Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 09 de Agosto de 2021 às 21:38

O Laçador laçado


MARIANA ALVES/JC
Assim parte da população trata os monumentos da cidade. Vão ver aviãozinho subir e descer jogando lixo no entorno do monumento para o qual Paixão Côrtes serviu como modelo. É um povinho sujismundo esse nosso. Agora se discute se e para qual lugar ele será deslocado. Podem escolher qualquer um, mas nenhum terá o mesmo impacto de ser visto na entrada da cidade, junto à avenida Farrapos. Ali o Laçador era rei.
Assim parte da população trata os monumentos da cidade. Vão ver aviãozinho subir e descer jogando lixo no entorno do monumento para o qual Paixão Côrtes serviu como modelo. É um povinho sujismundo esse nosso. Agora se discute se e para qual lugar ele será deslocado. Podem escolher qualquer um, mas nenhum terá o mesmo impacto de ser visto na entrada da cidade, junto à avenida Farrapos. Ali o Laçador era rei.

Fernando Gunzinski

Faleceu ontem um dos pioneiros das casas noturnas conhecidas como boates das décadas de 1960 em diante. Começou com o Star Dust na Protásio Alves e depois ficou mais conhecido como dono do Madrigal (que chegou a ter três casas), e do Harém.

Perigo Delta

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) intensificou suas visitas técnicas aos hospitais e postos de saúde do Estado. A ideia é colocar diretores do sindicato em contato com médicos e gestores municipais para saber se há medicamentos e equipamentos de proteção individual em caso de novo surto. No final, será feito um relatório com o mapa da situação.

Resgate da previdência

A Icatu Seguros lançou o Crédito Protegido Prev, em parceria com a Creditas. A empresa identificou que a cada 100 clientes que solicitam resgate da previdência, 65 necessitam de liquidez imediata. Diante disso, o produto foi lançado para ajudar os clientes e investidores de previdência da seguradora a não precisarem resgatar suas aplicações.

Fala o Dmae

A propósito da nota sobre obras na avenida Independência na hora do rush em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que foi necessário interromper a via devido ao conserto de adutora que estava vazando e atingindo o Túnel da Conceição.

Cobertores de chão

Nas picadas das pedras/ São irmãos de orvalho/ São cartas sem baralho/ Cobertores de chão. Chefe da Polícia Aeroportuária do aeroporto Salgado Filho, Ademar Stocker relança seu livro de poesias Quando os Versos Brotam da Alma (Martins Livreiro), originalmente prefaciado pelo músico Telmo de Lima Freitas.

Ao mestre, com carinho

O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, reviveu ontem os tempos de professor da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Ele ministrou aula a 31 novos delegados de polícia, que estão em processo de formação e devem iniciar as atividades a partir de setembro.

Mal na parada

Crítico do que diz ser uma tentativa de liberalismo do ministro da Economia, Paulo Guedes, o ex-presidente do IBGE e do BNDES Paulo Rabello de Castro assim resume a ópera: "Na realidade, nós não conseguimos nem ser bons capitalistas". Casa com a convicção de muita gente boa de que o capitalismo ainda não chegou ao Brasil.

Na voragem das paixões

O protesto explícito de parte do PIB brasileiro contra o presidente Jair Bolsonaro ainda não foi quantificado em número em relação ao universo do empresariado e executivos de proa. Sem dúvida, é lista de respeito. O que não se sabe é a opção para 2022, Lula ou outro nome que está sendo trabalhado.

Saída pelo meio

Mais uma da última pesquisa do PoderData. Mostra que esquerda, direita e centro tem o mesmo tamanho no Brasil. Aí virão as as famosas leituras. O centro tende mais para a direita conforme os candidatos é uma, ou é o contrário? O que nos remete a melhor saída para uma pergunta complicada: cada caso é um caso.

Espanto do ET

Se um extraterrestre tivesse chegado nas Olimpíadas de Tóquio, mandaria uma mensagem urgente para sua galáxia de origem. Traduzido do extraterrês, seria assim: "Programamos nossa viagem com erro de um ano. Na Terra, o ano não é 2021, é 2020. Acertem esse maldito calendário".

Olimpíada do dinheiro

A chinesa Peak, fornecedora das roupas da delegação do Comitê Olímpico do Brasil nos jogos de Tóquio, abriu um bocão pelo fato de os jogadores da seleção brasileira de futebol terem subido ao pódio com propaganda da Nike, e desmentiu que ambas sejam uma coisa só. No fundo, é tudo por dinheiro.

Três em um

Finalmente alguém lembrou de algo que o Brasil não tem, a separação entre os Poderes formulada pelo Barão de Montesquieu. Ao lembrá-la em seu Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tocou numa chaga bem brasileira. A rigor, só temos um. E usa toga.
 

O Passo provisório do Pinto


Almeron Vaz/Divulgação/JC
A ausência de recursos para a recuperação das estradas RS-630 e RS-473 mobilizou quatro municípios que dependem das rodovias para escoamento das produções de arroz e soja, além da silvicultura. O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves (PL), junta-se aos prefeitos de Bagé, Lavras do Sul e Dom Pedrito na demanda. Não são só as estradas. A ponte do Passo do Pinto (foto) está com estrutura provisória há 20 anos.