Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 25 de Novembro de 2020 às 21:39

Da Rússia, com amor


Fabiane Marchesini/DIVULGAÇÃO/JC
Realizado desde 1998, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp) sedia, desde 2019, o Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil, o único do gênero nas Américas. E repete em 2020, com 13 países na competição, agora online, nos dias 5 e 6 de dezembro. Na foto, o State Dance Ensemble (Ural), da Rússia.
Realizado desde 1998, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp) sedia, desde 2019, o Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil, o único do gênero nas Américas. E repete em 2020, com 13 países na competição, agora online, nos dias 5 e 6 de dezembro. Na foto, o State Dance Ensemble (Ural), da Rússia.

A guerra fria

A cada eleição são listados os segmentos do eleitorado que serão decisivos para este ou aquele candidato. O menu é farto: jovens, maduros, mulheres, pobres, classe média e lá vai pedrada. Neste segundo turno, será travada mais uma vez a guerra ideológica. Será o voto Manuela e, do lado oposto, o voto anti-Manuela.

Palmas para ela

A Federasul escolheu o novo presidente em substituição a Simone Leite. Anderson Cardoso era vice-presidente da entidade (matéria nesta edição). E aqui cabe um comentário: Simone exerceu o cargo com maestria e revigorou a Federasul. Nas palavras de Anderson, foi um tijolinho diferenciado na construção da Federasul. O futuro? Simone diz que vai dar um tempo antes de decidir.

Com pijama...

Aposentados pelo INSS, segurem-se nos contracheques. Vem aí mais uma garfada na merreca. Para reduzir o déficit fiscal, o governo federal cogita a "semidesindexação" das aposentadorias do INSS, palavra pomposa que pode ser resumida pela expressão "só no nosso".

...e sem dinheiro

Historicamente, são os frágeis aposentados do porão que pagam o pato. No andar de cima do funcionalismo, ninguém mexe. São os novos intocáveis. E não adianta chorar. No Brasil, manda quem pode e obedece quem precisa. De pijama, ninguém protesta nas ruas.

O diabo bom

Maradona é mais um exemplo da série "No existe morto ruim". Quando vivo, os brasileiros queriam ver o diabo, mas não o trêfego craque argentino, ele e sua mão boba fazendo figa para os brasileiros. Morto, dele se diz "até que ele não era um cara mau".

Vacinas que entraram em fria

As vacinas Sinovac e da AstraZeneca devem ser mantidas em geladeira. As da Pfizer e da Moderna, de outro tipo (em vez de vírus atenuado ou desativado, usam RNA, que envia mensagens de RNA, ácido ribonucleico, aos sistemas de imunidade dos vacinados), exigem temperaturas bem mais baixas. Então tem mais isso.

Sábio conselho

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, foi indagado por uma questão qualquer do Congresso Nacional. Respondeu dizendo que o Legislativo deveria cuidar dos seus problemas. Sábio alvitre, mas inútil. Volta e meia, suas excelências vão choramingando se agarrar nas saias da mamãe.

Fria ou quente?

Com transmissão online na plataforma Zoom, a reunião da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina na manhã de sábado contemplará a conferência "O câncer de esôfago e o gaúcho". O Rio Grande do Sul é o estado com mais incidência deste tipo de câncer no País. Alguns culpam a água quente do chimarrão. O professor da Faculdade de Medicina na Ufrgs, Cleber Dario Pinto Kruel, vai esclarecer se é mito ou verdade.

Pacto global

ONG Parceiros Voluntários agora faz oficialmente parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa iniciativa de responsabilidade corporativa, a maior do mundo, conta com quase 12 mil participantes empresariais e não empresariais em 140 países.

Miúdas

  • VENDA de antidepressivos cresceu barbaridade nos últimos meses. Compreensivelmente.
  • EM plena Era da Informação, vivemos a Era da Desinformação. Sai dessa.
  • DE boca fechada, o deputado Eduardo Bolsonaro já assusta; de boca aberta, é uma tragédia diplomática.
  • MAIOR contingente brasileiro atualmente não é de pretos ou brancos. É dos sem-noção.
  • BLACK Friday já encontrará preços baixos por conta do Pandemia Day.
  • COM a máscara, só precisa passar meia dose de filtro solar. Economia de 50%.

Reunião de café

Ganha cada vez mais adeptos o trabalho em cafeterias. Wifi de graça, despesa mínima, um café e uma água quando muito. Ontem, das 12 mesas de uma cafeteria no Moinhos de Vento, quatro estavam ocupadas para reuniões.