Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 29 de Abril de 2021 às 03:00

Voo solo


MARCELO BELEDELI/ESPECIAL/JC
O ditado "uma andorinha só não faz verão" não se aplica a essa formosa árvore que deita para fora na avenida Erico Verissimo, não longe da Ipiranga. Ela sozinha faz um túnel verde e não precisa de companheiras, como o da rua Gonçalo de Carvalho. É um espetáculo solo.
O ditado "uma andorinha só não faz verão" não se aplica a essa formosa árvore que deita para fora na avenida Erico Verissimo, não longe da Ipiranga. Ela sozinha faz um túnel verde e não precisa de companheiras, como o da rua Gonçalo de Carvalho. É um espetáculo solo.

Mourão fora

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não vai estar na chapa de Jair Bolsonaro na disputa ao Planalto em 2022. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Mourão disse que o presidente está procurando outro vice e que por isso está fora. Quem ainda segura as pontas do governo Bolsonaro é seu vice. Certamente, vai ter caça partidária para atrair o vice.

Infelizes proprietários

Um dos argumentos eternos usados por quem é contrário à privatização de estatais é o fato de ser "nosso". Em primeiro lugar, se fossem "nossos", teríamos que ter participação nos lucros e dividendos. Na maioria das vezes, o que é nosso sem aspas é o prejuízo.

Ercy Torma

Faleceu aos 86 anos o jornalista Ercy Torma, ex-presidentes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Labutou como repórter nos anos 1960 na imprensa da Capital. De fino trato, deixa saudades.

Casamento de cobra

Tal e qual a página havia alertado antes da instalação da CPI da Covid, o número de depoentes - já são 24 - vai aumentando de tal forma que ao fim e ao cabo, os desdobramentos da fala de mais convocados serão tamanhos que os senadores ficarão mais enrolados que casamento de cobra.

O olho torto da ganância

Nunca como dantes na história os homens foram tão ávidos, mesmo às custas da própria honra. Afanos públicos e privados são cobertos pela ganância que os torna cegos para as consequências. É um desfile diário. Os tempos atuais tem uma preciosa definição do escritor espanhol Mateo Alemán (1547-1614): "Nunca o olho do ávido dirá, assim como dirão jamais o mar e o inferno, a mim basta".

Sem controle

Falou em freeway, abriu a porta das reclamações. Além dos caminhões que ziguezagueiam por pistas a eles não destinadas, candidatos ao pódio da corrida maluca também cometem estripulias à procura do desastre. Além dos carrões, também figuram nanicos metidos a besta.

Direto sem caixa

A Amazon está prestes a disponibilizar para grandes supermercados sua tecnologia que dispensa o uso de caixas, que já vem sendo utilizada nas lojas de conveniência Amazon Go desde 2018. Além em dos cobradores de ônibus, telefonistas e boys de escritório, há outras profissões em extinção.

Ponto de saturação I

Estamos chegando a um ponto em que as pessoas começam a se dar conta de que já vamos para um ano e lá vai pedrada de mais do mesmo. As mesmas esperanças frustradas, o mesmo enfoque nos hospitais, as mesmas informações sobre vacinas com poucas variações, as mesmas cobranças e, sobretudo, a presença massacrante do vírus na capa de jornais, em televisões e rádios.

Ponto de saturação II

O número de pessoas que não suporta mais ler ou ouvir falar da pandemia só faz crescer. Quando não é a desgraça da doença, é a desgraça política, desgraça da falta de dinheiro e do emprego, o mesmo registro diário da quebradeira, a mesma polêmica sobre o kit Covid, o mesmo tudo de novo. Estamos encharcados de más notícias e de poucas boas que ao fim e ao cabo se tornam más.

Miúdas

  • DEU no jornal: Lula se aproxima do eterno presidente russo, Vladimir Putin.
  • DO namoro, podem ir ao noivado e casamento, se Lula conseguir disputar 2022.
  • REDUÇÃO da malha aérea e medo de contágio fazem demanda por táxi aéreo quadruplicar.
  • ANAC faz campanha para diminuir indisciplina de passageiros dos aviões.
  • ATÉ no ar somos mal-educados. A pandemia só fez piorar. Êta povinho, seu!

Democrático

No dia 1º de maio, as centrais sindicais pretendem fazer ruidosas manifestações virtuais. Entre outros pleitos, querem democracia. Desta vez acertaram. O regime que temos hoje é o democratismo.