Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 26 de Novembro de 2020 às 21:43

Moro na Unimed


UNIMED FEDERAÇÃO/DIVULGAÇÃO/JC
Em promoção da Unimed Participações e organização da Unimed-RS, Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a receber, em interação pública, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro desde que ele saiu do governo federal. "Temos a tendência de responsabilizar o setor público pela corrupção e esquecer o setor privado", falou, sob olhar atento de Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações.
Em promoção da Unimed Participações e organização da Unimed-RS, Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a receber, em interação pública, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro desde que ele saiu do governo federal. "Temos a tendência de responsabilizar o setor público pela corrupção e esquecer o setor privado", falou, sob olhar atento de Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações.

O samurai e o bombeiro

Meia estrela, com viés de baixa. Era o perfil daquele hotel do Centro de Porto Alegre, que pegou fogo numa madrugada nos anos 1970. Os bombeiros chegaram logo e tiveram a ajuda de um colega que lá pernoitava. Entre os salvados do incêndio estava o Bepi, integrante da barulhenta Mesa Um do Bar Pelotense.
Pois era este o assunto que, no dia seguinte, dominava a conversa da turma. Todos olhavam a capa da Folha da Tarde quando o salvado do sinistro adentrou o gramado, sorriso triunfante. Dedo em riste, o jornalista Robson Flores bufava.
- Mas que papelão, hein?
O recém-chegado não entendeu. Estava prestes a contar a história de como quase morreu embalado por uma dose dupla de uísque. Franziu a testa ao ver os "tsk tsk tsk" na roda. Não era bem essa a recepção que esperava. Foi murchando.
- Como assim?
- Gringo a gente sempre te considerou muito, mas...
- Mas que merda é essa? Eu quase viro carvão e vocês me vêm com enigmas em vez de brados de alegria?
O Lelinho suspirou.
- O bombeiro.
- O que tem é que tem o bombeiro?
O fiscal Liquinho cutucou o Souza, que cutucou o Pedruva, que quase caiu da cadeira, que devolveu a cutucada com juros e correção monetária.
- Mas tu ainda pergunta?
O Robson então esparramou o jornal no centro da mesa de mármore da Pelotense. Na foto da capa, via-se o Gringo abraçando bem abraçadinho um espadaúdo bombeiro que o levava carinhosamente para a escada Magirus. Ele dava os ares, como observou o maldoso Carlos Coelho, de uma princesinha salva do dragão da maldade lançando fogo pelas ventas. E o Bepi olhava para a câmera com um olhar supostamente lânguido.
- Poxa...vocês tão achando... Não, não posso acreditar! Vocês acham que eu estava de caso com o soldado do fogo? Caras, eu sou espada, ouviram bem? Espada!!!
A bem da verdade diga-se que era espada, muito espada, daquelas de samurai. Três doses e meia depois o assunto simplesmente foi esquecido, e os loquazes rapazes falavam de outras coisas dentro de uma lógica de conversa de bar, que não tem lógica.
Só que o Bepi ficou mudo. Mais quieto do que anão de jardim com dor de garganta. Finalmente rompeu o silêncio com um brado.
- O bombeiro!
- O que é que tem o bombeiro?
- Que bombeirinho bem filho de uma mãe!

Partido do 171

Como em eleições anteriores, sempre aparecem os espertalhões que procuram vereadores reeleitos para jurar de pés e mãos juntas que votaram neles, para levar algum. São inconfundíveis. Garrafão que levou querosene não perde o cheiro.

Vinicius Zorzanello

Foi com consternação que amigos e ex-colegas de jornalismo receberam a infausta notícia da morte de Vinicius Zorzanello e sua esposa Adriana em acidente na freeway. De tradicional família de Gramado, Vinicius largou uma promissora carreira de jornalista para arranchar na cidade natal.

Por falar freeway...

...caminhão invadindo pista em contrário na auto-estrada já é lugar comum, assim como a morte de famílias inteiras que estavam na hora e lugar errados. Quantos deles foram causados por rebites usados por caminhoneiros?

Mais uma

Os moradores do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, podem contar com mais uma loja da Panvel. Localizado na avenida Goethe, 210, o espaço oferece estacionamento próprio.

PEC 45

Uma boa nova para a saúde, educação e transportes está embutida na PEC 45 da reforma tributária. A unificação de ISS, ICMS, IPI, Pis e Cofins da PEC original estabelece uma alíquota única para todos os bens e serviços, mas esses três serviços (saúde, educação e transportes) devem manter a carga tributária menor para evitar aumento nos preços para a população.

Novembro de 1938

Por razões logísticas, o galã norte-americano Tyrone Power pousou na Porto Alegre de 1938. Ficou pouquíssimo tempo, mas atraiu uma multidão enlouquecida pelo ator que estrelava filmes nos cinemas da Capital na época. A história, que está completando 82 anos, está muito bem relatada pelo jornalista e pesquisador Marcello Campos, na Reportagem Cultural desta edição.

Falta alguém em Nuremberg I

Falar em poluição e tempo de decomposição remete instantaneamente aos plásticos. No entanto, a indústria têxtil é uma das maiores poluidoras do mundo. Em 10 meses, foram para o lixo bilhões de máscaras de vários materiais. Faça as contas: quantas você e sua família já descartaram este ano?

Falta alguém em Nuremberg II

Tecidos de algodão levam de 10 a 15 anos para se decompor. O couro leva 50 e os sintéticos entre 100 e 300 anos, dependendo da matéria-prima. Isso inclui peças feitas de materiais recicláveis como as garrafas petróleo, caso de jeans baratos. Pior que não tem muito que fazer. Andar nu certamente não é uma boa ideia.

Miúdas

  • FOI mais fácil prever quem iria para o segundo turno do que acertar agora o vencedor da eleição.
  • EMPRESÁRIOS e até banqueiros apoiam Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo. Quem coopta quem?
  • SEMANA que vem entram os salários. Às vezes, mais desanima que anima.
  • CARROS de som dos candidatos são tão altos que até surdo com ouvido cimentado reclama.

Perdas & ganhos

Caso Sebastião Melo vença, Manuela d'Ávila terá realizado uma façanha ao colocar o PCdoB no segundo turno. Se for o contrário e ela sentar na cadeira número 1 do Paço Municipal, o MDB vai ter que se reinventar.