Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Julho de 2021 às 21:54

Turismo na usina


Sky Taques/Divulgação/JC
Parece que o ônibus de turismo percorre uma estranha estrada, mas é apenas a "estrada" de Itaipu. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu toca um projeto de retomada da economia da cidade. O projeto tem o turismo como principal atividade econômica da região de Foz do Iguaçu, cidade-sede da usina de Itaipu. O turismo é um dos pilares da missão da binacional. A usina atrai visitantes como pão quente. Em 2019, foram mais de 2 milhões deles.
Parece que o ônibus de turismo percorre uma estranha estrada, mas é apenas a "estrada" de Itaipu. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu toca um projeto de retomada da economia da cidade. O projeto tem o turismo como principal atividade econômica da região de Foz do Iguaçu, cidade-sede da usina de Itaipu. O turismo é um dos pilares da missão da binacional. A usina atrai visitantes como pão quente. Em 2019, foram mais de 2 milhões deles.

Chance real

Se Jair Bolsonaro realmente sofrer o impeachment, assume o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), respeitado tanto pelos meios castrenses, os militares, quanto por considerável parte da sociedade civil. Mesmo com pouco tempo para comandar o governo, faria a cama para ser um forte candidato ao Planalto na eleição de 2022. Se assim for, e se ele quiser, estraga os planos da esquerda. Neste caso, seria ele, Mourão, a terceira via com chances reais de vitória.

Os dois presidentes

O encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente do STF, Luiz Fux, é algo que merece ser destrinchado para além das formalidades e até do pouco destaque dado a este evento. Ao falar em "limites" após o encontro, Bolsonaro resume a ópera. Deve ter sido uma fala dura, mas civilizada. Para o bem da nação, seria bom que estes limites fossem de fato obedecidos por ambos os lados.

Probabilidade estatística

Do leitor Antonio A. d'Ávila, sobre os destempero do presidente Bolsonaro: "Penso que seria bom lembrar que antes do atual governo, já tivemos, pelo menos três presidentes impulsivos: Jânio Quadros, Fernando Collor e Dilma Rousseff. Por outro lado, os mais longevos governantes do Brasil, D. Pedro II e Getúlio Vargas, eram considerados muito indecisos. A racionalidade é probabilística". Falou e disse, caro leitor.

Folga geral

O Carrefour Brasil dará folga para colaboradores que tomarem a vacina contra Covid-19. O programa de incentivo à imunização seria mais uma ação institucional, não fosse o fato de que a empresa tem 35 mil profissionais em lojas, postos e centros de distribuição. É uma cidade inteira.

Tudo é câmbio

Três assaltantes de Detroit (EUA) que abordaram um motorista de um Acura não sabiam manejar o câmbio manual. Não faz muito, assaltantes daqui desistiram pelo motivo contrário. Hoje, no Brasil já temos ladrões em desenvolvimento.

Papai Bode

E não é que Papai Noel fora de época existe? Embora montado num bode, o astuto velhote traz redução de imposto em 12,5 pontos percentuais já em 2022, e os fundos imobiliários não mais serão taxados pelo Leão, a se confirmar acerto feito pelo relator do texto, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em compensação...

...Sabino disse que seu relatório vai prever a retirada de benefícios tributários que alcançam 20 mil empresas, atingindo produtos de cosméticos, perfumaria, medicamentos e indústria de aeronaves e embarcações. Medicamentos, deputado?

Ponte dos suspiros

Apesar da criação de todos os obstáculos colocados pela Organização Caranguejeira, a Fraport e sua teimosia do bem conseguiram pista livre para retomar e poder concluir as obras no aeroporto de Porto Alegre, inclusive o difícil reassentamento da Vila Nazaré. Já a terceira nova ponte do Guaíba, igualmente atacada pela mesma organização ideológica, sofre para ser concluída. Sugestão: tragam os alemães.

A fome bate à porta...

O que está acontecendo em Cuba se explica por quatro palavras proferidas em 1992 pelo marqueteiro de Bill Clinton, James Carville. Ao apostar na vitória contra George Bush pai, explicou o motivo com elas: "É a economia, estúpido!". O resto da história todos sabem. Bush nunca entendeu.

...e o amor pula a janela

Cansados da "la revolución", sem dinheiro no bolso e promessas eternas de "agora vai", piorado pela falta dos dólares dos turistas e de aturar um estado policial, devagar a vaca vai para o brejo. Vide a implodida União Soviética, que definhou por inanição econômica e ideológica.

Saída pela incubadora

Incubadoras tecnológicas de ponta, como a da Universidade Feevale, apresentam notável crescimento de empresas incubadas. Infelizmente, no Brasil de hoje temos muitas empresas entubadas. São muitas as mortes a lamentar.

Perdas

Duas mortes entre tantas outras a lamentar. A do embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, 88 anos, que salvou o Brasil de poucas e boas nas décadas de 1980 e 1990, e do nosso fiel leitor Plinio Paul Bing, também pessoa de idade.

Pela metade

A partir de agora até dia 3 de agosto, o Brasil só funciona pela metade. Judiciário e Legislativos entram em férias de inverno, semanticamente alteradas para recesso. O resto da sociedade só conhece outro tipo de recesso, a recessão.