Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Junho de 2021 às 22:14

Breve aqui


LUIZA PRADO/JC
O acesso ao protótipo do Parque Pontal está fechado em função do início das obras do parque público que o complexo multiuso Pontal construirá em frente a um dos principais cartões postais da capital gaúcha, a orla do Guaíba. O novo espaço será entregue como um presente para Porto Alegre em 2022, o ano em que a cidade completa 250 anos. Na imagem abaixo, a maquete eletrônica do projeto.
O acesso ao protótipo do Parque Pontal está fechado em função do início das obras do parque público que o complexo multiuso Pontal construirá em frente a um dos principais cartões postais da capital gaúcha, a orla do Guaíba. O novo espaço será entregue como um presente para Porto Alegre em 2022, o ano em que a cidade completa 250 anos. Na imagem abaixo, a maquete eletrônica do projeto.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/31/206x137/1_pps_01_fachada_aerea_-9328174.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'60b54dcc41936', 'cd_midia':9328174, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/31/pps_01_fachada_aerea_-9328174.jpg', 'ds_midia': 'Pontal Shopping, em Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'SVB PAR/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Pontal Shopping, em Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '444', 'align': 'Left'}

Eu, marisco

A Justiça suspendeu o processo de contratação emergencial da coleta de lixo em Porto Alegre por entender que não podia ser no formato legal. Na briga entre o mar e o rochedo, quem sempre se estrepa somo nós, os mariscos.

A volta da Farrapos I

O destaque na capa do JC de ontem sobre a recuperação da avenida Farrapos faz lembrar o motivo do seu ocaso: a falta de estacionamento. Um a um, os negócios foram se deslocando para outros bairros por esse motivo. A avenida corajosamente implantada pelo prefeito Loureiro da Silva há 80 anos praticamente do dia para a noite teve no comércio de autopeças seu foco. Ainda assim, havia alguns prédios residenciais.
 

A volta da Farrapos II

Até o início dos anos 1960, a Farrapos tinha o que décadas depois se tornou rotina, a onda verde. Se alguém acessasse ela tanto na saída quanto na entrada, o sinal verde ia por todo o percurso, do Laçador à Casa Dico, desde a primeira sinaleira até a rua Conceição e vice-versa, na velocidade de 60 km/h. Os então chamados "inferninhos" surgiram naquela época, porque à noite ela ficava deserta. Eufemisticamente, foi criado o Distrito Erótico da Capital.

Atração pelo Muro

Os três interessados na adoção do Muro da Mauá fizeram a defesa dos seus projetos para a comissão que irá definir o melhor para o embelezamento do espaço. Os consórcios Sinergy Novas Mídias/HD Mídia, Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing saberão quem foi dentro escolhido em uma semana. Antes, queriam derrubá-lo, hoje, querem preservá-lo.

Feliz aniversário

O BRDE completa hoje 60 anos de profícua existência, impulsionando a iniciativa privada e pública dos três estados do Sul. Presta inestimáveis serviços com reflexos além do seu objetivo principal. Matéria na página 16.

Congresso vai...

Há exatos oito anos, realizou-se em Canoas o Fórum Mundial das Cidades Periféricas, com a presença de prefeitos de vários países. O encontro se propôs a discutir e apontar saídas e novas formas de gestão para problemas comuns a regiões metropolitanas, da qual a nossa é um bom exemplo. O que de prático dele saiu não se sabe.

...Congresso vem

Desde aquela época e até antes, a página 3 sugeriu um Câmara de Vereadores Intermunicipal da Região Metropolitana. Lixo, trânsito, transporte coletivo, o mal de um é o mal de todos. De que adianta despoluir o Guaíba, por exemplo, se os afluentes chegam podres até ele? Em matéria de pegar junto, quase sempre não pegamos.

A soma dos medos

Mais um temor se instala nos gaúchos com viés de paranoia fundamentada. A morte de uma mulher atingida por um tijolo na freeway é daquelas atrocidades que nos fazem mal. E não é a primeira vez. Nos últimos meses, tem sido constantes as queixas de motoristas alvos de pedradas de gente nas passarelas. Sem falar nos miguelitos postos no leito, logo após a avenida Castelo Branco, preparo de assalto caso o motorista pare o veículo.

Inimigo meu...

Por incrível que possa parecer, o maior inimigo de Jair Bolsonaro em 2022 não será Lula (PT), mas um nome conhecido e experiente chamado Terceira Via - que ainda não se sabe quem é. Não se pode esquecer que Lula tem grande rejeição, e caso ele e o Capitão disputem o segundo turno, o eleitorado anti-esquerda e especialmente anti-Lula, vai com tudo a favor de Bolsonaro, como em 2018. Pode ser que ambos se estrepem.

...e ex-amigo meu

O apoio de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a Lula é mais importante ao colunismo político do que para o eleitor comum. Para as chamadas elites, empresários e classes A-B, o ex-presidente é um traidor que já não enganava ninguém antes da pandemia. Ah, o Plano Real. Neca pau. Quem nasceu em 1993 terá 29 anos em 2022. Nem sabe o que é. De 10 em 10 anos, o Brasil esquece os últimos 10 anos.

Inauguração humanizada

A inauguração do Hospital Humaniza do CCG Saúde, na rua Ramiro Barcelos perto da Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, mostrou o prestígio do grupo. Teve a presença de deputados estaduais, federais, do senador Luis Carlos Heinze (PP), de vereadores da Capital e do prefeito Sebastião Melo (MDB). Aliás, Melo foi interrompido por palmas três vezes durante seu discurso. Na sua saudação, Heinze lembrou que o governo Bolsonaro já comprou US$ 662 milhões em vacinas.
 

Oi nós aqui traveiz

Novo surto de Covid-19 em Guangzhou, na China, levou autoridades a proibirem viagens na região, enquanto testa 28 milhões de moradores em prazo máximo de 12 dias. Querem chegar ao paciente zero, o que contaminou o resto, para saber de onde veio.

Começou 2022

Manifestações de rua recentes abriram o debate sobre as eleições de 2022 no plano nacional. Mas a corrida eleitoral ao Piratini também está sendo antecipada. Nessa segunda-feira (14), Luis Carlos Heinze (PP) já se apresentou para a disputa, faltando mais de um ano para o início da campanha oficial. O deputado federal Alceu Moreira (MDB), o ex-prefeito de Osório e presidente do Grêmio, Romildo Bolzan (PDT), e o vice-governador Delegado Ranolfo, que está deixando o PTB, também estão fardados.