Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Novembro de 2020 às 00:38

O resultado e as pesquisas


arte/jc
Pesquisa é momento. Dá para dizer com razoável dose de certeza que a votação maior que o esperado do candidato à prefeitura Sebastião Melo (MDB) está relacionada às pesquisas divulgadas no sábado à noite. O eleitor anti-esquerda ficou assustado e descarregou os votos no candidato do MDB para não dar chance ao azar. Foi voto de última hora e, em boa parte, voto José Fortunati (PTB). Manuela d'Ávila (PCdoB) confirmou a projeção de boa votação.
Pesquisa é momento. Dá para dizer com razoável dose de certeza que a votação maior que o esperado do candidato à prefeitura Sebastião Melo (MDB) está relacionada às pesquisas divulgadas no sábado à noite. O eleitor anti-esquerda ficou assustado e descarregou os votos no candidato do MDB para não dar chance ao azar. Foi voto de última hora e, em boa parte, voto José Fortunati (PTB). Manuela d'Ávila (PCdoB) confirmou a projeção de boa votação.

Jerusalém

O PCdoB reuniu um exército de doadores de todo o País e até de além-mar. Por isso teve a campanha mais vistosa, sem falar na militância aguerrida que caracteriza a esquerda. Porto Alegre foi escolhida como uma espécie de Jerusalém. É a salvação da pátria socialista e ao mesmo tempo o melhor outdoor que o partido pode almejar.

O primo pobre I

Sebastião Melo teve poucos recursos à sua disposição desde o início. Incluindo recursos do próprio MDB. Muitas bocas a alimentar. Se doações fossem permitidas como em eleições anteriores, a história poderia ser diferente. Doações pessoas físicas como agora crescem em vulto no segundo turno, por ser a hora de a onça beber água. Agora é que os recursos e a militância têm que se fardar e entrar em campo.

O primo pobre II

No 1º turno, havia vários candidatos, ao passo que a chapa PCdoB-PT atraía o grosso de dinheiro neste espectro ideológico. Além disso, Melo não podia ter as vantagens da máquina à mão como teve o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), de uma forma ou outra. Só que o alcaide era mais vidraça que bodoque. Da classe média para cima, o aumento do IPTU causou grande revolta e lhe foi fatal. Mais seu gênio.

Tudo tem que mudar...

A esquerda contornou com habilidade dois problemas que poderiam afetar a campanha de Manuela d'Ávila. Primeiro, evitou ao máximo relacionar a candidata à expressão "comunista", condição que a sigla PCdoB esconde ao natural. Ninguém fala que é do "Partido Comunista do Brasil" e muito menos que ele é dissidência do Partido Comunista Brasileiro, o Partidão. De 15 em 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15 anos.

...para ficar a mesma coisa

Como já pregava o pensador marxista italiano Antonio Gramsci, "nunca deixem eles chamar vocês de comunistas". A segunda preocupação - embora venha um mar de desmentidos - foi manter o PT de Miguel Rossetto envolto nas vestes da discrição. O partido já deixou de ser o queridinho da cidade há bastante tempo. Tanto que nem um nome forte - e novo - tinha. São os mesmos desde 1990.

Sem novidades no front

A grande abstenção em Porto Alegre já era esperada, mas há um detalhe cujo desdobramento numérico jamais saberemos. O jornalista Gilberto Jasper tinha levantado uma lebre no seu blog, o quanto de abstenção se deveu à facilidade de justificar o voto por aplicativo. Por sorte, não choveu como o prometido.

Conta outra

Alguma coisa está mal contada no episódio que resultou no indeferimento e posterior renúncia de José Fortunati. A maneira como o desastre se deu permite botar uma mosca na sopa do PTB. Um partido grande e bem estruturado cometer o erro grosseiro de não checar a condição jurídico-eleitoral do vice... olha, é de burro trocar as orelhas.

Miúdas

  • FALTOU luz em parte do bairro Moinhos de Vento por volta do meio-dia. Por coincidência, reduto do voto anti-Manuela.
  • BAIXAR o preço do transporte coletivo na semana da eleição é o quê?
  • NUNCA uma criança foi tão desejada quanto uma vacina. Milhões de Reis Magos aguardam ansiosamente.
  • CANDIDATO a vereador de Santa Catarina disse que seu partido criou 20 milhões de empregos.
  • NEM o milagre de multiplicação de pães e peixes fez essa proeza. Santa Catarina tem 7,5 milhões de habitantes.
  • QUATROCENTOS mil alunos deixaram as universidades em 2020 das 53 pesquisadas pela revista Época.
  • MESÁRIA perguntou a um eleitor se ele queria o comprovante de votação. Ué! Precisa perguntar?

A zona da mata

Quem viveu a época do voto-papel sabe como era demorada a apuração e como demoravam a chegar as urnas de bairros afastados, chamados de zona da mata, última esperança dos com poucos votos. Hoje ela não existe mais, existem só fortins de votos concentrados.