Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 23 de Maio de 2022 às 21:26

O fim dos engraxates


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Vizinha de cadeira de engraxate do falecido Paulo Silva, que morreu devido a queimaduras como a página informou ontem, a também engraxate Vera Pereira da Silva - amiga de Paulo - relata que dias antes ele havia comprado um aquecedor elétrico, possível causa do incêndio em sua casa. E fala também, com alguma amargura, sobre o desaparecimento paulatino da sua profissão. Quando seu pai era engraxate, havia 26 deles ao redor da Praça da Alfândega; quando ela assumiu, o número caiu para 18. Hoje, restam apenas três na praça no Centro de Porto Alegre.
Vizinha de cadeira de engraxate do falecido Paulo Silva, que morreu devido a queimaduras como a página informou ontem, a também engraxate Vera Pereira da Silva - amiga de Paulo - relata que dias antes ele havia comprado um aquecedor elétrico, possível causa do incêndio em sua casa. E fala também, com alguma amargura, sobre o desaparecimento paulatino da sua profissão. Quando seu pai era engraxate, havia 26 deles ao redor da Praça da Alfândega; quando ela assumiu, o número caiu para 18. Hoje, restam apenas três na praça no Centro de Porto Alegre.

Renovação prestigiada

No lançamento do novo rebranding do Banrisul, com a mudança de logomarca, o banco mostrou mais uma vez que as coletivas de imprensa do banco são eventos muito prestigiados. O Banrisul também anunciou outras novidades. Matéria nesta edição.
 

Terremoto tucano

Estava se confirmando a provável candidatura de Eduardo Leite ao Piratini, dependendo de pesquisas internas do PSDB. Valia até ontem, mas não contavam com a astúcia de Joao Doria, que jogou a toalha na disputa. E agora, o que farão o PSDB e Leite? Desiste da desistência e veste a camiseta presidencial?

Pelo sim, pelo não

O caso do ex-governador gaúcho é mais uma evidência que político nunca deve sacar contra o futuro. No caso de Leite, ser candidato ao Piratini criou um problema para aliados e ex-aliados. O MDB tem o deputado estadual Gabriel de Souza fardado como pré-candidato ao governo do Estado, então, ele desistiria para apoiar o tucano? Só que agora é tábula rasa.

Dividir para governar

Em eleição majoritária, é comum 2÷2 dar zero. Gabriel e Leite disputariam o mesmo eleitorado, sem falar em outros nomes pouco mais para cá ou pouco mais para lá do centro. Quem deve gostar da ideia é o PT, que correria livre, leve e solto, pela esquerda. E os candidatos mais da direita. Os polos teriam melhores chances de chegar ao segundo turno.

Drama suplementar

O problema dos tucanos agora é escolher um nome provisoriamente definitivo, como soi acontecer. E precisa de um vice forte, que não seja água de salsicha, como o picolé de chuchu Geraldo Alckmin (PSB) de Lula (PT).

Era uma vez...

...um país que gastava muito e resolveu aumentar o número de impostos em número e alíquotas. Fez uma vez e apesar da gritaria seguiu aumentando. De alíquota em alíquota chegou a um ponto que os economistas chamam de Curva de Lafer. Isso foi possíve porque aquele que paga a conta não reclama: o consumidor.

Você sabe onde pisa

O deputado federal Tiririca (PL-SP) ameaça deixar a política porque Eduardo Bolsonaro (PL) quer seu número, o 2222. Esse 2 tem história. Em 1978, o empresário calçadista Cláudio Strassburger, de Campo Bom, foi eleito com o número 222 (escolhido a dedo) para a Câmara dos Deputados pelo PDS, hoje PP, com 210 mil votos, votação recorde. A campanha foi planejada por Salimen Jr. e sua agência Publivar, com o slogan "Você sabe onde pisa". É lembrado até hoje.

Para advogados

A Caixa de Assistência oferece para a advocacia o aplicativo CAARS Planos, onde é possível, entre outras funcionalidades, consultar e administrar boletos online, verificar serviços contratados e o extrato de coparticipação dos planos administrados pela CAARS. Saiba mais: www.caars.org.br.

Segunda paixão

Com inúmeros exemplos de médicos gaúchos bons escritores - como o imortal Moacyr Scliar - a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina está promovendo um concurso de contos sobre temas médicos e destinado exclusivamente a estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul. Informações no site www.academiademedicinas.com.br.

Liderança Assertiva

O líder de Consultoria e VP FranklinCovey Brasil, Bill Moraes, é o convidado do Lide RS para café com empresários na manhã desta quarta-feira. O tema do encontro será "Liderança Assertiva para Resultados Inovadores. Co-autor do livro "As 4 Disciplinas da Execução", Bill Moraes é professor de MBA em liderança e gestão organizacional na FranklinCovey Business School.

Filas nos museus

A Noite dos Museus atraiu as multidões que se imaginava, e continuava a ser assunto ontem. Uma das observações sobre o evento, repetida por quem participou, foi as longas filas para ter acesso a um museu de Porto Alegre. A espera chegava a horas. Bom, é possível voltar aos museus, agora, sem filas.

A política e os governantes

Eis a chave para entender a política e os governantes: "A palavra foi dada ao homem para disfarçar o pensamento." Charles de Talleyrand (1754-1838), notável e arguta figura da França e Europa.

Miúdas

SE motoristas de ônibus da Capital dirigissem tão bruscamente em capitais europeias, não durariam um dia no emprego.
DEFINITIVAMENTE, o horário dos ônibus em Porto Alegre está bangunçado. Longas filas mesmo em horário morto.
PESQUISAS para presidente da República estão no mesmo patamar ou com pouca variação há mais de 30 dias.
ALGUNS restaurantes continuam diminuindo as porções. Rumo ao prato zero.
AUMENTA o número de alfabetizados que não sabem ler nem escrever.
TÁ muito chato esse Brasil. Terra de ressentidos com o sucesso alheio.