Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 20 de novembro de 2018.
Dia Nacional da Consciência Negra. Dia Universal das Crianças.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 19/11/2018.
Alterada em 20/11 às 09h32min
COMENTAR | CORRIGIR

Da cópia à tecnologia de ponta

A BYD é uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo

A BYD é uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo


THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
A China é um gigante industrial com milhares de empresas atuantes. Em 40 anos desde a grande reforma e abertura econômica, o sistema chinês de produção mudou muito. Passou de um foco totalmente direcionado à cópia para apontar suas lentes à inovação, tecnologia própria e inteligência artificial. Sem falar, claro, dos grandes investimentos no setor aeroespacial e nas obras e aquisições internacionais voltados a setores com de energia, infraestrutura em telecomunicações. Abaixo, veja algumas empresas que conheci neste seis meses em que acompanhei in loco a vida e a economia do gigante asiático, e que acho que vale a pena você conferir, caso ainda não conheça.

Empresas que chamam a atenção

thiago copetti   china
A Hanergy Group é a maior produtora mundial de películas geradoras de energia solar
THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
 Ali Baba Group: criada em 1999, a empresa de e-commerce já é grande conhecida de boa parte dos brasileiros pela seu portal Ali Express, por onde conecta vendedores chineses com o mundo. O criador é um visionário e já lendário Jack Ma. Hoje, a empresa também é forte atuante no segmento de meios de pagamento, como Ali Pay, entre outros muitos segmentos.
  • BYD: uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo tem forte investimentos em pesquisa, desenvolvimento e produção de carros, ônibus e até monotrilhos movidos à energia limpa. Tem atuação no Brasil, com fábrica em São Paulo, e com obras de um monotrilho elétrico em Salvador, por exemplo.
  • DJI: uma das maiores fabricantes de drones do mundo, a Dà-Jing Innovations (DJI) produz desde pequeno drones para filmagens amadoras como equipamentos para Hollywood, pulverização de lavouras e para construção civil, para carregar cabos entre dois pontos sem ligação por terra, por exemplo.
  • Hanergy Group: Maior produtora mundial de películas geradoras de energia solar, a Hanergy Thin Film Power Group chegou ao Brasil neste ano, e promete movimentar o mercado. A empresa fabrica uma infinidade de produtos dotados com películas, de casas a mochilas e barracas, passando por guarda-sóis e veículos.
  • Huawei: a empresa é uma das três maiores fabricantes de smartphones do mundo e com forte atuação em todo o segmento de telecomunicações em geral. Um dos seus mais recentes modelos e sucesso de vendas é o telefone P20, com dupla câmera de lentes Leica na parte frontal, o que aumenta em muito a qualidade das fotos.
  • JD.com: apesar de parecer apenas um grande portal de e-commerce, o JD.com é um grande centro logístico que faz entregas até com minicarros autônomos e com drones. Ao contrário do Ali Baba, que só conecta vendedores e consumidores, sem responsabilidade sobre produto e a entrega, a JD.com mantém um sistema próprio de compra de produtos (sempre originais) e entrega eficiente, graças ao controle total da operação.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o repórter está participando de um intercâmbio no gigante asiático. No blog Conexão China, apresentará, além de informações econômicas e políticas da segunda maior economia do mundo, também curiosidades culturais e gastronômicas, dicas de turismo e como é o cotidiano da vida em Pequim.