Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 01 de Março de 2021 às 21:14

O protesto


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O Paço Municipal foi alvo de um protesto na manhã de ontem, em Porto Alegre. Felizmente, só atraiu meia dúzia de gatos pingados, do contrário, seria aglomeração. Na parte de baixo da faixa com a manifestante, lê-se CUT. Teve pedido de lockdown, caixão e toque de silêncio (americano). Três em um, condizente com a baixíssima adesão. Ao microfone, a catilinária de sempre.
O Paço Municipal foi alvo de um protesto na manhã de ontem, em Porto Alegre. Felizmente, só atraiu meia dúzia de gatos pingados, do contrário, seria aglomeração. Na parte de baixo da faixa com a manifestante, lê-se CUT. Teve pedido de lockdown, caixão e toque de silêncio (americano). Três em um, condizente com a baixíssima adesão. Ao microfone, a catilinária de sempre.

Feios, sujos e malvados

É o nome de um filme, mas se aplica aos assaltantes que voltaram a agir no entorno do Mercado Público e do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. O público-alvo são preferencialmente mulheres e idosos. Além de levar bolsas, celulares e objetos pessoais, jogam as vítimas ao chão com violência e crueldade premeditada.

Deus ajuda...

...quem cedo madruga. Dentro desse espírito, a cúpula do PSDB pensa em lançar ainda neste ano a pré-candidatura do governador gaúcho Eduardo Leite para a disputa presidencial de 2022. O tabuleiro político não é como o de um jogo de xadrez, as peças se movem continuamente. Se Leite tem chance, é questão em aberto. Na política, chance tem que ser trabalhada.

A passarinhada

O ninho tucano eleitoral é como um ninho de pássaros de verdade. Muitos filhotes ficam de bico aberto, pedindo constantemente comida, brigam entre si, e não raro algum é despejado e se estatela no chão por não saber voar. Também há ovinhos que ainda não eclodiram. É hora de perguntar se o passarinho João Doria (PSDB), governador de São Paulo, já não foi despejado do ninho.

A soma fatídica

Em tempos de confusão e ira, não é bom jogar a culpa pelo preço dos combustíveis, diesel em especial, no colo da Petrobras. Obrigados que somos a importar o outrora ouro negro, há que se considerar que ele subiu 30% nos últimos meses, e o Real desvalorizou outros 30%.

Cobertor curto

Se o Real fosse valorizado, os produtos importados ficariam mais baratos; em compensação, as exportações perderiam competitividade, causando perda de empregos e divisas. Tudo na vida é câmbio. Você pode dormir rico e acordar pobre ou vice-versa. É fio de navalha.

Tragédias em dobro

São 75 mil lojas fechadas no País durante a pandemia. Por enquanto. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio. Muitas redes fecharam pontos de venda e encolheram de tamanho ipso facto. Inclusive franqueados que não aguentaram a barra, para azar dos franqueadores. No caso do comércio em geral, a tragédia sempre é dupla.

Atendimento Unimed

A Unimed Porto Alegre inaugura hoje unidade temporária na Amrigs, na avenida Ipiranga, 5.311, em Porto Alegre. No local, serão disponibilizados atendimento médico adulto para pacientes com sintomas respiratórios iniciais associados à Covid-19 e serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR.

Aeroporto de vírus

Mandam-nos lavar as mãos e os braços, mas e os cabelos? A cabeleira é o parque de diversões de uma série de microorganismos, vírus entre eles, ainda mais quando é farta como nas mulheres. Sim, sim, apóstolos da piada pronta, os carecas também precisam higienizar a cumeeira, porque é uma enorme pista de aterrissagem para o vírus, que à noite faz baldeação para o travesseiro.

Atraso geral

Só no final de março. Essa é a expectativa da União Europeia para começar a receber a vacina Janssen, da Johnson & Johnson. Inicialmente, o laboratório pensava que bastava uma dose, mas agora está recalculando. No festival das vacinas, os maestros ainda têm dúvidas. Essa bronca vai longe.

Panos quentes

A crônica especializada das redes, às vezes, comenta abertamente a vida privada dos jogadores de futebol, mas só quando a casa desmorona. Vez por outra, recadinhos para iniciados dão conta de baladas em excesso, embebidas em água que passarinho não bebe, o que explicaria desempenhos pífios. Essa é a matéria da rádio-corredor.

Cheiro de lança no ar I

As dificuldades do Teresópolis Tênis Clube estão a escancarar a dura realidade enfrentada pelos clubes sociais, onde só poucos fortes sobrevivem. Porto Alegre viveu o auge nos anos 1960 e 1970, especialmente devido aos grandes bailes com conjuntos de ponta ou orquestras famosas brasileiras e internacionais.

Cheiro de lança no ar II

Os bailes de Carnaval eram disputadíssimos, e todos eles bancavam blocos, inclusive com baterias poderosas. Para os não-sócios, era preciso ter pistolão forte para entrar, inclusive nos clubes praianos como a SAT (Tramandaí) SACC (Capão) e SAPT (Torres). Foi nestas duas décadas que ser penetra virou uma arte.

Subindo por onde se desce

Depois de invocar os deuses protetores de atingidos pelas pestes, só resta uma esperança para quem acredita em um antigo ditado, que teve mais acertos do que erros: tudo que sobe rápido também desce rápido. Oremos.

Limpa-nome

A Serasa lança semana especial para bancos, incluindo cartões de crédito, e financeiras. Até o dia 7, consumidor em dívida com 17 empresas participantes pode quitá-la com desconto de até 99% no valor da oferta, além de condições que chegam a até 100% de desconto nos juros. O País tem mais de 61,6 milhões de endividados.

Lei das risadas

Em situações de rua, as risadas e gargalhadas são inversamente proporcionais ao conhecimento sobre a Covid-19. Quanto mais altas e prolongadas, menor é o conhecimento sobre a peste.