Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 10 de Dezembro de 2020 às 21:10

De volta ao passado


MARCO AURELIO A. GARCIA/DIVULGAÇÃO/JC
A imagem mostra o belvedere do Morro Santa Teresa nos anos 1960. Reparem o que a cidade "roubou" do Guaíba. Ao lado havia um restaurante. Observam-se os indefectíveis fucas, gíria da época, e dois Simca Chambord franceses. Apesar do motor V8, tinha pouca potência. Foi apelidado de Belo Antônio, alusão ao filme em que o personagem vivido por Marcelo Mastroiani era impotente.
A imagem mostra o belvedere do Morro Santa Teresa nos anos 1960. Reparem o que a cidade "roubou" do Guaíba. Ao lado havia um restaurante. Observam-se os indefectíveis fucas, gíria da época, e dois Simca Chambord franceses. Apesar do motor V8, tinha pouca potência. Foi apelidado de Belo Antônio, alusão ao filme em que o personagem vivido por Marcelo Mastroiani era impotente.

A namorada do gauchão

Faltava pouco para as 17h de uma sexta-feira dos gloriosos dos anos 1960 quando um gauchão semi-pilchado e uma bela mulher bem mais nova que ele assomaram na porta de uma joalheria do Centro de Porto Alegre. A moça reluzia de beleza, os verdes anos se esparramando no corpo caprichosamente moldado.
De notável, ele só tinha a enorme fivela no cinto. Camisa xadrez, bigodão de gradear bosta, só faltava o chapéu de beijar santo em parede. Exalava cheiro do perfume Lancaster, moda naqueles anos. O joalheiro sentiu cheiro de dinheiro.
- Pois não?
- Bueno, eu preciso de uma joia pra minha namorada. Mas não me venha com barateza, quero do bão.
O joalheiro abriu o cofre e tirou brincos de esmeralda. Conversando sobre amenidades meteorológicas, colocou delicadamente os brincos na mulher, enquanto pensava que Deus não era justo. Ela se olhou no espelho e abriu um sorriso de dentes alvos e perfeitos.
- Mas bah! Acertou de premeira, índio véio. Quanto custa?
- Para o senhor vou dar um desconto de 10%.
Mesmo assim, era uma fábula. Sem hesitar, tirou o talão de cheques do Banco da Província e o preencheu e entregou ao joalheiro. Este conferiu se estava tudo certo. Estava, mas...
- Olhe, meu senhor, não que eu duvide do senhor, mas o banco já está fechado e, bem, podemos fechar negócio na segunda?
O gauchão tirou o braço da cintura da moça.
- Claro, sem problemas. Eu já deixo o cheque e segunda de tarde pego a joia, pode ser?
Podia. Ficou admirado com a confiança do cliente em deixar o cheque de valor tão elevado. Os dois saíram abraçados, ela quase escalando o corpo largo do gauchão.
Na segunda-feira, o joalheiro foi ao banco falar com o subgerente Padão, seu amigo. Uma rápida conferida no saldo mostrou que pra pelado o emitente não servia, mas estava longe do valor das esmeraldas. Na segunda, o gauchão entrou sozinho na joalheria. Sem falar gauchês, pediu o cheque de volta.
- Amigo, podemos fazer negócio, posso parcelar por...
O ex-gauchão rasgou o cheque.
- Agradeço, mas não vou comprar os brincos.
Saiu e antes de fechar a porta, piscou o olho para o joalheiro.
- Precisa ver o fim de semana que passei com a moça...

Sutura em gramado

O time do Renner, campeão Gaúcho de 1954, faz parte do imaginário de quem gosta de futebol. E inovou na parte médica. Até a década de 1950, não eram permitidas substituições. "Morreu um, joga com 10", dizia-se. Reabilitar um atleta lesionado poderia garantir a vitória. Foi aí que surgiu a "maleta mágica" do doutor Costa Filho, que inovou ao incluir material de sutura na beira do gramado. O Renner é o tema da Reportagem Cultural desta edição.

Reeleição na Santa Casa

Em uma inédita eleição online, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre reconduziu o atual Provedor, Alfredo Guilherme Englert, para mais um mandato (2021-2023) à frente da tradicional instituição.

Joseph Safra

Faleceu de causas naturais um dos mais conhecidos banqueiros brasileiros, inclusive no exterior. Nascido no Líbano em 1938, Joseph Safra veio para o Brasil em 1952, iniciando o respeitado Banco Safra com seu irmão Moise. Afável e filantropo, era chamado de seu José pelos funcionários. Até Lula (PT) o consultou sobre um nome para presidir o Banco Central. Matéria na página 6.

Fim do vivo-vivo

Assistir palestras ou fazer cursos como antes nunca mais. Agora tudo é à distância e chapado na tela fria de um dispositivo em duas dimensões. Reuniões-almoço, adeus. Ganha-se tempo no deslocamento, mas confesse: não é a mesma coisa.

Fim do mundo

Para as teorias conspiratórias, dia 14, segunda-feira, será um prato cheio. Eclipse parcial do Sol - total em algumas cidades da Argentina e Chile - concomitantemente com chuva de meteoros. Junta tudo isso com a pandemia e o prato do fim do mundo está servido.

Finzinho ou comecinho?

Durante a inauguração da nova ponte do Guaíba, o presidente Jair Bolsonaro disse que estamos "no finzinho da pandemia". Ou ele disse isso de modo próprio, ou consultou especialistas. Uma das duas hipóteses. Recorte e guarde.

Façanha 2020

Produzir uma vacina leva até uma década ou mais, por isso as mais de 250 que estão em testes tiveram que pular várias etapas. Portanto, é torcer para que não surjam efeitos paralelos desconhecidos. Tudo depende do dinheiro, e às vezes nem ele resolve. Até hoje não se descobriu a da Aids, por exemplo.

De papo pro ar

A comissão mista da reforma tributária no Congresso Nacional prorrogou seus trabalhos até 31 de março. É durante esta época que o Brasil para. Férias, recesso, Carnaval e o que mais vier. Os ursos hibernam no inverno, o Brasil hiberna no verão.

Controle total

Canela é mais uma cidade que cercou entradas e saídas com câmeras de segurança. Como outros municípios, o prefeito Constantino Orsolin procurou o auxílio da Brigada Militar para mapear pontos estratégicos. O custo mensal passa a
R$ 54 mil, mas é isso ou dar chance ao Crime S.A.

Pior falar em custo...

...mesmo pessoas físicas sentem no bolso o custo da segurança. Nos prédios, o valor do condomínio aumentou barbaridade com portaria, câmeras, vigilância privada entre outros. É só comparar com o valor de antigamente para levar um susto. Susto mensal.

Miúdas

  • EDUCAÇÃO é o novo alvo da China no Brasil através de uma empresa de Hong Kong.
  • SISTEMA de controle sem contato físico é a novidade da Fraport no Salgado Filho.
  • PRESIDENTE da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB) foi reeleito pela nona vez.
  • RESPEITO de motoristas e motoqueiros por faixas de segurança se extinguiu.
  • VACINA por vacina, a da gripe comum também não imuniza 100%.
  • CENAS de rua de telejornais europeus mostram muita gente sem máscara ou tapando só a boca.

Natal oculto

Muita coisa vai mudar neste Natal, incluindo a instituição do amigo secreto. Desta vez, ele vai ser amigo secreto de longe. De qualquer forma, costuma ser desproporcional. Você dá uma gravata e ganha um par de meias de cinco pilas.