Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Dezembro de 2020 às 21:33

Dos fantasmas da fama...


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Dá até uma tristeza quando se passa na rua Fernando Gomes e se observa a placa de "aluga-se" nos antigos bares e restaurantes da antiga Calçada da Fama, do bairro Moinhos de Vento, hoje deserta e restrita a poucos pedestres e moradores. Houve tempo em que era difícil achar mesa disponível nas calçadas. Mais adiante, o Dado Pub e outras operações também são fantasmas do passado.
Dá até uma tristeza quando se passa na rua Fernando Gomes e se observa a placa de "aluga-se" nos antigos bares e restaurantes da antiga Calçada da Fama, do bairro Moinhos de Vento, hoje deserta e restrita a poucos pedestres e moradores. Houve tempo em que era difícil achar mesa disponível nas calçadas. Mais adiante, o Dado Pub e outras operações também são fantasmas do passado.

...aos vivos do presente

Na esquina com a Padre Chagas, onde em priscas eras funcionava o Applebee's, e na continuação da Fernando Gomes e no outro lado da rua haverá um grande empreendimento residencial (studios) e de serviços que avança da Padre Chagas até um terço da esquina com a Hilário Ribeiro.

Anuário 2020

Além de um compilado dos grandes empreendimentos em curso no Estado, o Anuário de Investimentos do RS - 2020 mostra também as tendências da economia gaúcha. A julgar pela quantidade de projetos em infraestrutura, daremos um salto logo ali adiante.

Socorro na crise

O ano foi difícil para todo mundo e, nesse cenário, o crédito é um fator fundamental. O BRDE informa que, em 2020, superou a marca de R$ 1 bilhão em contratações. São recursos fundamentais para as empresas, especialmente na crise.

Às reformas, cidadãos!

A Sociedade de Engenharia do RS promove, amanhã, das 10h às 12h, o Sergs Debates, videoconferência que discutirá um importante tema: O Custo Brasil e as reformas estruturantes para os século XXI.

Secretariado executivo

Na primeira semana de dezembro, foi oficializado o Comitê de Secretariado Executivo do Rio Grande do Sul, para mobilizar, sensibilizar e unificar os profissionais da área de secretariado no Estado.

Discussão congelada

No início da semana, o ministro do TST Mauricio Godinho Delgado reconheceu o vínculo empregatício dos motoristas de aplicativos - Uber, no caso - mas, na quinta-feira, outros ministros pediram vistas ao processo. Não há data para retomar a discussão.

A voz das ruas

O deputado gaúcho Ubiratan Sanderson (PSL) protocolou o Projeto de Lei 5.365/2020, que tipifica o crime de Domínio de Cidades como crime hediondo. Significa que, em ações como a de Criciúma e assaltos em cidades onde a população é feita refém, os criminosos poderão pegar até 40 anos de prisão. Consiga ou não seu intento, Wanderson faz eco da revolta cada vez maior da população com a criminalidade.

Ativo aos 90


GILBERTO JASPER /DIVULGAÇÃO/JC
Com 90 anos bem vividos, Pedro Nunes não dispensa a leitura do JC ao lado do maltês Fiuk, também segurança do nonagenário - nem parece, por sinal. Morador do bairro IAPI, Nunes faz fisioterapia para poder caminhar três vezes por semana. Antes, caminhava duas horas diariamente.
 

A segunda onda...

"Tomem banhos mais curtos", aconselhou o presidente Jair Bolsonaro, de olho nos baixos níveis das barragens das hidrelétricas. Não só banhos, mas também deveríamos usar racionalmente água e energia. Provavelmente todas as residências sempre têm um bico de luz aceso sem necessidade e portas de geladeiras ficam abertas por mais tempo que o necessário, luzes iluminando o nada...

...do pegar junto

Já corrigimos atitudes como esta quando houve o risco de apagão durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002). Na época, houve uma campanha nacional raras vezes vista na história do Brasil. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, o povo rico e o povo pobre passaram mais a apagar do que a acender luzes, cujos efeitos seguiram por anos. Resta saber se o individualismo atroz que campeia permitirá a repetição.

A multiplicação das aves

A gigante de alimentos que produz o chester e outras aves se preparou para um Natal com o milagre da multiplicação de ceias. A BRF percebeu que os novos hábitos levariam as famílias a encontros menores e multiplicou as opções. Chester sabido esse.

Eu fora

Nunca saberemos o quanto, mas certamente o crescimento do número de infectados pela Covid-19 se deve ao abandono do uso de máscaras por parte da população.

Miúdas

  • ONDA de gourmetização gerou uma segunda onda: a desgourmetização, cozinha sem frescura.
  • PRESIDENTE Jair Bolsonaro estaria se aproximando de Vladimir Putin.
  • CÂMARA dos Deputados é uma espécie de capitania hereditária.
  • LEILÃO do espólio de Laila e Ibsen Pinheiro será amanhã, às 12h, pelos Escritório Daniel Chaieb.
  • NÃO há vocabulário em linguagem Libras para termos técnicos de Direito. Falha.
  • NO embalo dos espumantes, vai ser difícil conter beijos e abraços gerais no Natal e no Ano-Novo.