Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 11 de Novembro de 2020 às 21:30

Melo e Marchezan reeditam embate de 2016


JOEL VARGAS/PMPA/ARQUIVO/JC
Com a saída de José Fortunati (PTB) da disputa pela prefeitura de Porto Alegre, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) devem reeditar o embate do segundo turno de 2016 nesses últimos dias de campanha. Resta saber quem levará a melhor na busca por uma vaga no segundo turno de 2020.
Com a saída de José Fortunati (PTB) da disputa pela prefeitura de Porto Alegre, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) devem reeditar o embate do segundo turno de 2016 nesses últimos dias de campanha. Resta saber quem levará a melhor na busca por uma vaga no segundo turno de 2020.

A mais mais

A pergunta mais ouvida ontem em Porto Alegre era: "e agora, em quem vou votar?". A desistência de José Fortunati causou um rebuliço geral.

O processo

Qualquer pesquisa cujo trabalho de campo tenha sido feito de hoje para trás apresentará resultados falsos. Mesmo hoje, uma boa parte do eleitorado não sabe ou ainda não processou a desistência de Fortunati.

Menos um

Desistência forçada de candidatura a cargo relevante é como velório. Todos, inclusive os adversários, não cansam de ressaltar as qualidades do finado. Não existe defunto com defeitos.

Brasileirices

Prefeito e candidato à reeleição, Nelson Marchezan Júnior está dedicando 100% do tempo à campanha eleitoral nos últimos dias antes da votação. A lógica diz que deveria passar o cargo ao vice, Gustavo Paim (PP), que também é candidato, além do fato de estarem brigados. Então, deveria assumir o presidente da colenda, vereador Reginaldo Pujol (DEM). Que também é candidato.

Sem choro nem vela


ALEX ROCHA/PMPA/JC
Nunca houve uma Feira do Livro de Porto Alegre como esta. Melancólica, por força das circunstâncias, agravada pelo fechamento de várias livrarias. Termina sem choro nem vela no domingo, dia das eleições. Nos seus primórdios, era a salvação dos estudantes e dos sem-dinheiro. Neste sentido, ela já morreu há muitos anos, sem choro nem vela.

Cachaça com abacaxi

O governador Leite sanciona hoje dois projetos que tem a mão de Gabriel Souza (MDB). Um, do Executivo a partir de proposta do deputado, estabelece diretrizes da cachaça artesanal gaúcha. Outro institui a Festa Nacional do Abacaxi, em janeiro em Terra de Areia.

Escolas de ponta

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) participa hoje da instalação da primeira escola cívico-militar no Estado. Trata-se da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Coronel Raul Oliveira, em Santa Rosa, com quase 400 alunos. Zucco é autor da lei que implanta no Rio Grande do Sul o modelo que em todo o País apresenta excelente desempenho junto ao MEC.

Que momento!

Em palestra na CIC Caxias do Sul, o cônsul de Israel manifestou interesse em parcerias tecnológicas com indústrias da região. Alon Lavi afirmou que "hoje vivemos o melhor momento de relações bilaterais". Graças a quem?

O ex-rei está vivo

Trump é vice-campeão e Biden é rei em votos na história dos EUA. Trump fez mais votos que Clinton e Obama, anota Carlos Brickmann (www.chumbogordo.com.br).

Miúdas

  • UM site comentou que as vacinas estão gerando "externalidades positivas". Deve ser uma nova língua, o vacinês.
  • AGORA a vacina foi judicializada pelo STF. Tudo é judicializado nesta pobre República.
  • COMO já disse O Príncipe, tudo tem que mudar para que tudo fique como está.
  • SINDICATO dos Despachantes do RS (Sindergs) comemora hoje 38 anos de fundação.

A teoria dos copos

Um pessimista diria que não adianta festejar a recuperação da economia porque a segunda onda da Covid vem aí. Um otimista dirá que pelo menos não afundamos nestes últimos meses.