Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 03 de Junho de 2021 às 21:23

A imagem do paraíso


PREFEITURA DE CARAÁ/DIVULGAÇÃO/JC
A imagem remete a alguma região tropical com a natureza em pleno vigor, mas é no município gaúcho de Caraá, no Litoral Norte. A água limpa que jorra neste local é uma das tantas atrações turísticas da região. Ganha um vale-rapadura quem adivinhar de qual rio é esta nascente. Pois é o Rio dos Sinos, que aos poucos se transforma em um símbolo perfeito de poluição industrial e de esgoto doméstico.
A imagem remete a alguma região tropical com a natureza em pleno vigor, mas é no município gaúcho de Caraá, no Litoral Norte. A água limpa que jorra neste local é uma das tantas atrações turísticas da região. Ganha um vale-rapadura quem adivinhar de qual rio é esta nascente. Pois é o Rio dos Sinos, que aos poucos se transforma em um símbolo perfeito de poluição industrial e de esgoto doméstico.

Meio ambiente

Desde 2019, o grupo chileno CMPC assumiu o compromisso de reduzir 50% de suas emissões de gases de efeito estufa, diminuir em 25% o uso de água em seus processos industriais e, até 2025, ser uma companhia com zero resíduo em aterros sanitários. É um exemplo da nova mentalidade, que ganha espaço no meio empresarial. A empresa é dona da indústria de celulose em Guaíba.

Créditos de carbono

A propósito, nesta edição do JC, circula o caderno especial Dia do Meio Ambiente, com reportagem sobre o mercado de créditos de carbono, que deve crescer e, cada mais fazer parte do dia a dia das empresas.

A gincana do silêncio

Houve tempo em Porto Alegre que as gincanas movimentavam toda a cidade. Algumas tinham tarefas tão difíceis que pelo menos parte dos grupos precisava ser de ricos, dadas as exigências de deslocamento, não raro em cidades do Interior. Até as emissoras de rádio acompanhavam as diversas etapas, que as vezes eram missão quase impossível.
Pois em certa noite, frequentadores de um famoso restaurante receberam um pedido inusitado do proprietário. Casa lotada, ele subiu numa mesinha e com voz alta e clara conclamou os fregueses a fazer um sacrifício para uma equipe de gincana, cuja tarefa era fotografar a casa em horário de pico com a casa totalmente fechada e sem luz interna e externa. Em resumo, como se estivesse fechada em definitivo. E que daria um desconto na despesa.
Para entrar no clima, pediu que os clientes se esgueirassem para baixo das mesas e ali ficassem por poucos minutos. Tudo que indicasse movimento era oculto e silenciado, incluindo garçons e cozinheiros. Alguns comensais relutaram, mas no fim entraram um pouco chateados no apertado espaço debaixo das mesas. Alguns minutos, depois o proprietário ligou todas as luzes e equipamentos. Agradeceu profusamente a colaboração de todos, podiam sentar, comer e beber.
Dias depois surgiu a verdade nua e crua. Toda a operação foi engendrada porque o maroto soube que a hora tal, viria um oficial de Justiça para entregar uma intimação fora de hora, porque ele era muito impossível achá-lo durante o dia.
Só o que o oficial viu foi escuridão e silêncio. Ainda não foi desta vez.

Unimed doa

A Unimed Porto Alegre realizou a entrega de 20 mil máscaras à Secretaria de Educação de Porto Alegre. Os itens serão destinados aos professores e alunos da rede pública municipal.

Assédio político

Pelo menos cinco partidos já ofereceram sigla para o deputado estadual campeão de votos em 2018, Tenente-Coronel Zucco, atualmente no PSL.

Ordem do Mérito

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi condecorado com a Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O dirigente recebeu o título Grau Grã-Cruz das mãos do procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen.

Eugênio Spier

Faleceu aos 85 anos o comunicador e fundador da Rádio Imperial FM de Nova Petrópolis. A 104.5 é um fenômeno de audiência. Alcança toda a região do Vale do Cal e é sintonizada até em Santa Cruz.

Os chifres do cavalo

Ao manifestar sua contrariedade ao tratamento dado pelos senadores à infectologista Nise Yamaguchi na CPI da Covid, a atriz Juliana Paes atraiu a raiva de outros artistas que nem mesmo viram todo o conteúdo postado, só porque a médica é favorável à cloroquina. Juliana nem entra no mérito da questão, apenas pediu respeito. A Santa Inquisição versão 2021 enxerga chifre até em cabeça de cavalo.

Remédio amargo

Vereadores de oposição em Porto Alegre são contra a reforma da Previdência. Mas, sem a aprovação da medida proposta pelo Executivo, a pílula amarga que os funcionários públicos do município vão ter que engolir é um aumento na alíquota de contribuição, de 14% para 22%.

Por falar em reforma...

...as oposições costumam não fazer contas. Cálculo atuarial nem pensar. Sem reformas, o caminho a ser percorrido leva ao brejo.

Cabo de guerra

A função mais tradicional da disputa eleitoral - a dos cabos eleitorais - será bem mais restrita nas próximas eleições, assim como foi durante a campanha no pleito municipal do ano passado. Os prefeitos e os vereadores são os mais cortejados, porque têm voto recente e aprovação popular. As emendas parlamentares são o grande trunfo dos deputados federais, "presentes" que os parlamentares estaduais não têm como dar. A campanha de 2022 terá novos ingredientes.

Superávit...

É supreendente o superávit registrado pelo Estado no pimeiro quadrimestre do ano, com saldo de R$ 2 bilhões. A Secretaria Estadual da Fazenda atribiui o resultado à queda nos gastos com pessoal e à alta na arredação do governo do Rio Grande do Sul. Matéria na página 7.

...e Previdência

Um dos fatores decisivos foi a reforma da Previdência realizada pelo Palácio Piratini. O déficit diminuiu R$ 618 milhões nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Sinal de que, neste aspecto, o governo está fazendo o dever de casa.