Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 08 de Março de 2021 às 21:28

Belas e esquecidas


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Sinto uma dor infinita
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...
Os versos de Mario Quintana são bem apropriados para a imagem. É uma travessa-galeria que liga a avenida Independência (796) com a rua André Puente. Muito charmosa, só lhe falta essa maldita peste ir embora para ter mais operações ou reabri-las. Nos anos 1970, um chef chileno operou com muito sucesso um belo restaurante na extremidade oposta. Foi quando os vinhos chilenos começaram a fazer sucesso.

Historinhas da cidade

Sobraçando alguns pacotes contendo compras feitas no Mercado Público, saiu pelo portão da Borges de Medeiros para acionar o Uber. Foi abordado por um taxista.
- Cuidado com o celular, estão assaltando adoidado.
Levando em consideração o alerta e até com pena do taxista, examinou a proposta.
- Qual o endereço?
Informou.
- Faço por dez.
Na chegada, puxou uma nota de 10.
- Deu quinze, doutor.

Presente da cozinha

O Restaurante Gambrinus inovou mais uma vez e buscou uma forma de ajudar os fregueses da Capital a expressarem seu afeto. Assim surgiu a "Telentrega Surpresa", uma ação que possibilita ao cliente escolher e enviar uma refeição ou lanche como um presente. A necessidade é a mãe da invenção.

O pior dos mundos

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), registrou alta de 5,69% neste ano e de 29,95% em 12 meses. Digam para o povo como aguentar essa barra sem perspectiva de reajuste equivalente ou pelo menos parte dela.

Os sem-máscara

Se a prefeitura de Porto Alegre vai advertir quem não usa máscara ou usa de modo inaquedado, poderia começar bem perto dela. No sábado de manhã, na quadra da Borges de Medeiros entre Andradas e José Montaury, uma fileira de oito ambulantes estrangeiros quase lado a lado estavam sem ela. Aliás, a ideia inicial era multar. Ok, mas como se faria isso? É uma impossibilidade técnica.

Briga de diesel

A proposta da Confederação Nacional dos Transportes de diminuir a mistura do biodiesel causou indignação na entidade do setor, a Aprobio. "Atentado contra a segurança jurídica duramente conquistada desde o início do programa. A impensada medida provoca impactos severos como desinvestimento, inflação de alimentos, aumento de poluição, doenças e mortes, gera desemprego e afeta a agricultura familiar", foi a resposta.

Vermelho paulista

O Sindilojas-SP é mais uma entidade que luta para que o comércio de rua e shoppings possam operar mantendo as regras para evitar aglomerações - lá, a bandeira vermelha equivale à preta. Os números impressionam. Das 75 mil empresas que fecharam no Brasil em 2020, em torno de 21 mil morreram no estado de São Paulo.

Eleição na Unimed

A Unimed Federação/RS realizou assembleia geral digital para eleger a nova diretoria para o próximo triênio. Nilson Luiz May foi reeleito como presidente, tendo Jorge Antônio Martines como vice-presidente de Integração e Relações Estaduais, e Flávio da Costa Vieira como vice-presidente de Relações Institucionais.

A fronteira da imprudência

Até agora, a repercussão da demissão atabalhoada do presidente da Petrobras repercute negativamente nos sites internacionais voltados à política e investimentos. Há unanimidade na crença de que o Brasil não é um país liberal, ao contrário. Um só ato intempestivo de Bolsonaro derrubou negócios cujo montante só conheceremos mais adiante.

No entanto...

...nenhum instituto de pesquisa avaliou o impacto do caso Petrobras na população. É possível e até provável que algumas camadas aplaudam o ato e a fala presidencial de mexer no preço dos combustíveis. Se foi um movimento pensado pelo presidente, houve incursão no território da eleição 2022. Pelas mais recentes pesquisas, ele ainda teria 38% das intenções de voto e 56% de rejeição.

A doentinha

De aniversário no dia 26 de março, Porto Alegre vive seu inferno astral. Vai completar 249 anos de cama. Prostrada pela peste, não tem ânimo para fazer festinha com velinhas, bolo e parabéns pra você. E também não há nenhum entusiasmo para cantar a musiquinha. De presente, gostaria de ganhar leitos hospitalares e UTIs, mas não há dinheiro para tanto. Praticamente imóvel, a doentinha se deprime, choraminga, às vezes se revolta e expõe os magros braços esperando a vacina para todos seus filhos. Por enquanto, ela não está nada alegre.

Furor alemão

A bem comportada Alemanha vive tempos de angústia com viés de revolta. Multiplicam-se os relatos dando conta que a economia está se deteriorando rapidamente devido ao fechamento geral. Em Munique, há relatos que a quebradeira é geral, relacionando nomes de empresas até centenárias que foram para o brejo alemão.

Miúdas

  • ÓBVIO ululante: corredores de supermercados fechados, aumento de aglomeração.
  • NEOLOGISMO endêmico, estar covidado ou covidada.
  • NERVOS da população estão mais retesados que corda de violino.
  • ESTÃO confundindo movimentação com aglomeração.
  • QUANDO você olha muito para o buraco, o buraco olha para você. (Friedrich Nitsche).

Falsetes

Ontem foi o Dia internacional da Demagogia. Para cada homenagem sincera masculina pelo Dia das Mulheres, houve outra só para ficar de bem com elas.