Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Junho de 2021 às 20:36

Outros tempos


Gilberto Jasper/DIVULGAÇÃO/JC
A Praça da Matriz, no centro de Lajeado - que já foi Praça Santo Inácio e Praça Marechal Floriano - resume uma história inimaginável na atualidade. Antônio Fialho de Vargas, fundador da cidade, doou o terreno que abriga o espaço, além de áreas vizinhas para abrigar uma igreja, a casa paroquial e um colégio marista. Construída entre 1873-74, a praça conta ainda com o tradicional coreto e com o busto de um personagem ilustre do município, Orlando Fett.
A Praça da Matriz, no centro de Lajeado - que já foi Praça Santo Inácio e Praça Marechal Floriano - resume uma história inimaginável na atualidade. Antônio Fialho de Vargas, fundador da cidade, doou o terreno que abriga o espaço, além de áreas vizinhas para abrigar uma igreja, a casa paroquial e um colégio marista. Construída entre 1873-74, a praça conta ainda com o tradicional coreto e com o busto de um personagem ilustre do município, Orlando Fett.
 

Radiação de fundo

Em almoço com supermercadistas no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro pediu que eles segurassem os preços. Nunca, em país nenhum e nem na história brasileira, esse apelo deu resultado. Em um processo inflacionário, a lei da inércia se faz presente. O pior é a remarcação preventiva, radiação de fundo que nasceu nos tempos da inflação alta e que permanece arraigada nos corações e mentes dos agentes econômicos.

Princípio da vaselina I

Principal instrumento de controle da inflação dos bancos centrais, as taxas de juros costumam fazer estragos nas bolsas de valores pela concorrência. A alta dos juros americanos causou um rebuliço mundial. No Brasil, derrubou o dólar para um tiquinho acima de R$ 5,00, menor cotação em um ano. E vem mais alta da taxa Selic por aí.

Princípio da vaselina II

Assim como na diplomacia, as autoridades monetárias costumam mandar recados usando expressões laboriosamente construídas. No caso do BC, usaram "normalização parcial" para mandar o recado de novas altas. Na diplomacia, a expressão "conversa franca" entre dois mandatários quer dizer "o pau comeu".

California dreaming I

Trecho de artigo da escritora Paula Schnitt para o site Poder360. "Segundo dois estudos de professoras da University of California publicados no jornal Hospital Pediatrics em maio, o número de crianças internadas com Covid na Califórnia foi superestimado em pelo menos 40%".

California dreaming II

E prossegue Paula: "Segundo Monica Ghandi, uma das autoras do estudo, 'não há razão para pensar que essas conclusões seriam restritas à Califórnia'. Esse tipo de análise retrospectiva provavelmente vai revelar a mesma coisa em todo o país". Imagina as políticas públicas baseadas no erro.

Olho no interior

A Calçados Bibi, com sede em Parobé, cumpre seu plano de expansão no interior gaúcho e de outros estados. Abriu loja em Santa Maria, inaugurada no dia 17. A meta é abrir 32 lojas de calçados infantis neste 2021.

Feliz aniversário

A Zanetti Materiais Elétricos e Iluminação, empresa caxiense fundada pelos irmãos Rivelino e Orildo Zanetti, completa 20 anos hoje. Neste tempo, multiplicou sua estrutura por 10 e em breve inaugura uma filial.

Codelôco, seu!

Para começar a semana. Certa vez, estávamos numa roda de cafezinho e se aprochegou um conhecido de Fronteira, não muito manso com as riquezas da cidade. Alguém comentou que um amigo havia comprado uma Mercedinha esporte de oito cilindros, e ele perguntou quanto custava o carro.
Quando soube o valor, ele esbugalhou os olhos:
- A la pucha! Mas quanto não ganha um animal desses?

Querida, encolhi o PSB

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e o ex-prefeito Luciano Azevedo filiaram-se na sexta-feira (18) ao PSD - Partido Social Democrático. Ambos já haviam comunicado sua saída do PSB no início do mês. Os socialistas vivem uma crise de encolhimento, depois de crescimento em eleições anteriores.

Posse no TRF-4

Toma posse nesta segunda-feira o novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que substitui Victor Luiz dos Santos Laus.

Rumo ao chiclete

Quando se pensa que o Supremo Tribunal Federal já conseguiu meter o bedelho em tudo, vem essa de julgar a autonomia do Banco Central. Na maioria dos países, a independência dos BCs é cláusula pétrea, nem imaginam alterar esse status. No Brasil, cláusulas pétreas são feitas de chicletes.

Alerta municipal

Prefeituras são os órgãos públicos mais expostos a ataques cibernéticos, roubo de dados e até de recursos públicos. A informação é de Ricardo Dastis, diretor de Professional Services da Scunna, empresa que trabalha há 33 anos com foco em soluções de segurança da informação.

Inferno astral prorrogado

No sábado, a Carris completou 149 anos, instituída que foi por decreto do Imperador D. Pedro II em 19 de junho de 1872. Porto Alegre tinha então apenas 44 mil moradores. Começou com bondes puxados a mula e elétricos em 1906. Completará 150 anos ainda sob controle da prefeitura, eis a dúvida. Ônibus está longe de ser um bom negócio.

Pé ligeiro

A Havan acaba de lançar um serviço para facilitar a experiência de compra. A partir de agora, clientes poderão fazer compras pelos canais digitais e receber os produtos em até 24 horas. Como em tudo nesta área, velocidade entre a compra e a entrega é tudo.

Direitos de transmissão

O governo federal estaria querendo mexer nos direitos de transmissão de jogos esportivos no País. A ideia é deixar o mandante da partida negociar a transmissão, sem precisar do ok do outro time. Em 2020, o negócio movimentou R$ 1,5 bilhão.