Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Junho de 2021 às 22:38

Sob as bênçãos do Papa

 Gabriel Souza (direita) fez uma visita ao vizinho de Praça da Matriz

Gabriel Souza (direita) fez uma visita ao vizinho de Praça da Matriz


JOEL VARGAS/DIVULGAÇÃO/JC
Quando dois vizinhos se encontram, conversam de tudo um pouco. Foi assim com o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), em encontro nesta semana. Na ocasião, falaram sobre as divergências futebolísticas, política e uma afinidade: a admiração pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB).
Quando dois vizinhos se encontram, conversam de tudo um pouco. Foi assim com o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), em encontro nesta semana. Na ocasião, falaram sobre as divergências futebolísticas, política e uma afinidade: a admiração pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB).

Festão de São João

Como a Quina das Loterias da Caixa acumulou, e daqui até o dia 26 de junho as apostas irão para a Quina de São João, o prêmio deve chegar a R$ 190 milhões. Como é um dos jogos menos difíceis, vários acertadores devem rachar o butim. Não é mais jogo, é investimento.
 

Se ficar o bicho come...

...se correr o bicho pega. Independentemente do valor da passagem aprovada para os ônibus de Porto Alegre, é alto para o passageiro mas não só para ele, porque o grosso é de vale-transporte. Antes da pandemia, os pagantes giravam em torno de 25%. Fato é que sem reajuste as empresas quebram mais do que já estão.

A volta do cabo

Uma tecnologia inaugurada em 1866 ainda está na moda, com tendência a permanecer talvez para sempre. O cabo submarino de mensagens telegráficas que ligou os Estados Unidos à Europa pode ligar a Costa Oeste dos EUA aos países do Mercosul em 2023, projeto do Google. Em vez de cobre, cabos de fibra ótica sem sofrer interferência como nos satélites. Incluindo computação na nuvem.

Divórcios na pandemia I

Interessante matéria do nosso Espaço Vital sobre os divórcios no Brasil durante a pandemia. Mostra que, no segundo semestre de 2020, foi registrado o maior número de divórcios consensuais em cartórios em todos os tempos. Foram 43,8 mil processos - segundo o Colégio Notarial do Brasil. Mas a formalização de uniões estáveis aumentou 32%.

Divórcios na pandemia II

Sabe-se que o isolamento social somado ao estresse e medo pela Covid elevariam as tensões dos familares. Anos e anos comprimidos em um, sem trégua para respirar. Aí volta a famosa história, de perto ninguém é normal. Já a formalização de uniões estáveis é a substituição do "deixa como está para ver como fica" por "quem sabe juntamos os trapinhos de vez".

Corte de ponto

Ao anunciar que o pagamento quinzenal dos servidores da Procempa que aderiram à greve será cortado, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), está fazendo o que todos os gestores públicos deveriam fazer. Os sindicatos de servidores sempre contavam com o pagamento integral, benesse que só estimulou as greves. Como disse o companheiro Lula (PT) quando era do ramo, greve sem corte de ponto não é greve, é festa.
 

O Universo das inverdades I

Está sendo travada uma guerra entre a mídia clássica e as redes sociais. Como em toda a guerra, a primeira vítima é a verdade. A mais recente batalha está sendo travada pelo aplicativo Telegram, que cai rápido para o WhatsApp e Twitter. Teme-se que seja reprodutora de fake news na campanha eleitoral.

O Universo das Inverdades II

Não tem como segurar essa onda, por mais legislação punitiva que se crie. São dezenas de milhões de alvos a colimar. Uma leitura aterradora é que o universo das mentiras ofusca o universo das verdades - que já são poucas.

Servir sem servir-se

Este é o título do longo desabafo da reserva moral chamada Paulo Vellinho. Eis um trecho: "Ao contrário do que praticam muitos de nossos falsos homens públicos fantasiados de patriotas e achando-se capazes de julgar os outros, sem olhar para o próprio umbigo putrefato, têm coragem de fazerem-se cegos, surdos e mudos para assim proceder".

Pontapé inicial e incertezas

A propósito da nota de ontem sobre o início precoce da corrida ao Piratini em 2022, é verdade também que ainda há incertezas. A esquerda é uma incógnita, faltam nomes. E o governador Eduardo Leite (PSDB), descarta mesmo a reeleição? Por enquanto, ainda há muitas dúvidas.

Tiro no pé

Desde 13 de abril, quando o Senado aceitou instalar a CPI da Covid, o presidente Jair Bolsonaro só fez crescer a sua audiência digital. Ganhou 226 mil novos seguidores e os seus posts alcançaram 92 milhões de interações, informa Manoel Fernandes, do portal Poder360. Sob esse aspecto, a CPI lhe faz bem.

Por falar em audiência...

...discute-se até hoje o número de motos na recente manifestação de motoqueiros em São Paulo. Partidários do presidente falam em números exagerados, sem dúvida, mas não dá para brigar com a notícia: o número de participantes do ato foi impressionante.