Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Julho de 2021 às 21:50

Em missão nas Missões


JOEL VARGAS/ DIVULGAÇÃO/ JC
Em roteiro pelo interior gaúcho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (e), do MDB, tem se reunido com prefeitos, vereadores e lideranças locais para apresentar as ações do Parlamento gaúcho. Cumprindo agenda em Santo Ângelo - a capital missioneira -, o presidente esteve na Catedral Angelopolitana, a principal atração turística local, símbolo da unidade dos povos missioneiros, acompanhado pelo vereador Marcio Antunes (MDB).
Em roteiro pelo interior gaúcho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (e), do MDB, tem se reunido com prefeitos, vereadores e lideranças locais para apresentar as ações do Parlamento gaúcho. Cumprindo agenda em Santo Ângelo - a capital missioneira -, o presidente esteve na Catedral Angelopolitana, a principal atração turística local, símbolo da unidade dos povos missioneiros, acompanhado pelo vereador Marcio Antunes (MDB).

Efeito contrário

Pesquisa efetuada pelo PoderData mostrou que cresceu o apoio ao voto impresso ou auditável nos moldes defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em maio, 46% eram contrários, 40% a favor e 14% não sabiam. Agora é exatamente o contrário, entre os a favor e do contra, mantendo os 14% sem opinião formada.

Cartas na mesa

Ainda imersos neste tenebroso e longo inverno, cabe resumir as vantagens e desvantagens do voto impresso. Entre as primeiras, está um fator extra de transparência e redução da possiblidade de fraudes. Entre as segundas, o custo (R$ 2,5 bilhões) e a demora na apuração, eis que os partidos podem pedir a recontagem e, com isso, a possibilidade de acabar com o sigilo do voto.

Mala suerte

O governo da Argentina declarou "emergência hídrica" de 180 dias para o rio Paraná, que está passando por um momento histórico de superficialidade, que afetou a quantidade de grãos que podem ser embarcados nos principais portos do país pelo hub de Rosário.

O mármore adubo

Estamos longe de índices de reciclagem confortáveis, mas o esforço é grande. A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa Industrial (Embrapaii) desenvolveu um método de reaproveitar sobras de mármore baiano (70%) como adubo por ter óxido de cálcio, e clinquer, espécie de matéria-prima de cimento.

Dia dos heróis

O JC pública nesta edição um caderno especial em homenagem ao Dia do Produtor Rural, data que se comemora hoje. Não custa lembrar que, sem ele, não teríamos comida na mesa. Aliás, 25 de julho foi o Dia do Colono, outro injustiçado e esquecido pelos que acham que comida nasce em supermercado.

Depois de porta arrombada...

...tranca de ferro, diz o provérbio. Há uma preocupação com o estado de saúde dos prédios públicos, após o incêndio na Secretaria Estadual da Segurança Pública. Como não há responsabilidade de pessoa física, as sucessivas administrações nos três níveis de governo não cuidaram desse detalhe. Recorde-se que o antigo prédio da Smic ficou mais de 20 anos sem habite-se.

Ouro para o doutor

Com premiação destacada em nota com foto no jornal Sankei Shinbun de ontem, o professor e geriatra Emílio Moriguchi, da Unidade de Geriatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é um vitorioso brasileiro fora das pistas das Olimpíadas de Tóquio, após receber distinção em evento conduzido pela primeira-dama do Japão. É filho de Yukio Moriguchi, pioneiro na geriatria do Rio Grande do Sul, responsável pela criação do IGG da Pucrs e neto de Shizuo Hosoe, primeiro médico japonês enviado ao Brasil em 1930.

Os desbancarizados

Dados de um estudo do Instituto Locomotiva, referentes a janeiro de 2021, mostram que 10% dos brasileiros não tinham conta em banco (16,3 milhões) em janeiro de 2021, enquanto outros 11% (17,7 milhões) não movimentaram a conta no mês anterior.

Revolução nos governos

A Agência Moove recebe hoje, às 11h, no Café 5.0, o secretário nacional de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. Monteiro foi indicado, em 2018, como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo em Governo Digital e, em 2020, como uma das 50 Pessoas Mais Influentes do Mundo Revolucionando Governos.

Finais

PANVEL inaugurou a terceira loja no bairro Praia de Belas, na avenida de mesmo nome, 1.270. É a Loja 123 da cidade. CEOs da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, serão homenageados com a Medalha Mérito Skål no dia 31. INSTITUTO Great Place to Work (GPTW) reconheceu pelo quarto ano seguido a Fundacred como um ótimo lugar para se trabalhar.

A salvação das moscas

Quando se quer tirar a suspeita de alguém de que tenha cometido alguma violência a outrem, é comum ouvir que esse alguém não faria mal a uma mosca. Mas é omisso quanto à violência contra humanos.