Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 23 de Novembro de 2021 às 21:45

Galeria de arte a céu aberto em Porto Alegre


ANDRESSA PUFAL/JC
Porto Alegre ganhou um novo espaço cultural. Trata-se de uma galeria de arte, com exposições a céu aberto, no Viaduto Otávio Rocha, quase na altura da rua Duque de Caxias. A novidade já caiu no gosto da população. Quem passa por ali dá uma paradinha para espiar as obras. Atualmente, é uma mostra de fotos sobre praias de Porto Alegre.
Porto Alegre ganhou um novo espaço cultural. Trata-se de uma galeria de arte, com exposições a céu aberto, no Viaduto Otávio Rocha, quase na altura da rua Duque de Caxias. A novidade já caiu no gosto da população. Quem passa por ali dá uma paradinha para espiar as obras. Atualmente, é uma mostra de fotos sobre praias de Porto Alegre.

Revitalização de fato

A Galeria Escadaria já é um sucesso. E se mantém bem cuidada por todos, mesmo a céu aberto. Mais do que um ganho para a vizinhança, é um ativo da revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre e da cidade. Deu mais vida ao viaduto, que também já havia ganho com novas operações gastronômicas no local, como o bar Justo - que inclusive usa o slogan "Confia no Centro" - e, do outro lado da escadaria, o Armazém Porto Alegre e o bar Tutti Giorni.

Vitória maiúscula

Foi o que se chama de vitória esmagadora. Nas eleições da OAB/RS, o advogado Leonardo Lamachia, da situação, obteve 67,67% dos votos válidos. Uma curiosidade: há 10 anos, Claudio Lamachia, irmão de Leonardo, se elegia presidente da mesma OAB, e tinha na época a mesma idade do irmão hoje, 46 anos.

Mulheres primeiro

Pesquisa de final de ano da Fecomércio-RS aponta que o número médio de presentes que cada pessoa deverá adquirir neste Natal será de 3,9 unidades. Na segmentação por gênero, as mulheres, como historicamente se verifica, devem adquirir, em média, 4,2 presentes, enquanto os homens pretendem comprar 3,4 itens.

Coisas que irritam

Por que cargas d'água é preciso dizer duas ou mais vezes para os caixas do comércio em geral e dos supermercados em particular que o cartão é de débito ou crédito? A desatenção é tamanha que o cérebro apaga tudo que foi dito de cinco em cinco segundos.

Regime de semi

Em uma de suas intermináveis jornadas jurídicas que organiza na Europa, o ministro do STF Gilmar Mendes vem pregando um novo regime para o Brasil, o semipresidencialismo. Ora pois, ele já existe. O Supremo é o presidencialismo e o presidente da República é o semi.

O massacre dos anjinhos

Tanto Lula (na Europa) quanto Jair Bolsonaro não largam o pé do ex-juiz Sergio Moro. É diário, parece até que o ex-ministro ponteia as pesquisas ao Planalto. O Capitão desdenha, quer vê-lo em um caminhão de som. A julgar pelo que Lula diz, todos os envolvidos na Operação Lava Jato são anjinhos inocentes.

O retrato de 2017

Em novembro de 2017, o Datafolha mostrava que Jair Bolsonaro detinha 18% das intenções de voto. Pesquisas internas mostravam que o então juiz Sergio Moro estava ligeiramente abaixo desse patamar, aponta o site O Antagonista. Hoje, Moro tem pouco mais de 11%.

Freio na demanda

Para frear a demanda, o Banco Central aumentou o percentual do depósito compulsório, dinheiro em poder dos bancos que fica retido no BC. Significa menos crédito.

Esforço suprapartidário

De gabinete em gabinete, uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre, liderada pelo coronel Mário Ikeda, esteve na colenda solicitando apoio dos vereadores para ampliar o orçamento para segurança na Capital. Deu certo. Quase R$ 2,5 milhões em emendas impositivas foram carimbadas pelos parlamentares.

Leilões rurais

A Farsul está convocando os leiloeiros rurais escolhidos pela entidade para reunião presencial na próxima segunda-feira, às 13h. Na ocasião, será apresentado o novo regulamento dos Leilões Rurais no Rio Grande do Sul.

Os calos da cidade

Sempre na trincheira dos problemas da cidade com seus artigos, o diretor da UG, Marcelino Pogozelski, teve audiência com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o secretário municipal de Mobilidade, Luiz Fernando Záchia (MDB), protocolando soluções para a fiscalização. Ex-agente da EPTC, Marcelino sabe onde aperta o calo.