Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Agosto de 2021 às 21:47

Os novos cafés de Porto Alegre

PG3- Escondidinho de café

PG3- Escondidinho de café


/FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Uma tendência que vai fincando pé em algumas ruas da Capital são as pequenas cafeterias operadas por um ou dois funcionários apenas. Ocupam recuos de prédios ou pontos que não comportam lojas maiores. A ideia é minimizar custos. Existe uma lenda de que expresso dá um dinheiro do bom, mas a essa crença de leigos basta uma pergunta: quantos cafezinhos uma casa precisa vender para pagar um funcionário de salário-mínimo que seja?
Uma tendência que vai fincando pé em algumas ruas da Capital são as pequenas cafeterias operadas por um ou dois funcionários apenas. Ocupam recuos de prédios ou pontos que não comportam lojas maiores. A ideia é minimizar custos. Existe uma lenda de que expresso dá um dinheiro do bom, mas a essa crença de leigos basta uma pergunta: quantos cafezinhos uma casa precisa vender para pagar um funcionário de salário-mínimo que seja?

Casamento de raposa

O dia de ontem foi marcado pela alternância de sol e chuva, às vezes os dois ao mesmo tempo. Essa situação antigamente levava o nome do título da nota, uma das tantas que foram cobertas pelo véu do esquecimento.

A pão e água

O governo de Portugal decretou medidas draconianas sobre o consumo nos bares das escolas públicas do país. Estão proibidos "sandes" (sanduíches) de chouriço (linguiças), empadas, hambúrgueres, batatas fritas, cachorro-quente, croissants e sucos com adição de açúcar. Ok, mas resta o que para comer?

Tecnologias digitais

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em parceria com consulados dos EUA no Brasil, realiza hoje, às 19h, evento online sobre o uso de novas tecnologias digitais e jornalismo. O palestrante será Raul Reis, coordenador da Escola de Comunicação do Emerson College, dos EUA. Participam os jornalistas Patrícia Comunello, do JC, e Rodrigo Lopes, de GZH. Para assistir, ao vivo, basta solicitar o link enviando mensagem de WhatsApp para 99509-8260.

Fatia ignorada

A mais recente pesquisa da XP/Ipespe sobre o governo Jair Bolsonaro segue as anteriores, com poucas alterações dentro das margens de erro, e confirma as de outros institutos. O ruim/péssimo tem 52% dos entrevistados, contra 23% de bom e ótimo. Mas ninguém comenta os 48%, que incluem o "regular" e não sabe. Eles também são filhos de Deus. Por que as análises não levam esse universo em conta e fingem que não existe?

Barbas ao molho

De novo, surgem chiados como dos antigos rádios de válvula sobre a possibilidade de Bolsonaro não concorrer à reeleição em 2022. O som agora é emitido por Gilberto Kassab, presidente do PSD. "Se bobear, não disputa a eleição", conforme falou a deputados, o que foi registrado pelo site Poder360. Convém deixar pelo menos alguns fios de barba de molho. Como brincava o ministro do STF Sepúlveda Pertence, o futuro a Deus pertence.

Omissão da verdade

A verdade é algo que é pouco utilizada na política. O ex-presidente Lula (PT) disse que "vamos pegar o Brasil em 2022 muito pior que eu peguei". Tem graça. Ele pegou a cama feita, com commodities em alta, por exemplo, inflação domada e com Plano Real bem ancorado. Poderia dizer isso para si mesmo no fim do seu segundo mandato.

Nos 90

Nesta sexta-feira e no sábado, a Spaan vai realizar um Drive-Thru Solidário, para marcar as comemorações dos seus 90 anos. As festividades precisaram ser adaptadas por conta da pandemia. Mesmo com todos os idosos vacinados, o momento ainda é de cautela.

A guampa do rato

Nem precisa parar para pensar como é cruel o sistema tributário brasileiro. Uma pessoa física pagar quase um terço do seu salário se receber mais de R$ 5,3 mil pela nova proposta é a apoteose da injustiça. Com este salário, seus gastos serão mais apertados do que rato em guampa.

Preso por ter cão...

...preso por não ter cão. É duro ser presidente dos Estados Unidos. A cada incursão pontual ou mais prolongada no Oriente Médio, os americanos eram tachados de malvados e imperialistas que não sabiam o seu lugar. Agora que o Taleban tomou conta do Afeganistão, Joe Biden é criticado exatamente pelo oposto.

Lei das Licitações

Há contrariedade com relação à nova Lei das Licitações. Ela é chamada de "new beatle normativo", o velho fusca com algumas adaptações. Para analistas como a advogada Paula Lima Ferreira Hyppolito Oliveira, ela inibe um número maior de interessados, portanto, permite a formação de cartéis de licitação.

Fomos para o brejo

Expressão identificada pela primeira vez em 1996 e publicada em trabalho acadêmico em 2000, a síndrome fomo (Fear of Missing Out) é o medo patológico de estar perdendo algo nas redes sociais. Podemos ver isso em nós mesmos. Ou, olhe em volta. No exemplo máximo, perde-se tempo e energia enormes vendo e comentando bobagens.

A desova

Talvez pelo fato de a privatização estar na nuca, de repente os Correios começaram a desovar correspondências de meses atrás, inclusive guias do IPTU de Porto Alegre. Sem contar boletos e outras mensagens importantes. É brabo.