Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 11 de Novembro de 2021 às 21:35

Natal no gelo


ParkShoppingCanoas/Divulgação/JC
O Natal 2021 do ParkShopping Canoas vai celebrar o presente e incentivar os clientes a viverem a Magia no Gelo. A novidade deste ano é a Árvore de Natal de 11 metros de altura, que ficará no meio da pista de patinação, formando o cenário natalino que sempre permeia o imaginário desta data. Os clientes poderão patinar junto à decoração vivendo uma experiência natalina diferente.
O Natal 2021 do ParkShopping Canoas vai celebrar o presente e incentivar os clientes a viverem a Magia no Gelo. A novidade deste ano é a Árvore de Natal de 11 metros de altura, que ficará no meio da pista de patinação, formando o cenário natalino que sempre permeia o imaginário desta data. Os clientes poderão patinar junto à decoração vivendo uma experiência natalina diferente.

Vinho na pandemia

O caderno especial Vinhos e Espumantes, publicado nesta edição do JC, mostra o animador cenário para as vinícolas gaúchas. O crescimento do consumo no período da pandemia foi impressionante, o que inclui espumantes produzidos no Rio Grande do Sul.
 

Os gnomos do Claudinho

O Claudinho Pereira todo mundo conhece, mesmo fora do Rio Grande do Sulll. Só pra me exibir, eis uma breve aula do sotaque gaudério para alienígenas: para pronunciar bem o "L" de Sul, coloque a ponta dos dentes frontais, dê uma ré neles e encoste a parte superior dela no palato, e então estique o "L", sulllll. Se não conseguiu, tem algo de errado no seu palato. Aula encerrada.
Nos anos dourados 1960 e 70, Claudinho era discotecário, como eram chamados os DJs de agora. Ele lançou um livro, o "Na Ponta da Agulha", sobre a vida noturna de Porto Alegre das décadas 1960, 70 e 80, inclusive como empresário. Um dos causos é uma história dos gnomos do Renato Russo, da banda Legião Urbana, nos anos 1980.
Quando o Claudinho acertou detalhes do show que faria à noite, Renato Russo falou muito de como os gnomos atrapalhavam a sua vida. Dele e de todo mundo. Aquela colher do cafezinho que cai no chão, a chave que some de repente, a moeda de que se precisa e que sumiu do bolso, e assim por diante. Os gnomos são impiedosos, repetia o cantor.
Claudinho ficou impressionado com as travessuras desses sacanas invisíveis, mas muito impressionado mesmo, que seriam capazes até mesmo de deslocar objetos comprometedores para arruinar reputações. Essa era a parte mais assustadora.
Vai daí que em certo almoço de família, a mãe dele entra no quarto e dispara à queima roupa:
- Claudinho, meu filho, você fuma maconha?
- Não, mãe. Mas fala baixo que os gnomos podem ouvir!
 

Fechado para balanço

Consumidores de Porto Alegre que pretendem denunciar abusos estranham que o Procon continue fechado para atendimento presencial. Quem atende o telefone pede que o reclamante ligue ou entre no site de algum órgão que normalmente empurra para outro. Quem não lida com a internet, fica sem pai nem mãe.

Mais transparência

A Assembleia Legislativa lançou o novo site, que reflete o dinamismo, a transparência e a relevância da interação da instituição com a sociedade. A agência Moove foi responsável pela concepção do projeto e do design.

Efeito remedinho

O silêncio em torno da gigante imobiliária chinesa Evergrande foi interrompido com a notícia de que ela está pagando os juros. Assim como espirro chinês causa pneumonia no Ocidente, cataplasma no doentinho oriental baixa a febre do paciente Mercado.

Cristiana Lôbo

Faleceu mais uma goiana. Depois do ex-governador Iris Rezende (MDB) e da cantora Marília Mendonça, a comentarista política da GloboNews, Cristiana Lôbo, faleceu, nesta quinta-feira, aos 64 anos vitimada por um mieloma múltiplo que tratava há anos.

Discurso de candidato I

A julgar pela reação editorial da grande imprensa, o ex-juiz Sergio Moro impressionou favoravelmente com seu discurso - escrito por ele mesmo - ao se filiar ao Podemos. Parte da imprensa também quer a terceira via. Observa-se também que, aos poucos, os pecados pretéritos do ex-presidente Lula (PT) estão sendo ressuscitados.

Discurso de candidato II

O fato é que o ex-juiz incomoda lulistas e bolsonaristas. É chegado o tempo dos moristas. Conta com uma grande vantagem, o brasileiro comum já sabe quem ele é e ao que está associado, ao combate à corrupção. Se ele vai decolar nas intenções de voto, só Deus e a campanha sabem.

Ele fora

Fontes lulistas apressaram-se em descartar uma possível chapa em 2022 com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSD), afirmado que essa hipótese é "quase impossível". O que houve na conversa entre os dois foi a discussão de uma formação de frente ampla pós-Bolsonaro.

O passado de volta no futuro

Institutos de pesquisa que rastreiam os protestos no mundo registraram aumento significativo de episódios de povo nas ruas - por motivos diversos - nos últimos 15 anos, e em especial os de 2020. Analistas acham que pode estar chegando um novo 1968. Quem viveu este ano, lembra que foi um rebuliço geral. Foi uma espécie de marco regulatório de novos valores e fim dos velhos.

Memória caxiense

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e o Instituto Ítalo Victor Bersani (IVB) inauguram na próxima terça-feira, dia 16 de novembro, às 17h30min, a exposição "Memória e Identidade - 120 Anos da CIC Caxias".

Bela ideia

Roberto Baby, diretor da catarinense Bella Janela Cortinas e Tecidos, decidiu fazer o projeto Bella Social, para reutilizar caixas de leite, antes apenas jogadas na natureza, onde levam mais de 100 anos para se decompor. Agora, são utilizadas para forração e controle de temperatura interna de casas.

Ao vivo e a cores

A intenção do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), de proibir a venda de bebidas alcoólicas na região do bairro Moinhos de Vento deve ter sido turbinada porque há duas semanas ele esteve na rua Padre Chagas de noite e viu o que é bom para a tosse.