Corrigir texto

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 27 de julho de 2020.
Dia do Despachante.

Jornal do Com�rcio

Porto Alegre,
segunda-feira, 27 de julho de 2020.
Not�cia da edi��o impressa de 16/07/2019.
Alterada em 16/07 �s 06h14min

Romance Forense

/REPRODU��O/JC
Advogada veterana, sempre acompanho o Espaço Vital. Terça-feira da semana passada, ao ler o Romance Forense, "Atenção Excelências, celulares gravando", logo imaginei: "O Guerreiro deve ser o cara do gel". (Antigamente era brilhantina, depois gumex, até chegar no gel).
Advogada veterana, sempre acompanho o Espaço Vital. Terça-feira da semana passada, ao ler o Romance Forense, "Atenção Excelências, celulares gravando", logo imaginei: "O Guerreiro deve ser o cara do gel". (Antigamente era brilhantina, depois gumex, até chegar no gel).
Pois tratei logo de descobrir e/ou confirmar quem era "Guerreiro", e não deu outra: era o "juiz engomadinho" - como os advogados o chamavam na época em que assumiu como juiz substituto, início da primeira década de 2000 - coisa de 16 ou 17 anos atrás. Aquela era uma maneira sutil de identificar o juiz arrogante e desrespeitoso!
Lembro da primeira tumultuada audiência - afinal "a primeira vez a gente nunca esquece" - em que participei com o "engomadinho" no comando. Ele parecia irritado, três testemunhas de cada lado, mais depoimentos pessoais, e o meritíssimo indeferindo tudo e mais um pouco. Fui-me irritando também, porque os indeferimentos eram todos contrários ao meu cliente. E a matéria era vínculo... ou seja: tudo ou nada!
Após trancos e barrancos, audiência quase concluída, fiz outro requerimento, que também foi indeferido, e mais uma vez houve o protesto... Aí o meritíssimo explodiu! Apoplético, pôs-se aos gritos. Recusou-se a registrar o protesto, alegando "estar farto de tudo isso". Cheguei a temer que um piripaque o acometesse.
Novo extravasamento verbal, este emoldurado pelo jogar, à mesa, de um pesado exemplar do "CPC Comentado", com uma sugestão proferida em altos decibéis: "Leia o Código, doutora".
Foi a gota... em gesto igual, devolvi o CPC e retruquei no mesmo alto tom de voz: "Leia você o CPC e a CLT, pois quando você entrou na faculdade, eu já andava por aqui, há anos".
Foi um susto na sala, imediato silêncio total. Nada mais aconteceu de anormal, o protesto constou na ata, encerrou-se a audiência, levantei-me com meu cliente. E semanas depois o juiz titular assumiu, julgando a ação procedente.
Concluo que, nestes anos todos, o "engomadinho" - com o qual só fiz depois poucas audiências, todas sem incidentes - parece que ainda tem repertório sobre falta de urbanidade. Tadinho!
Ainda bem que, agora, há celulares com câmeras de última geração.
Coment�rios CORRIGIR TEXTO
Marco A. Birnfeld
Marco A. Birnfeld
Informa��es exclusivas sobre o meio jur�dico, not�cias sobre processos importantes no Estado e no Pa�s. Al�m de causos lembrados por advogados e ju�zes, contados com bom humor na se��o Romance Forense. Essas e outras pautas est�o na coluna Espa�o Vital, publicada nas ter�as e sextas-feiras no Jornal do Com�rcio.