Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Julho de 2021 às 22:25

A vida do Profeta


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Conhecido no entorno do Mercado Público como Profeta, Fábio Rodrigues, 38 anos, é uma das tantas figuras do Centro Histórico de Porto Alegre. Há seis anos, sofreu um acidente na construção civil que atingiu a medula óssea. Sempre repetindo "Jesus é a glória!", se vira como pode a bordo da sua fiel cadeira de rodas.
Conhecido no entorno do Mercado Público como Profeta, Fábio Rodrigues, 38 anos, é uma das tantas figuras do Centro Histórico de Porto Alegre. Há seis anos, sofreu um acidente na construção civil que atingiu a medula óssea. Sempre repetindo "Jesus é a glória!", se vira como pode a bordo da sua fiel cadeira de rodas.

Diagnóstico precoce

Os pacientes do Hospital Mãe de Deus passaram a contar com mais um instrumento de ponta para diagnóstico precoce de doenças do coração. Um dos mais avançados em ecocardiografia e recém-lançado no Brasil, o aparelho Vivid E95 Ultraedition, da GE Healthcare e operado no HMD pela EcoHaertel, pode oferecer diagnósticos mais precisos e em menor tempo.

O largo lombo do burro

A reforma tributária proposta pelo governo federal pode elevar a carga tributária em mais de R$ 40 bilhões por ano, diz a Verde Asset, inibindo o crescimento do País. Como já disse um ex-presidente norte-americano, duas coisas inevitáveis são a morte e os impostos. Às vezes, é a mesma coisa.

Terrenos de Marinha

O governo federal anunciou a remição de laudêmio. A medida, já anunciada em junho, impactará cerca de 600 mil imóveis considerados de Marinha - não confundir com terrenos da Marinha. É parte do Programa SPU , que visa arrecadar R$ 110 bilhões com a venda de imóveis da União. Vai mexer um bocado no Litoral gaúcho.

Um inferno caribenho

Nos anos 1960, o então presidente do México, Porfírio Diaz, proferiu uma frase de repercussão internacional. Sobre o México, falou: "tão perto dos Estados Unidos e tão longe de Deus". Pode ser aplicada perfeitamente para o Haiti. Sempre foi um país com doença autoimune, e de golpes em cima de golpes.

O futuro no presente

O grafeno que o presidente Jair Bolsonaro vem conhecer na serra gaúcha, e que tanto se fala, é um dos mais extraordinários materiais de compostos de carbono que existem. O "gra" vem de grafite. É 100 vezes mais forte do que o aço e é como a propaganda do Bombril, tem mil e uma utilidades. Excelente condutor, tem uso desde a óptica a eletrônicos passando por carregar baterias rapidamente.

Uma CPI natimorta

O Senado pensa em instalar a CPI da Rachadinha, visando o presidente Jair Bolsonaro. Não pode. No seu artigo 86, a Constituição diz no artigo 4º que "o presidente da República, na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício das suas funções".

Homenagem ao defensor

Foi lançada uma campanha para que o Mercado Público de Porto Alegre leve o nome do escritor e jornalista Walter Galvani, que morreu recentemente aos 87 anos. O que mais o orgulhava era sua luta pela preservação do prédio do Mercado, algumas vezes seriamente ameaçado.

O esperto doutor Camacho

Muito bem conservada para a idade, mantendo um sotaque e os traços da sua fulgurante beleza quando jovem, dona Mercedes tinha história para contar antes de adotar este nome. Dona de pensão para mulheres honradas, gostava de licor Cointreau, papo com jovens e lembrar os tempos em que era "francesa" em um discreto bordel de luxo da Capital. Atuou nele no tempo em que Assis Chateubriand disse que o Rio Grande do Sul deveria importar mulher francesa e plantar capim, e o jornalista nascido no Rio Grande do Sul Justino Martins, da revista Manchete, escreveu que o sonho de todo gaúcho era ser cavalo ou avião da Varig.
Na real, nem francesas elas eram. A maioria vinha da Hungria, ia para Paris e de lá para terras pindoramas. O sotaque francês era fundamental. Pois foi numa dessas conversas regadas a Cointreau que ela contou a estranha história do doutor Camacho (*). Era um jovem advogado de sucesso, cujo maior amigo era abastado herdeiro de família de grande fortuna. Viviam colados nas atividades culturais e sociais. Em casa, o rapaz só falava nele para sua bela esposa.
Era doutor Camacho pra cá e pra lá, a tal ponto que a mulher começou a desconfiar e a prestar atenção às fofocas dos salões de beleza. O bom doutor, aliás, arrancava suspiros das moças casadoiras, mas não dava pelota para olhares públicos e balanceio das ancas à procura de duas mãos que as agarrassem com volúpia. Atormentada pela dúvida, a esposa imaginava os dois mais juntos que o doce bem-casados. Até que um dia, fez-se a luz.
Estava ela em casa, rodeada pela aflição e ciúme quando bateram à porta. Ao abrir, deparou-se com uma belíssima jovem com olhar de rancor. Jogou uma trouxa contendo cuecas e meias do marido. Então falou:
- Eu sou o doutor Camacho. Seu marido a engana, não presta. Larga desse ordinário.
Não só não largou como ficou aliviada. Então era isso. Bem que notara falta de cuecas do marido. Nada de doutor Camacho, o maridão não gostava de homem, era chegado mesmo em rabo de saia. O doutor era companheiro de farra, isso sim. Mas também não deixou barato. Chamou o marido para um particular, encheu-lhe de desaforos e jurou greve de sexo por um ano, ouviu seu safado? Não se separou dele, afinal, a vil pecúnia falava mais alto.
Neste ponto da narrativa, a garrafa do licor estava quase na metade. A velha senhora rainha do lupanar esperava a inevitável pergunta: como sabia ela da história com tantos detalhes? Ela riu.
- Fui eu quem visitou a esposa.
Mais um tiquinho de Cointreau e um pouco de riso sem gelo.
- Fui contratada pelo doutor Camacho. Nunca fui amante do amante dele.
(*) Nome fictício

Velejaço

Acontece neste sábado, em Barra do Ribeiro, o primeiro Velejaço Solidário. São esperados cerca de 150 barcos para o evento beneficente, que vai arrecadar agasalhos e alimentos para famílias carentes locais. A promoção é dos velejadores de cruzeiro (Cruzeiristas RS), que farão programação com desembarque para almoço e caminhada pelas atrações da cidade. A organização alerta para que todas as medidas de prevenção à Covid sejam respeitadas. Mais informações pelo telefone (51) 99377.7977.

Estádio Olímpico

Repercutiu a matéria do JC sobre possíveis interessados na compra da área do Estádio Olímpico. A propósito, o Grêmio esclarece que o Grupo Zaffari não chegou a manifestar formalmente à direção o interesse no terreno, mas chegou ao conhecimento do clube que havia uma articulação nesse sentido.