Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 23 de Agosto de 2018 às 22:29

Para aquecer seu inverno


CANAL EXPERIMENTE/DIVULGAÇÃO/JC
Vamos combinar que nosso inverno não inspira vontade de sair à noite - que o digam os restaurantes, pouco movimentados nesta época. O caminho pode ser reunir a família ou amigos em casa e partir para o fogão. Eis duas sugestões acima de tudo práticas e de fácil execução. Um bom vinho, lareira acesa e agradáveis companhias as tornarão ainda mais apetitosas.
Vamos combinar que nosso inverno não inspira vontade de sair à noite - que o digam os restaurantes, pouco movimentados nesta época. O caminho pode ser reunir a família ou amigos em casa e partir para o fogão. Eis duas sugestões acima de tudo práticas e de fácil execução. Um bom vinho, lareira acesa e agradáveis companhias as tornarão ainda mais apetitosas.
Camembert empanado
Enviada por chef Cecilia Padilha
Ingredientes:
  • 1 embalagem de queijo Camembert redondo
  • 1 ovo mal batido com garfo
  • farinha de rosca ou cream cracker triturado
  • para empanar
  • óleo para fritar
  • mel trufado ou tradicional para finalizar
Modo de preparar:
  1. Passar o queijo no ovo, em seguida na farinha, mais uma vez no ovo, para que fique bem envolvido e mais uma vez na farinha.
  2. Fritar em óleo quente, retirar, enxugar delicadamente em papel toalha.
  3. Derramar o mel por cima e servir.
Cogumelos recheados
Enviada por chef Lisiane Miura
Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
  • 3 colheres (sopa) de tomate seco picado
  • 1/2 xícara (chá) de queijo Gouda picado
  • folhas de salsa picadas (1 talo)
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 20 cogumelos Paris grandes
Modo de preparar:
  1. Aquecer azeite em uma panela média, mantendo o fogo alto. Juntar cebola e refogar por três minutos, ou até dourar.
  2. Retirar, transferir a uma tigela e adicionar tomate seco, queijo, salsa e sal. Misturar bem e reservar.
  3. Retirar os talos e a parte interna dos cogumelos e dispô-los em fôrma untada. Rechear com a mistura reservada e levar ao forno médio, preaquecido a 180°C.
  4. Retirar após cinco minutos, ou quando o queijo derreter, e servir.

Alentejo, uma região de bons vinhos

adega - foto 2 e pode ser menor

adega - foto 2 e pode ser menor


/JOÃO FERRARO/DIVULGAÇÃO/JC
Linda, multifacetada, assim é Alentejo, região de Portugal que fica a 100 km de Lisboa. Atrai turistas de todo o planeta, que buscam conhecer desde suas praias, paisagens e pequenas vilas, até resorts de luxo. E, claro, as vinícolas que cultivam amplas áreas com devotado esmero (foto), ali produzindo respeitados rótulos. Felizmente para quem não pode viajar até lá, vários desses podemos visitar aqui mesmo.
O vinho que está em detalhe é um vivo exemplo desse potencial: Luiz Duarte é o produtor, a partir de uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah, Aragonez e Petit Verdot, de um corte que, em 2009, mereceu 94 pontos da Wine Enthusiast - pessoalmente não levo em conta na hora de comprar, mas não deixa de ser uma referência.
O amigo que, com invulgar entusiasmo, me comentou sobre o Rubrica, degustou a safra de 2014, ainda disponível em algumas importadoras, pelo preço médio de US$ 40,00.

via e-mail


TUTUI/DIVULGAÇÃO/JC
  • O Butiá é uma antiga fazenda à beira do Guaíba, cenário que irá receber o curso Secreto de Los Asados, a cargo do churrasqueiro Demétrios Richter (foto), de Três de Maio. Tudo começa às 10h do próximo sábado, com aula, almoço e degustação de vinhos do Noroeste do Estado. Outras informações: www.obutia.com/secreto-de-los-asados.
  • Ali já se tentou tudo: restaurante oriental, pizza em fatias, ultimamente o Poke, que tentou atrair público até com um parklet - nada decolou. Agora virá O Assador, como informa a placa de reformas. Do outro lado da rua Hilário Ribeiro, pertinho da Padre Chagas, sobra gente na calçada.
  • Um que se reinventou completamente foi o Markt, agora um especialista BBQ, o churrasco dos americanos. As carnes de porco, frango e o peito de boi são assadas lentamente, por um processo de defumação e calor. Com quatro acompanhamentos custam R$ 37,90 cada. Diariamente, das 10h às 23h, na rua Cel. Bordini, 705 (tel. 3574-0154).
  • Uma pâtisserie em plena Expointer. Essa é a proposta da Leiteria Sindilat, com salgados e quitutes recheados, acompanhados por cafés. Na Quadra 46 do Boulevard.
Omelete é legal desde o café da manhã. Como esse da foto, modéstia à parte, é mais difícil: aproveitei ovos de galinhas criadas soltas, no sítio de amigos. Olhe a cor que fica!ARQUIVO PESSOAL CPM/DIVULGAÇÃO/JC