Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Novembro de 2020 às 21:19

Aquele abraço


JEFFERSON BERNARDES/PMPA/JC
Como na música de Gilberto Gil. Ainda com ressaca eleitoral, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), já deu a largada na transição e procurou o atual chefe do Executivo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), para iniciá-la. Como diz o ditado, Deus ajuda quem cedo madruga.
Como na música de Gilberto Gil. Ainda com ressaca eleitoral, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), já deu a largada na transição e procurou o atual chefe do Executivo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), para iniciá-la. Como diz o ditado, Deus ajuda quem cedo madruga.

Terceira Guerra Mundial

Com a existência de ataques cibernéticos, e considerando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi alvo de um deles no primeiro turno da eleição, seria de bom alvitre considerar o voto impresso, mas sem a volta das urnas convencionais.

Mais um, menos um

O mais fica por conta do deputado estadual Edson Brum (MDB), que foi internado com Covid na Santa Casa de Porto Alegre no dia 17 de novembro. O menos é porque teve alta ontem e já está em casa. A continuar nesse ritmo, em breve é melhor fazer uma lista de políticos que ainda não tiveram o vírus.

Historinhas da cidade

Passageiro entra no carro e pergunta ao motorista do aplicativo como está a situação, esperando ouvir lamúrias. Não foi o que veio.
- Estou feliz como pinto no lixo! Feliz de verdade!
Exultava. Acabara de assinar o contrato da casa própria em bairro bom, pagando apenas R$ 250 mil. Sua alegria contagiou o passageiro.

Rumo aos 100

A expectativa de vida dos homens brasileiros passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019, e das mulheres foi de 79,9 anos para 80,1 anos. Um crescimento de 0,3 anos de acordo as informações do IBGE. Quase tudo que comemos tem propriedades nocivas, o ar está poluído e, no entanto, vivemos cada vez mais. A medicina explica.

As cenouras de dezembro

Existem duas cenouras penduradas na frente da carroça dos brasileiros. Uma é a vacina, que pode até ser comida no Natal. A outra é Mega da Virada, que vai a mais de R$ 300 milhões.

Crise de identidade?

Partidários da candidata Manuela d'Ávila (PCdoB) se queixaram de que a campanha de Sebastião Melo usou e abusou da palavra "comunista" para desqualificar a adversária. Estranho. O que significa mesmo o "C" de PCdoB?

Redução de falências

O número de falências em 2020 foi o menor nos últimos 10 anos, apesar da pandemia. A principal justificativa para o fato é o aumento do bom senso nas negociações. Quem analisou o tema foi o advogado Mario Conforti, do Marcos Martins Advogados.

Queimada lucrativa

Um dos melhores negócios do mundo deve ser fabricar e vender bandeiras norte-americanas. Mercado garantido. Só nas manifestações no Oriente Médio, elas são queimadas às toneladas.

As aves que aqui gorjeiam...

Há alguns anos, se dizia que os tucanos estavam em declínio e nem mesmo podiam voar. Ledo engano. Eles pousaram em Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, e quatro deles pousaram na Câmara de Vereadores da Capital. Sem falar que estão em três das cinco maiores capitais do País. O partido governará 34 milhões de brasileiros. Só não gostaram de fazer ninho em Porto Alegre.

...não gorjeiam como como lá

O PT não morreu, fez quatro vereadores em Porto Alegre, mas nas capitais respira com alguma dificuldade. Perdeu relevância e, em alguns casos, e até passou a ser levanta-banco, aquele sujeito que ao chegar numa roda faz os outros irem embora. Para quem foi da comissão de frente, passar a empurrador de carro alegórico não deve ser agradável. Para voltar ao palco, vai ter que fazer muita fisioterapia.

Ciranda, criandinha...

O MDB venceu em cinco capitais, inclusive em cidades emblemáticas para a sigla, como Porto Alegre e Goiânia - por lá, Maguito Vilela venceu entubado. O DEM é a direita que saiu do armário, e fez quatro prefeitos de capitais. Ainda há muito box vazio no estacionamento do Edifício Direita, mas falta manobrista. No Edifício Esquerda, as vagas estão ocupadas. Mas o público gosta mesmo do Edifício Conservador, erroneamente chamado de Centro. PSDB e PT são casos à parte.

...vamos todos cirandar

O PP é como leite longa vida. É um idoso sarado sem grande performance nas capitais. Os partidos pequenos já começam a sair da toca. O PSOL mostra que é o herdeiro natural do PT. O PCdoB está como a economia brasileira, faz que vai, mas não vai. O PSB joga bem o jogo devagar se vai ao longe. O Prêmio Já Era 2020 é de Lula (PT), que não elege mais poste. Hoje, ele é um poste, mas sem luz. Queimou a lâmpada do passado, do presente e do futuro.

O exílio

A segunda onda de coronavírus interrompeu o sonho de deixar de trabalhar em casa. Pode ser bom para as empresas, mas para as pessoas físicas gregárias é uma maldição.

Miúdas

  • PT jogou fora por ciumeira o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), o único quadro novo e bom de voto.
  • MANUELA d'Ávila perdeu, mas venceu. Fazer 45,37% dos votos válidos em Porto Alegre não é brincadeira.
  • SEBASTIÃO Melo nem assumiu e já estão cobrando dele promessas de campanha.
  • GOIÁS elegeu dois prefeitos. Maguito Vilela em Goiânia e Sebastião Melo em Porto Alegre.
  • NOVA espécie de gafanhoto na Argentina, o gafanhoto-soldado. Mas até neles tem milico?
  • HOJE, homem é culpado de tudo, até do que não fez é condenado a priori.