Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 07 de Julho de 2021 às 21:52

Sem caneta, nem papel


GUERREIRO/ALRS/JC
Com apenas um clique num tablet, o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) deu início ao processo para extinguir mais de mil leis no Rio Grande do Sul. Durante o protocolo do pacote que vai passar um "pente-fino" no emaranhado de normas gaúchas, o parlamentar dispensou o papel e a caneta para formalizar o ato. É disso que precisamos. Leis temos de sobra.
Com apenas um clique num tablet, o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) deu início ao processo para extinguir mais de mil leis no Rio Grande do Sul. Durante o protocolo do pacote que vai passar um "pente-fino" no emaranhado de normas gaúchas, o parlamentar dispensou o papel e a caneta para formalizar o ato. É disso que precisamos. Leis temos de sobra.
 

O homem das obras

Os deputados estaduais Tenente-Coronel Zucco (PSL) e Ernani Polo (PP) entregam amanhã a Medalha do Mérito Farroupilha ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tido como o melhor do governo Bolsonaro. "Temos em execução a duplicação da BR-116 (trecho Guaíba-Pelotas), a nova ponte sobre o Rio dos Sinos e mais recentemente o anúncio das melhorias da BR-290", justifica Zucco.

Voto auditado

A Assembleia Legislativa promove no sábado, às 17h, uma audiência aberta ao público para discutir o voto auditável. O encontro é proposto pelo deputado estadual Eric Lins (DEM) e contará com a participação da deputada federal Bia Kicis (PSL), da vereadora de Porto Alegre Fernanda Barth (PRTB), do escritor Percival Puggina e da advogada Paula Cassol.

Geração Distribuída

É a velha história de crise significar oportunidade, em que é possível consumir energia elétrica gerada, de forma remota, em fazendas solares ou eólicas instaladas dentro da mesma área de concessão. Ambas são um caminho para se garantir a maior oferta e evitar o impacto tarifário da bandeira vermelha, explica Vinicius Farini Ferreira, da Solar Energia. O projeto de "uberização" de energia tramita no Congresso Nacional.

Perigos da dianteira

Leitor ficou contrariado por causa da publicação de pesquisa que coloca Lula (PT) à frente para a disputa ao Planalto em 2022. Bem, não é só esta. Ocorre que essa dianteira folgada do ex-presidente também pode ser seu maior perigo. A história das eleições brasileiras mostra que largar na frente muito antes das eleições geralmente não se confirma. O já ganhou é mortal.
 

Aos velhos tempos

Ontem parecia que a cidade tinha viajado para o passado pré-pandemia. Como foi dia de pagamento, filas imensas nas agências bancárias e nos quiosques do Banco 24 Horas. Camelôs e ambulantes que não ambulam faturaram os tubos. Pena que no comércio formal este movimento não tenha acompanhado o ritmo, pelo menos no Centro Histórico de Porto Alegre. Concorrência desleal.

As janelas quebradas

Inteligente a ação da prefeitura da Capital em colocar floreiras em terrenos baldios, o que reduziu drasticamente a colocação de lixo por terceiros nestes locais. De forma pensada ou não, tem a ver com a teoria das janelas quebradas, colocada em ação em Nova York. Prédios abandonados com janelas quebradas induziam ao vandalismo, ao contrário dos com janelas inteiras.

O fim do som e da fúria I

Pesquisa de fôlego da americana Axios sobre consumo de informação nos Estados Unidos revelou algo surpreendente, mas se analisarmos com mais cuidado, é lógica pura. Com o presidente "Boring Joe", algo como Joe Chato - referência ao estável Joe Biden -, despencou o consumo de informações na mídia tradicional e de publicações de esquerda e direita.
 

O fim do som e da fúria II

A furiosa batalha entre os dois candidatos na eleição a presidente aumentou o número de leitores engajados, especialmente dos republicanos de Donald Trump. Depois de vencer, Joe Biden sossegou o facho, entrando então em um ritmo de Joe Certinho, sem atitudes e medidas controversas, audaciosas, destemperadas e cheias de som e fúria como seu antecessor.

O troco

A natureza costuma dar o troco para cada uma das suas atuações. A falta de chuva está revertendo para excesso de precipitações na Região Sul do Brasil. A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência pelas chuvas intensas em mais sete cidades catarienses - já são 72 - e a gaúcha São Martinho da Serra.

Homenagem a um pioneiro

Ontem foi o Dia Internacional do Chocolate, data que tem tudo a ver com Gramado. A história do chocolate na famosa cidade da serra gaúcha teve início em 1975, quando o empresário Jayme Prawer (in memorian) descobriu em Bariloche, na Argentina, a produção artesanal de chocolates. Alguns meses depois, a Prawer começou a fabricação da primeira linha de chocolates artesanais do Brasil.

Patinho feio

No dia 8 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Não temos muito a comemorar, na verdade. Faltam pesquisadores no País, porque a pesquisa é o patinho feio entre as prioridades brasileiras.