Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 12 de Julho de 2018 às 22:08

Cheesecake de Gorgonzola: fácil, rápida e deliciosa


ELECTROLUX/DIVULGAÇÃO/JC
Em tempos de pressa generalizada, esta receita reúne respeitáveis atributos: praticidade, rapidez e delicioso resultado. Experimente!
Em tempos de pressa generalizada, esta receita reúne respeitáveis atributos: praticidade, rapidez e delicioso resultado. Experimente!
Ingredientes (oito porções):
  • 200 g de bolachas cream cracker
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 300 g de cream cheese
  • 150 g de queijo Gorgonzola
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino branca moída
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola em cubos pequenos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 pimentões vermelhos em cubos pequenos
  • 400 ml de vinho branco
  • 1 pitada de sal
Modo de preparar:
  1. Bater bolachas no liquidificador até virar uma farofa. Passar a uma tigela, adicionar água e mexer com as pontas dos dedos para engrossar.
  2. Pressionar mistura no fundo de uma fôrma de torta média, de fundo removível (22 cm de diâmetro). Manter em refrigerador e preparar o recheio.
  3. Bater cream cheese, Gorgonzola, ovos, sal e pimenta no liquidificador. Retirar a massa reservada e sobre ela despejar a mistura de queijos na forma.
  4. Levar ao forno médio pré-aquecido (180°C) por cerca de 30 minutos. Retirar e amornar.
  5. Aquecer azeite em uma panela, refogar cebola e, quando murchar, polvilhar açúcar e mexer bem. Acrescentar pimentão e manter no fogo por mais dois minutos.
  6. Regar com vinho branco, temperar com sal, apurar por mais cinco minutos. Despejar essa geleia sobre a massa de queijos, servir após esfriar.

Três perguntas para Jaume Gramona Martí

Jaume Gramona Martí

Jaume Gramona Martí


GRAMONA/DIVULGAÇÃO/JC
Jaume Gramona Martí é diretor técnico de Cavas Gramona desde 1987 e seu atual presidente, assim como do Instituto del Cava. Sua formação iniciou-se em Madrid e foi concluída em 1988, em Dijon, onde obteve o Diploma Nacional de Enologia. Gramona esteve em Bento Gonçalves, no último fim de semana, ministrando curso a 30 profissionais da área sobre o tema em que é reconhecidamente uma autoridade: cavas. Dias antes, respondeu às perguntas deste colunista.
1. As cavas dos grandes produtores, comercializadas no Brasil, retratam o melhor da produção espanhola?
As grandes marcas, em termos de volume, são as que têm conseguido exportar, graças a suas ações de marketing. Elas não refletem o potencial da região e, lamentavelmente, levam alguns mercados a pensarem que cava só pode ser jovem, fresca, frutada e, antes de tudo, barata. Neste ano, o Conselho Regional criou o selo Cava de Paraje Calificado, que valoriza as cavas de pequenos produtores da região de Penedés.
2. Qual o diferencial dessa produção?
Através de escrupulosos cuidados no campo e na vinificação, se podem fazer cavas que, após cinco, 10 ou 16 anos de paciente guarda, demonstram a grandeza dos vinhos espumantes. São produções limitadíssimas, inteiramente artesanais, resultando em vinhos elegantes, profundos, sutis, de grande frescor.
3. Conhece o espumante brasileiro?
Em 1956, meu tio Paul Gramona Batlle começou, na região de Jundiaí (SP), a produção de espumantes com a marca Gramont. Ultimamente, tenho prazerosamente provado alguns rótulos brasileiros, presenteados por amigos quando visitam nossa bodega. Infelizmente, é muito difícil encontrá-los à venda na Espanha.

Chope e cerveja


SONENNBIER/DIVULGAÇÃO/JC
  • A cerveja foi produzida especialmente para o Welt Bier Fest (foto), realização do grupo folclórico Sonnenschein. A festa ocorre neste sábado, a partir de 19h, na Sociedade da Linha Brasil, em Nova Petrópolis. Haverá oito estilos de cerveja nas torneiras do evento.
  • O início da parceria tem data marcada: a partir do dia 19, quinta-feira, a Salva Craft Beer passa a operar no PPKB, com torneiras de chopes e grande parte da sua linha de cervejas. A cozinha aproveitará a ocasião para apresentar novidades. Avenida Carlos Gomes, 700.
  • Da paixão da família pela cerveja e pelos cavalos nasceu La Tropilla - Cerveja Criolla. Os nomes foram inspirados na mesma fonte: a Lager é a Baia; a American Lager, a Pangaré. La Tropilla se declara uma cerveja verdadeiramente artesanal. Atendimento: (54) 99905-0023.
  • Segunda edição do Festival Sul-Americano de Cerveja acontecerá de 10 a 12 de agosto, na Fiergs. Estão inscritas mais de 30 cervejarias, algumas dispostas a fazer brassagens entre si, para servir durante o evento. Haverá foodtrucks, shows, um encontro de colecionadores e espaço kids.