pimentas-biquinho.
  5. Colocar os lombos ao centro de uma travessa, cercados por batatinhas e cebolinhas assadas e derramar sobre eles o refogado.
  6. Revisar sal, pimenta, regar com um fio de azeite e servir.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/24/206x137/1_viv_gastronomia_homem_na_cozinha___bacalhau_improvisado_foto_2_cpm_especial_jc-8701861.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5cc0c66000ad0', 'cd_midia':8701861, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/24/viv_gastronomia_homem_na_cozinha___bacalhau_improvisado_foto_2_cpm_especial_jc-8701861.jpg', 'ds_midia': 'HOMEM NA COZINHA - Bacalhau improvisado FOTO 2 - detalhe', 'ds_midia_credi': 'CPM/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'HOMEM NA COZINHA - Bacalhau improvisado FOTO 2 - detalhe', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '480', 'align': 'Left'}

Sem carnes, nem ovos, nem...

Restaurante Vê - Arroz Thai

Restaurante Vê - Arroz Thai


VÊ RESTAURANTE/DIVULGAÇÃO/JC
Eis um mercado em alta: comida vegana. Ela trafega em velocidade constante, entre burguers e mais burguers que a cada semana surgem pela cidade. Costumo me reconhecer como um carnívoro irremediável, mas apenas até o ponto em que possam surgir iguarias tentadoras, capazes de adormecerem minha preferência.
É nesse contexto que surge o Vê, inicialmente (em 2014) um empório que servia almoços, agora alçado a uma nova posição, de restaurante aberto também à noite. O menu tem 20 opções, de entradas a sobremesas, é inspirado nas culinárias tailandesa, norte-americana e espanhola. Por exemplo: paella cogumelos shiitake e eryngui, pimentões, tofu defumado, alga nori e açafrão-da-terra; arroz thai (foto), servido na casca do abacaxi com castanha de caju, amendoim, shoyu e curry; talharim Alfredo, ao molho branco de castanha de caju com ervilhas e cogumelos refogados no shoyu.
Diariamente das 11h30min às 14h30min; de terças-feiras a sábados, das 19h às 22h30min. Na avenida Lajeado 1.265.
 

Doçuras e muito mais

VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER Dolce Mercanti FOTO CPM ESPECIAL JC

VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER Dolce Mercanti FOTO CPM ESPECIAL JC


/CPM/DIVULGAÇÃO/JC
A praxe é que o colunista vá ao encontro das melhores iguarias e depois apresente sua opinião aos leitores, da ótica deles - ou seja, agindo como um cliente comum. Mas há vezes em que pequenas delícias chegam a mim: do Z Café, conheci esse precioso cheesecake com frutas vermelhas aí da foto acima, disponível nas lojas Bella Vista (Nilópolis, 543), no Shopping Iguatemi e nas duas cafeterias do Hospital Moinhos de Vento.
A propósito, o Z foi um dos primeiros a chegar à rua Padre Chagas. E o primeiro a perceber que o público estava mudando por ali... Resultado: caiu fora e neste mês comemorou 19 anos, com oito lojas, em vários espaços nobres da cidade.
A Dolce Mercanti é de Feliz, onde produz doces finos artesanais. Sua mentora é Grasiela Marcanti Bach, que há oito anos começou a fazer cursos, especializou-se na matéria e agora tem ampla linha de sugestões para eventos familiares, infantis, empresariais e o que mais vier. Até este domingo estará na Mostra Noivas, no Centro de Eventos do BarraShopping Sul. Seu contato: (51) 99715-2695. É dela essa artística tortinha da foto abaixo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/24/206x137/1_viv_gastronomia_muito_prazer_cheesecake_com_frutas_vermelhas_do_z_cafe_foto_cpm_especial_jc-8701932.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5cc0c97ec9263', 'cd_midia':8701932, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/04/24/viv_gastronomia_muito_prazer_cheesecake_com_frutas_vermelhas_do_z_cafe_foto_cpm_especial_jc-8701932.jpg', 'ds_midia': 'VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER cheesecake com frutas vermelhas do Z Café FOTO CPM ESPECIAL JC', 'ds_midia_credi': 'CPM/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'VIV GASTRONOMIA MUITO PRAZER cheesecake com frutas vermelhas do Z Café FOTO CPM ESPECIAL JC', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '480', 'align': 'Left'}
 

adega

Dia do Vinho Brasileiro ocorre na Serra Gaúcha

Dia do Vinho Brasileiro ocorre na Serra Gaúcha


DANDY MARCHETTI-IBRAVIN/DIVULGAÇÃO/JC
  • Dia do Vinho Brasileiro de 2019 ocorre entre os dias 17 de maio e 2 de junho. O lançamento oficial será dia 30, em Monte Belo do Sul, na serra gaúcha (foto). Essa décima edição será realizada em 40 cidades de seis estados - Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Minas, Paraná e Santa Catarina.
  • I Fashion Outlet Novo Hamburgo receberá sábado e domingo o evento Bhevino, com música, comida, sucos e vinhos de 30 vinícolas, vendidos por taças ou em garrafas. Das 14h às 21h, no km 236 da BR-116.