Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 02 de outubro de 2018.
Dia Internacional do Not�rio.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 01/10/2018.
Alterada em 02/10 �s 11h00min
COMENTAR | CORRIGIR

ZPMC espera por retomada das aquisi��es brasileiras

Gu Ging afirma que, desde 2014, as compras praticamente pararam

Gu Ging afirma que, desde 2014, as compras praticamente pararam


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
A fabricante chinesa ZPMC, uma das maiores do setor de equipamentos, maquinários e softwares para gestão de portos do mundo, está confiante de que as compras brasileiras no segmento serão retomadas em 2019. Isso porque, depois de se tornar, em 2008, uma das grandes compradoras, o país declinou na lista de clientes. Hoje, de acordo com Gu Ging, gestora de vendas para a América Latina, há apenas um projeto em andamento para o Brasil, e ainda assim de uma empresa chinesa.
"Em 2008 e em anos seguintes, tivemos uma média de dois a três pedidos por ano do Brasil. Desde 2014, as aquisições praticamente pararam. As empresas até fazem cotações, mas não fecham o negócio", revela Gu.
Para o ano que vem, com definição dos rumos da economia a partir da posse de um novo presidente, avalia a executiva, os portos brasileiros devem retomar seus negócios. A demanda ainda deve ser voltada especialmente a equipamentos de embarques agrícolas e outros itens mecânicos. Apesar de a tendência crescente por softwares inteligentes de gestão e controle de máquinas, no Brasil, essa demanda ainda é lenta, avalia.
"Os sindicatos de trabalhadores são muito fortes e ainda dificultam a automatização maior dos portos", avalia a executiva. Enquanto o Brasil desacelera as compras, os Estados Unidos seguem como grande cliente. Ao menos até o momento, já que a guerra comercial chegou ao mercado portuário (com sobretaxas a equipamentos chineses para portos).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.