Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Junho de 2021 às 22:46

Romantismo em alta


Cleiton Thiele/ Serra Press/JC
Apesar da pandemia ou por causa dela. Entre as atrações de inverno de Canela está o Túnel do Amor, espaço para casais lembrarem compromissos passados, presentes ou futuros. São quatro fases no ambiente temático para casais lembrarem seus compromissos, incluindo selfies.
Apesar da pandemia ou por causa dela. Entre as atrações de inverno de Canela está o Túnel do Amor, espaço para casais lembrarem compromissos passados, presentes ou futuros. São quatro fases no ambiente temático para casais lembrarem seus compromissos, incluindo selfies.

Precisão americanada

No dia 10 de março, a Universidade de Washington divulgou projeções das mortes por Covid no Rio Grande do Sul. Amparado em modelos matemáticos, previa que na segunda metade de junho o Estado teria e entre 28 e 32 mil mortes. Acertou. Nessa quarta-feira (16), o Estado já rompeu a marca de 30 mil óbitos

O sonho acabou

O diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Ismael Trinks, admitiu que a construção do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul não é prioridade para o governo federal. Segundo Trinks, os investimentos no curto prazo estão concentrados na prorrogação antecipada da Malha Sul, com a recuperação de trechos que hoje estão abandonados nos três estados.

Por falar em trem...

...o Rio Grande do Sul já teve sua estatal ferroviária, a VFRGS. Depois, a Rede Ferroviária Federal a assumiu. Antes mesmo de jogar a toalha, doou a malha para lindeiros, fora os trechos. Aí acabou de vez. Trechos como Porto Alegre a Canela ou Caxias do Sul via Montenegro depois seguindo as cidades da Serra tinham trens de passageiros de ponta, como o Minuano.

Os do contra

A insistência do presidente Jair Bolsonaro em fazer pouco caso da vacina contra a Covid é parte de uma estratégia. Ao contrário do que se pensa, há um percentual alto da população que quer ver a vacina pelas costas ou faz pouco caso de se imunizar. Vejam o caso de Gramado. Dos 14.914 gramadenses estimados para a vacinação, até ontem apenas 52,66% compareceu aos postos.

Meio sem meios

Complicado achar um nome de centro para 2022. O apresentador de TV Luciano Huck está fora, e a confirmação veio pelo próprio, que irá substituir Fausto Silva na Globo aos domingos. Como o ex-juiz Sergio Moro também fora da corrida ao Palácio do Planalto, procura-se um salvador da Pátria com cacife eleitoral. Mais difícil que consertar relógio debaixo da água com luvas de box.

O elefante

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o gaúcho Onyx Lorenzoni (DEM), andou se queixando que inimigos políticos vazaram seu desejo de concorrer ao governo do Estado em 2022. Uma coisa é definitiva: tentar esconder uma candidatura desse porte a essas alturas do campeonato é o mesmo que tentar tornar um elefante invisível na Esquina Democrática.

É dando que se recebe

Tudo começou com os cupons de desconto oferecidos pelo varejo nos anos 1970. O sistema foi evoluindo e hoje temos o cashback, percentual de devolução em dinheiro nas compras. Mas não se pense que seja doação. Ao contrário, há redes que conseguem aumentar em mais de 40% o valor do tíquete médio.

Bolinha de cristal

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), enviou o projeto de desestatização da Carris para a colenda porto-alegrense. Corre o risco de não ser aprovado, devido à vereadora Demagogia, irmã do vereador Corporativismo. E há fortes chances de greve na Carris a qualquer tempo, a partir de agora.
 

O voo do frango saudita

Grande compradora do frango brasileiro, a Arábia Saudita não quer permanecer nessa posição para sempre. O país tem um plano ambicioso chamado Visão 2030 para a era pós-petróleo, diversificando sua economia com pesados investimentos. No caso do frango, só uma empresa saudita, a Alamanni, recebeu aporte de
US$ 1,8 bilhão para dobrar sua produção avícola.

Por falar em frango...

...os sauditas querem elevar a produção avícola de tal forma que possam até exportar para países vizinhos até 2030. E os árabes tem uma particularidade: cada pessoa de uma família recebe um frango inteiro na refeição.

Os copistas

Quando alçaram voo para conquistar o cenário europeu, as montadoras coreanas copiaram sem cerimônia o design de marcas de ponta, como a BMW e Mercedes, para depois adquirir vida própria. Agora são os chineses os copistas de carros, mas dos coreanos.

A César o que é de César

A Azul Linhas Aéreas anunciou o começo da operação em diversos aeroportos regionais a partir do dia 23 de junho. Para ser justo, a ideia da aviação regional ganhou força em 2015, quando o atual deputado federal Pedro Westphalen (PP) era o secretário estadual de Transporte na gestão de José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018). Por decreto, instituiu-se o Programa Estadual da Aviação Regional. Então, a Pedro o que é de Pedro.