Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 30 de Setembro de 2021 às 22:10

Grandes investimentos no Rio Grande do Sul

Evento do LIDE/RS sobre os maiores investimentos no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2021.
Na foto: Mauricio Harger

Evento do LIDE/RS sobre os maiores investimentos no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2021. Na foto: Mauricio Harger


/LUIZA PRADO/JC
Um bom termômetro da retomada são os grandes investimentos que estão sendo anunciados no Rio Grande do Sul, tema de debate realizado pelo Lide com empresários, nesta quinta-feira. A propósito, a lista completa dos principais aportes deste ano no Estado estão no portal Anuário de Investimentos do RS 2021 no site do Jornal do Comércio.
Um bom termômetro da retomada são os grandes investimentos que estão sendo anunciados no Rio Grande do Sul, tema de debate realizado pelo Lide com empresários, nesta quinta-feira. A propósito, a lista completa dos principais aportes deste ano no Estado estão no portal Anuário de Investimentos do RS 2021 no site do Jornal do Comércio.

O sal do Benedito

O senador mineiro Benedito Valadares, que deu nome à cidade mineira, tinha fama de burro, coisa que ele decididamente não era. Mas a fama ficou e então esse povo danado tacou-lhe invencionices. Eis uma.
Nomeado interventor, a primeira coisa que fez foi reunir lideranças locais para saber o que faltava na cidade.
- Sal. Falta sal.
- Sal?
- Sim, falta sal.
Saiu da reunião e redigiu a minuta de um telegrama em que pedia providências do governo federal para que enviasse com urgência vagões com o precioso produto. Algum tempo depois, chegou um trem com três vagões de... cal. Desenxabido, explicou o motivo da troca.
- Esqueci de botar cedilha no cê...
 

Bancada do Ranolfo I

Em ascensão para ser escolhido como candidato à presidência da República na convenção tucana, o governador Eduardo Leite teve e ainda tem ao seu lado a bancada fiel do Ranolfo, como era chamada da bancada do PTB, que lhe foi mais fiel que o próprio PSDB e os aliados MDB e PP.

Bancada do Ranolfo II

O interessante vem agora. Se Eduardo Leite for o escolhido do PSDB, provavelmente deixa o governo em março para se dedicar integralmente à campanha para presidente da República. Ou seja, o vice Ranolfo Vieira Júnior assume o cargo e terá boa parte do ano para trabalhar sua candidatura ao Piratini.

Esse é o Brasil

Definição da escritora Paula Schmitt para o tempo brasileiro em que vivemos: uma corporatocracia, que inventa problemas e soluções em massa (como no comunismo), para o favorecimento de um grupo restrito de amigos (como no capitalismo de compadrio).

Queixa geral

Por constatação pessoal e também por queixas de leitores, todos os supermercados da Capital baixaram o padrão. Há reclamações quanto à qualidade de hortifrutigranjeiros, falta de reposição de itens, às vezes essenciais, desaparecimento de marcas e por aí vai o rosário de lamentações.

O futsal do seu Clovis

Clovis Tramontina, da centenária indústria brasileira e também presidente de honra vitalício e fundador da ACBF - tem o sonho de levar o Futsal para as Olimpíadas. Na última visita do presidente Jair Bolsonaro à serra gaúcha, este foi um dos temas comentados pelo empresário ao governante. Sua mais recente cartada foi a criação de um livro digital que conta tudo sobre o esporte.

De volta ao passado


/REPRODUÇÃO/JC
Ao organizar o arquivo do seu pai, o leitor Miguel Ramos descobriu um exemplar do Jornal do Comércio de 1981. Quarenta anos depois, a manchete e demais chamadas da capa permanecem atuais, como a soja. O carro 0 Km continua sendo avis rara, na época pelo preço e hoje por falta de componentes. A carne gaúcha de exportação já brilhava na época. O carvão gaúcho está na berlinda até hoje, assim como os negócios com a Argentina.
 

Operação abrandamento

O Senado deu uma guaribada para pior na Lei da Improbidade (administrativa) e a tornou mais branda. A Câmara dos Deputados também foi contaminada pelo mesmo vírus e vem abrandado diplomas legais em vez de reforçá-los.

Cidadão de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade com 24 votos o projeto de lei da vereadora Comandante Nádia (DEM), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico obstetra Marcelo Marsillac Matias. O homenageado é presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

Largo espectro

Conforme uma pesquisa realizada por uma companhia internacional sobre o ranking da penetração da mídia social ativa ao redor do mundo a partir de janeiro de 2021, atualmente o Brasil está na 33ª posição com 70,3% da população acessando as redes sociais diariamente.

Mundos paralelos

Em artigo ao Poder360, o ex-ministro José Dirceu (PT) diz que a Globo faz campanha para derrotar Lula (PT) em 2022. A não ser que ele veja e leia veículos das organizações Globo em um mundo paralelo, ela faz campanha para derrotar Bolsonaro em 2022.

No pódio

Os argentinos estão com a boca na orelha. O famoso choripán, linguiça temperada com molho chimichurri entre dois pães, foi escolhido como um dos cinco melhores sanduíches do mundo pelo site gastronômico The Taste Atlas.