Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 18 de Novembro de 2020 às 21:35

A menina que gosta de areia


Zilk Malta Herzog/divulgação/JC
Em matéria de desastres naturais, o Rio Grande do Sul está na pole position na reta final deste ano. As "ilhas" ou bancos de areia já emergem nos rios gaúchos. Já temos problemas de sobra para mais esse castigo. A imagem é do rio Jacuí, na praia do Biscoito, em Rio Pardo. La Niña gosta de nadar no seco.
Em matéria de desastres naturais, o Rio Grande do Sul está na pole position na reta final deste ano. As "ilhas" ou bancos de areia já emergem nos rios gaúchos. Já temos problemas de sobra para mais esse castigo. A imagem é do rio Jacuí, na praia do Biscoito, em Rio Pardo. La Niña gosta de nadar no seco.

Do voto ideológico...

A esquerda sempre se une no segundo turno se a cor de quem disputa é do mesmo matiz. Do lado contrário, nem sempre. Mas o furo é mais embaixo. Ajuda um partido apoiar outro no segundo turno? No caso de Porto Alegre, é quase zero, e ainda mais nesta eleição.

...ao voto do remorso

Não será uma disputa partidária envolvendo Sebastião Melo (MDB) e Manuela D'Ávila (PCdoB). Será uma disputa ideológica e, como tal, o voto já tem endereço certo desde agora. Pequenas flutuações podem ocorrer pelo voto do remorso, por não ter comparecido no primeiro turno ou por arrependimento.

Quem vai para...

...A Assembleia Legislativa caso o deputado estadual Sebastião Melo seja eleito prefeito de Porto Alegre pode não ser a suplente Comandante Nádia. Como ela disputou vaga pelo MDB em 2018 e depois se filiou ao DEM, a vaga de Melo poderia ficar para o suplente seguinte, Beto Fantinel, do MDB. A lebre foi levantada pelo advogado especialista Antônio Augusto Mayer dos Santos. Mas sem mandato ela não fica, pois foi uma das mais votadas para a Câmara da Capital.

Questão de civilidade

Os prefeitos que não se reelegeram terão quase um mês e meio para contribuir ou estragar a festa dos vencedores do pleito. Podem ser cascas de banana banhadas em extrato de muçum, ou podem ensinar o caminho das pedras para os sucessores. Depende do espírito cívico, mercadoria em falta no mercado público da civilidade. O certo é desocupar a moita.

Procura-se motoristas

A Magazine Luiza e a Logbee (logística) estão procurando motoristas com carro ou não para entregar produtos em 14 cidades brasileiras, Porto Alegre entre elas. Não é apenas um bico, a possibilidade é de ganho mensal.

O quente e o frio

Enquanto o verdadeiro 5G de telefonia celular não chega - leilão só em 2021 - algumas operadoras testam um sistema enjambrado em alguns bairros, o 5G DSS. Para clarear a mente do usuário, seria melhor reduzir a sopa de letras para 5GdoB.

Projeto Estúdio

Está entrando no ar uma nova alternativa de conteúdo para o público jovem nas mídias sociais. É o Projeto Estúdio CIEE-RS que vai unir conteúdos que dialoguem com as necessidades e realidades da juventude. A série de programas mistura entrevistas/palestras/talkshow.

Simpósio internacional

O Grupo Oncoclínicas realiza hoje e amanhã a oitava edição de seu Simpósio Internacional Oncoclínicas. Reunindo mais 250 profissionais do Brasil e do mundo, a programação (digital) irá discutir avanços no combate ao câncer e o impacto da pandemia na área.

O livro do Prévidi

O jornalista José Luiz Prévidi lança neste sábado, a partir das 17h, o seu 15º livro: Alfredo Octávio, maior jornalista do Brasil. Será no Tapa's, na Rua da República, 30, em Porto Alegre.

Samba da globalização

O celular da Apple é em grande parte fabricado na China, e criam os softwares que China, Coreia e Japão utilizam; a Samsung faz os projetos de seus celulares na Coreia do Sul e usa a China e outros países da Ásia como plataforma de produção; a China produz celulares. O emaranhado foi desatado pelo jornalista Carlos Brickmann (www.chumbogordo.com.br).

Miúdas

  • CIRCULA na web vídeo mostrando pasta de dente limpando fogão. Não se sabia que fogão tinha dente.
  • LIÇÃO que fica: debate com mais de seis candidatos não é debate, é prova de Enem.
  • PREFEITO de Canela, Constantino Orosolin (MDB) se reelegeu com 79,7% dos votos. Recorde na Serra.
  • BOLSA de apostas: a segunda onda chega para valer antes, junto ou depois da vacina?
  • DEBATE da Federasul ontem só teve Sebastião Melo. Manuela d'Ávila declinou do convite.
  • PESQUISA em São Paulo mostra Bruno Covas (PSDB) com 48% e Guilherme Boulos (PSOL) com 32%.
  • NO confunda Black Friday com Black Fraude.

O trem da vacina

Avista-se uma luz enorme no fim do túnel, e não é o trem. É a luz da vacina. Além dos 15 mil voos necessários para transportar 10 bilhões de vacina em baixíssimas temperaturas, o desafio será a etapa entre o aeroporto e o braço.